Carreira Dev

18 set, 2014

Por que Big Data está maior do que nunca – Parte 01

Publicidade

Big Data é algo enorme e que só cresce. Chegamos ao ponto em que faltam adjetivos para definir a grandiosidade: big data, “muitos dados”, “ainda mais dados” etc. E realmente é um assunto que está fixo nas cabeças dos empresários. Dados são ativos tão preciosos quanto ouro e prata. E muito tem se falado sobre Big Data e seus benefícios para os negócios. Os canais de TI estão saturados com conselhos e prescrições para esse mercado.

big-data-1

Há inúmeros motivos para que as organizações continuem investindo e explorem com urgência as oportunidades do Big Data. Vejamos por que o Big Data está maior do que nunca e o que o seu negócio deveria fazer com isso.

Big Data ainda vai crescer muito: estatísticas básicas mostram que estamos apenas arranhando a superfície de para onde esse mercado está indo. O crescimento aqui é exponencial, já que a quantidade de dados no mundo mais que dobra a cada três anos. Isso significa que por volta de 2015 o mundo vai ter mais de 8 zetabytes de dados, o que é um 8 seguindo de 21 zeros de bytes!

big-data-2

A Internet das Coisas (IoT) vai significar Big Data “de verdade”: pesquisadores preveem que em 2020 mais de 20 bilhões de objetos estarão conectados sem fio à Internet. Com níveis de informação que já processamos atualmente, não é difícil imaginar os tipos de dados que se tornarão disponíveis com essas fontes… e com os tipos de recursos necessários para capturar e processar e compartilhar todos esses dados. Na verdade, a era do Big Data está apenas começando! O anúncio de que o Google tem planos de comprar o Nest Labs, fabricantes de alarmes antifumaça e termostatos digitais, por US$ 3.2 bilhões, mostra o valor que a gigante das buscas coloca no emergente mercado da Internet das Coisas… e todo o tipo de dado relevante que vai ser produzido e que precisará ser categorizado e gerenciado!

Big Data vai continuar a transformar a infraestrutura de TI: o menor volume de dados que precisará ser gerenciado vai forçar a TI tradicional a fazer um upgrade de sistemas baseados na arquitetura cliente-servidor para dar conta de ciclos de desenvolvimento rápidos e demandas de processamento em tempo real. Sistemas baseados na arquitetura de nuvem vão se tornar cada vez mais a melhor solução, e ao final oferecerão integrações melhores e mais rápidas entre as áreas de mobile, Big Data e cloud computing em geral.

big-data-pic-3

Há uma grande escassez de profissionais de Big Data: você provavelmente já ouviu isso em algum lugar. Existe uma falta clara de talentos necessários para atender às demandas de negócios do Big Data. De acordo com um relatório da McKinsey sobre isso, “apenas nos Estados Unidos, há uma escassez de 140 mil a 190 mil pessoas com capacidades analíticas avançadas, assim como de 1,5 milhão de gerentes e analistas para analisar os dados e tomar decisões com base nessas descobertas”.

Continuaremos a falar sobre isso no próximo artigo.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/09/10/why-big-data-is-bigger-than-ever-part-1/