DevSecOps

26 abr, 2013

Motivação dos “superpoderes” de TI em três dicas

Publicidade

O mercado de TI segue crescendo em grande escala no Brasil, assim como a demanda por infraestrutura e tecnologia em diversos segmentos no País e no mundo. Apesar de inúmeras oportunidades de emprego no segmento, a falta de profissionais qualificados é um entrave. Segundo o IDC, existem quase 40 mil vagas não preenchidas para profissionais de tecnologia e, até 2015, esse número deve aumentar para 117 mil. Mas será que a questão está na falta de especialização oferecida pelas faculdades e escolhas técnicas ou na dificuldade de identificação dos talentos no mundo tecnológico? Como saber se determinado profissional tem predisposição para trabalhar com tecnologia?

A Code.org, uma fundação sem fins lucrativos que se dedica à educação voltada à programação de computadores e aplicativos, realizou recentemente um curta-metragem com heróis digitais. A produção utilizou os exemplos de Bill Gates e Marck Zuckerberg, falando sobre as suas primeiras experiências com tecnologia e a primeira programação que arquitetaram. Além disso, demonstrou a capacidade de criação de profissionais com “superpoderes” e como podem usar esse dom para escrever códigos que podem mudar a vida cotidiana para melhor.

Nesse contexto, é interessante notar que uma simples percepção sobre a programação e sua aplicação no dia a dia das pessoas motivou essas incríveis mentes a desenvolverem ferramentas e mecanismos que mudaram a percepção da tecnologia na vida de pessoas em todo o mundo. Afinal, já não nos imaginamos sem o Windows ou o Facebook. Por isso, além da capacitação que vemos no mercado, as pessoas devem se sentir motivadas a enxergar na tecnologia um caminho de mudanças, melhorias e facilidades para atividades na vida cotidiana, tanto no trabalho quanto em casa. Abaixo algumas dicas sobre como dominar os “superpoderes” no mundo tecnológico:

  1. Ser um “super-herói” do mundo digital vai exigir um conjunto mais amplo de competências em relação ao passado. Já existem muitos tecnólogos de informática no mercado e, por isso, os que realmente se destacam são aqueles que conseguem combinar as reais habilidades de computação com um interesse mais amplo em outras áreas como economia, medicina, marketing, gestão de projetos, estatísticas, agricultura, entre outras. Ao combinar essas competências, de forma criativa, é possível construir facilidades que ainda não existem no mercado.
  2. Nunca parar de aprender. Como Alfred Toffler colocou: “o futuro pertence àqueles que estão dispostos a aprender, desaprender e reaprender”, ou seja, um profissional habilidoso é aquele que sabe que sempre tem um caminho de aprendizado e ensino pela frente. Afinal, apesar de ser uma ciência exata, a tecnologia também apresenta processos cíclicos e complementares. Por exemplo, produtos e ferramentas de sucesso que estamos aprendendo a utilizar hoje se tornarão legado em alguns anos, sendo base para modernidades futuras.
  3. Sempre escolher a razão certa para realizar algo, inclusive no segmento de TI. Algo motivador é saber que as coisas que fazemos nesse segmento tocam e impactam a vida de milhões de pessoas todos os dias. Desde iniciativas pequenas até aquelas maiores, como o uso do Cloud Computing para otimizar tratamentos de combate ao câncer, que nos fazem notar o quão importante é a tecnologia para a vida atual das pessoas.