DevSecOps

31 out, 2014

Quão eficaz é a sua estratégia de Big Data?

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Sem dúvida alguma você já viu as estatísticas e ouviu sobre o rápido avanço do Big Data, como os dados duplicam a cada dois anos e os montantes imensos de dados que serão controlados à medida que cada vez mais objetos físicos se conectam à Internet. Todos sabemos que Big Data é muito importante e um diferencial importante de mercado atual.

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Mas o que significa tudo isso, de verdade, no dia a dia da empresa de pequeno porte que está tentando sobreviver? Quão eficaz é a sua estratégia de Big Data? A sua primeira resposta pode ser que os seus dados não são tão “Big” assim. Ok, isso é muito bom, mas quão efetivamente você está aproveitando a informação que tem? Você está capturando a totalidade dos insights dos seus clientes e o que as pessoas dizendo sobre seus produtos, marcas e serviços? Você ainda tem uma estratégia em prática para começar?

Se alguma das respostas aqui são “Não sei”, “Não” ou “Não muito”, então o seu negócio corre o sério risco de ser deixado pra trás. Os riscos são muito altos nessa economia para ser mesquinho nesse mercado crítico. Sua empresa precisa organizar uma estratégia de Big Data, e rápido!

O primeiro passo evidente é fazer um inventário de seus esforços de Big Data. Seja honesto e se pergunte se existe um esforço substancial de capturar e utilizar os seus dados in-house. Se não, então onde que você está falhando e onde pode melhorar? Para ajudar a avaliar a sua iniciativa de Big Data atual, nós incluímos um conjunto de diretrizes que podem servir como uma verificação da realidade em seus esforços (ou a falta deles!).

Big Data é para pequenos negócios: supere o mito de que Big Data é só para as empresas. Como um analista bem afirmou: “Big data é um termo relativo. Cada organização tem um ponto crítico e a maioria das organizações – independentemente do tamanho – atingirá eventualmente um ponto onde o volume, a variedade e a velocidade dos seus dados serão algo com que eles têm de lidar”.

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Elabore o problema do seu negócio: defina exatamente qual é a sua proposta de negócio ou qual hipótese você quer provar ou refutar. Dê uma boa olhada na organização e em seus KPIs e peça às partes interessadas para ponderar e resolver onde é possível cortar custos e melhorar a receita. Por exemplo, você pode começar com algo tão simples como aumentar os engajamentos no Facebook? Nesse caso, é legal ver que tipos de mensagens estão recebendo a maioria das curtidas. Que tal tentar posts contendo imagens?

Identifique seus dados: descubra que tipos de dados são necessários para responder à pergunta do seu negócio. Algumas coisas básicas que você precisa para explorar são a variedade e os tipos de dados disponíveis para resolver a sua questão do negócio. Você também vai precisar saber se existem dados, histórico e granularidade dos dados o suficiente para apoiar a sua análise. Por exemplo, se você quiser saber o melhor dia da semana e a melhor hora para dar o pontapé inicial da sua campanha de e-mail marketing, então você precisa olhar para as taxas de abertura do seu e-mail.

Inicie sua análise: isso pode ser tão simples como usar o Google Analytics para obter insights sobre de onde seu tráfego web está vindo, quais páginas os visitantes estão vendo, em quais dispositivos e como são os padrões de tráfego, em geral. Se você estiver fazendo e-mail marketing com uma ferramenta como o MailChimp, então comece revendo as estatísticas de taxa de abertura do seu e-mail. Que tal aproveitar o número crescente de ferramentas de análise preditiva no mercado atualmente? Seja qual for a abordagem adotada para análise, o melhor conselho é começar pequeno, reunir alguns resultados e aí sim ampliar. Não é necessário ferver toda a água do oceano para encontrar o que você está procurando.

Aja de acordo com as suas descobertas: para quais ações a sua análise está levando? Se os seus dados mostram mais taxas de abertura de e-mail na quarta-feira, então tente começar as suas próximas campanhas de e-mail marketing numa quarta-feira para ver se os resultados correspondem às conclusões iniciais. Se você tem achado que um número relativamente bom de visitantes está usando dispositivos móveis para acessar o seu site, então tome medidas para garantir que o seu negócio seja mobile friendly. O seu website responsivo está habilitado para diferentes dispositivos? Suas ações iniciais podem não levar aos resultados esperados, e isso é bom. Continue tentando e não desista! Além disso, certifique-se de obter com antecedência o compromisso das outras partes interessadas no negócio para garantir que os resultados finais sejam devidamente aplicados dentro da organização.

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Esteja pronto para a Internet das Coisas: IoT irá mudar radicalmente sua estratégia de Big Data. Muitas empresas já estão entrando no movimento da Internet das Coisas e por boas razões. McKinsey Global Institute relata que o negócio IoT tem o potencial de entregar entre US$ 2,7 e US$ 6,2 trilhões de receita em 2025.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/07/08/how-effective-is-your-big-data-strategy/