DevSecOps

19 nov, 2014

Reduzindo custos e ganhando competitividade com a adesão de softwares de gestão comercializados como serviço (SaaS)

Publicidade

Muito abaixo da deflagrada guerra entre grandes corporações, como Microsoft, Google, Amazon e IBM, pela liderança do mercado de computação em nuvem existem pequenas empresas oferecendo soluções de hospedagem de e-mails, sites, backup, softwares de gestão e CRM a preços muito competitivos. Trataremos em especial das soluções de software de gestão (ERP) em nuvem, que atualmente dão maior dinâmica organizacional, reduzem custos e geram competitividade a milhares de micros, pequenas e médias empresas brasileiras.

Ao contrário do que se pensa, o software vendido como serviço (SaaS) não está totalmente disseminado dentre o cenário corporativo brasileiro. Recentemente participei da feira do empreendedor promovida pelo Sebrae (um evento espetacular), e a intenção era analisar com maior proximidade o interesse de adesão desse modelo de informatização dentre os pequenos e futuros empresários brasileiros. Para minha surpresa, menos de 5% dos entrevistados sabiam o que significava o conceito e quais eram as suas vantagens.

O mundo da economia, tecnologia da informação e publicidade são dominados por jargões. Esses termos são bem absorvidos quando estamos trabalhando com empresas estruturadas, sendo que dialogamos com profissionais com a mesma especialidade e nivelamento técnico. No momento que utilizamos a mesma abordagem para explicar, negociar ou transmitir conhecimento para os pequenos e médios empresários, estamos sistematicamente os distanciando.

A venda de software como serviço (SaaS) pode ser grosseiramente comparada com o aluguel de um imóvel: você não precisa pagar o valor absurdo do metro quadrado para adquirir um imóvel, sendo que pode manter o dinheiro em caixa para financiar suas estratégias de negócio. Dessa forma, compreende-se que você estará pagando um aluguel pelo direito de utilizar o software e a qualquer momento você poderá deixar de utilizar o mesmo sem custos adicionais, poderá pagar mais para obter novos recursos, ou pagar menos caso não necessite de todas as ferramentas que o mesmo oferece.

O melhor cenário para aquisição de softwares em nuvem (SaaS) são para aqueles onde você não precisa investir em infraestrutura, implantação, licenciamento, suporte e treinamento presencial. Existem ótimos fornecedores, a gama de produtos é bem diversificada e com um alto índice de qualidade. Essas soluções são encontradas com facilidade na Internet, basta que o interessado realize pesquisas relacionadas à “ERP em Nuvem”, “ERP Online” e outros. Vou explicar na sequência as principais vantagens que essas soluções podem levar para o seu negócio:

  • Não é necessário comprar licenças: você aluga o software, adquire o direito de utilizá-lo como serviço e dispensa gastos altíssimos com licença do próprio software e de terceiros (banco de dados, sistema operacional, ferramentas de backup e outros).
  • Infraestrutura: sua empresa não precisará comprar computadores robustos para seus funcionários, não será necessário adquirir servidores, gastar com climatização de ambiente de CPD e por consequência você estará economizando energia elétrica. Todos os custos para manter o processamento dos seus dados ficarão a cargo dos servidores do seu fornecedor do software SaaS.
  • Implantação: a maioria destas soluções é muito intuitiva e possui ótimo suporte, além de ter sido pensada para o pequeno empresário. Você deixará de gastar muito dinheiro com a conhecida implantação, que demanda o descolamento de profissionais, custo com quilômetro rodado, estadia e, por fim, o valor da hora técnica.
  • Curva de Aprendizagem: foi citada anteriormente a facilidade de uso destes softwares, ou seja, a curva de aprendizagem é muito curta. Em questão de semanas, toda a sua equipe estará dominando a ferramenta e você não precisará esperar por meses pelo demorado processo de compra de equipamento, implantação e treinamento.

As soluções de ERP SaaS trazem aos empresários brasileiros as vantagens competitivas que todos procuram: maior controle operacional dos departamentos através de sistema, melhor visibilidade sobre a tomada de decisão através de relatórios analíticos, produtividade e autonomia para sua equipe de trabalho e tudo isso sem comprometer a saúde financeira da sua empresa com empréstimos e desperdícios.