Tenho certeza que todos os empreendedores, donos de loja virtual, adoraram o título desse artigo. Já os diretores e gerentes de comércio eletrônico devem ter dito: – Sério?! Eu já sabia, mas como ele vai comprar na minha loja? Bom, vamos pensar nisso, apresentando esses números que revelam o comportamento do internauta.
Sobre conteúdo: jovens não pagam por conteúdo, porém a população adulta (25 a 49 anos) está disposta a pagar até mesmo por aqueles que hoje já acessam gratuitamente.
A pesquisa Screens, elaborada pela Turner e divulgada no fim do mês passado aqui em São Paulo, mostra que 43% dos adultos pesquisados, concordariam em pagar pelo acesso à redes sociais; 42% por ferramentas para gravar programas na televisão; 41% para assistir vídeos no YouTube; 40% para acessar conteúdos audiovisuais e baixar e/ou ouvir músicas e shows.
Algo absurdo para crianças e adolescentes (7 a 24 anos). O novo consumidor precisa entender melhor o que isso traz de diferença para ele. Segundo os pesquisadores, os mais jovens estão mais críticos e menos escrupulosos; percebem que podem conseguir esse conteúdo de outra forma (mesmo que ilegal) e usam de todas as ferramentas que encontram na rede. Para convencer esse público, vale muita dedicação e mostrar o seu diferencial com regras claras do que é correto e o que implica o uso do errado. Vem ai outra grande mudança cultural e nós vamos precisar explicar melhor o que queremos vender e o motivo disso, mas deixando claro quais são as vantagens do consumidor.
Outro ponto importante ainda dentro do conteúdo é a publicidade. Quase todos os entrevistados acreditam que a propaganda é coisa da televisão e não há como evitar, mas na internet acreditam que ela deve estar dentro de um conteúdo e são radicais: dizem que a publicidade no mobile é “invasiva” e deve pedir permissão para entrar. Interessante também é que essa pesquisa mostra a relação entre os consumidores e seus dispositivos móveis como bem íntima.
Outro estudo bem interessante, que foi publicado na Meio e Mensagem (1/07/2013) e desenvolvido pelo Instituto Qualibest, com exclusividade para a Proxxima, traz mais dados focados em e-commerce:
- 80% dos internautas brasileiros acessam alguma rede social;
- 70% dos internautas brasileiros já são consumidores de lojas virtuiais.
Essa pesquisa avaliou, entre o final de 2012 e o mês de março de 2013, cinco mil internautas com idade superior a 16 anos, classes A, B e C – de todas as regiões do país.
Esse estudo prova tudo que já estamos falando e também diz que o internauta não tem mais o perfil “nerd” que muitos ainda acreditam. Ele sai, dança, come fora e vive, mas faz tudo isso conectado. E ainda compartilha com a sua rede.
Mais uma vez esse estudo nos garante que mobile é a palavra. Todos os entrevistados que não possuem apresentaram o tablet como principal alvo de consumo.
Em posse desses números, reafirmo que o nosso consumidor não monogâmico em uma plataforma, mas sim um ser integrado. Portanto nós que queremos agarrar esse consumidor devemos pensar em atraí-lo em suas três principais fontes de atenção: computador, smartphone e tablet (segunda tela, que é sempre utilizado simultaneamente com a TV ou outra fonte de atenção).
Mais números publicados do comportamento online: além das redes sociais, os nossos internautas (88%) usam sites de busca diariamente e acessam seus e-mails pessoais (veja como o e-mail marketing bem trabalhado pode despertar o desejo e continuar sendo uma mídia de baixo custo e alto retorno).
Depois dessas preferências em mídias sociais e e-mail, os sites que eles mais vão são: 67% sites de compra on-line – empatados com sites de notícias e informações; depois baixam músicas (58%) – o que não deixa de ser consumo. Eles também assistem vídeos e filmes (55%), ouvem música (52%), entre outras ações que eles costumam fazer na internet.
Segundo ainda essa pesquisa, sete em cada dez internautas declararam acessar sites de compra on-line! Isso nos mostra o nosso potencial de crescimento e como devemos buscar esses consumidores. Não podemos esquecer que o internauta também é um cidadão e se diverte sem web – quase 60% dos internautas praticam esportes, saem para jantar, frequentam shows, eventos culturais e frequentam igrejas ou cultos. Quase 94% dos internautas possuem conta em banco e 73% possuem cartão de crédito, de acordo com esse estudo.
Podemos tirar daí um espaço enorme para ações de marketing e conseguir junto com a análise do comportamento do nosso cliente (o consumidor que compra na sua loja), uma estratégia nova para atingir os nossos objetivos.
Eu continuo acreditando que o futuro é multiplataforma e cada vez mais integrado. Por esse motivo, todas as nossas ações devem ir além do óbvio e buscar surpreender e encantar o nosso consumidor.
Boas vendas.