DevSecOps

24 set, 2014

Quer ter sucesso em TI? Invista nas pessoas!

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Olá!

Nesse artigo falaremos um pouco sobre gestão estratégica de TI. Durante muitos anos, ouvi vários CIOs falando sobre esse assunto e sobre como isso é fundamental para o sucesso da corporação e, consequentemente, para o seu reconhecimento como líder.

Quando penso em estratégia, a primeira coisa que vem à minha mente é o Capitão Nascimento falando “O conceito de estratégia – em grego, ‘strategía’; em latim, ‘estrategia’; em francês, ‘stratégie’ …”, ou seja, faça o que o capitão mandar, ou você está em maus lençóis.

Muitos executivos de TI pensam assim, ou seja, balizam suas estratégias em um plano cartesiano com um único objetivo: ser reconhecido como o grande responsável pela transformação. Durante essa preparação, dedicam-se a escolher parceiros com cuidado, infraestrutura de ponta, PMO competente, GMUD firme e com processo maduro etc… Porém, nessa ânsia de mudança, se esquecem de um fator primordial para a execução bem-sucedida de qualquer estratégia: pessoas! Boas pessoas!

Isso mesmo. Pessoas. Se o executivo de TI não tiver pessoas capacitadas e, principalmente, comprometidas, não há estratégia que saia do papel ou do tablet. Como ter isso? Bom, o primeiro passo é mais simples: treinar, estudar e conhecer. Isso deve ser sempre estimulado. Reserve tempo para o seu time poder estudar. O quê? Qualquer assunto! Discuta, reflita e divida com ele a sua opinião. Não deixe que a sua equipe olhe para você como a uma esfinge. Com algum tempo, você saberá quem concorda com suas ideias e, consequentemente, quem está ao seu lado e quem não está.

O segundo passo é mais exaustivo e requer tempo e dedicação. Acho que posso resumir em uma única frase: “fique sempre próximo”. Converse com a sua equipe. Entenda qual a sua origem, o que gostam de fazer… Conheça sua história, seus desejos, seus sonhos e suas frustrações. Difícil, não é mesmo? Almoce com eles. Chame para um café… Provoque a derrota do time de futebol deles. Enfim, gaste mais tempo com seu time do que com fornecedores, afinal, em uma hora de crise, quem estará ao seu lado? Seu time ou seus fornecedores?

Essa proximidade é o primeiro passo para criar uma relação de confiança mútua. Saber do que eles são capazes e aonde eles podem chegar com os pés no chão e sempre com muito trabalho. Resumindo: se quer ter sucesso como gestor, cuide das pessoas!

Um abraço e Sucesso!