Carreira Dev

5 mar, 2014

Geração de valor e a TI

Publicidade

Como gerar valor ao negócio? Esse é o “mantra” que se ouve em todas as empresas que buscam manter seus negócios sustentáveis e se diferenciar dos concorrentes.

Responder a esta questão tem sido o grade desafio de todas as áreas de uma companhia. Para a área de Tecnologia da Informação não é diferente. E essa missão tem sido árdua, pois historicamente a TI é considerada e vista como centro de custos (ou despesas). Quebrar esse paradigma é mais difícil do que parece.

Para mudarmos essa visão, nós, profissionais de TI, precisamos mudar a forma que nos enxergamos e compreender que TI não é mais uma área que fornece apenas suporte ao negócio. Nosso papel vem mudando ao longo dos anos e estamos assumindo uma característica cada vez mais estratégica. Obviamente não podemos deixar de pensar na operação de TI, pois é com ela em funcionamento que conseguimos suportar os processos e as áreas de negócio; temos que buscar o melhor modelo operacional para a organização.

Esta característica estratégica de TI se traduz no diferencial competitivo que podemos promover quando damos respostas rápidas às necessidades do negócio. A utilização de uma nova tecnologia para auxiliar a reduzir custos de produção, a sugestão de uma mudança de processo ou sistema, que proporcione ganhos na velocidade de atendimento ao cliente da empresa e uma ferramenta que reduza controles e atividades manuais são exemplos de como a TI pode e deve se posicionar dentro de uma organização. Além disso, participar das definições estratégicas, identificar oportunidades de crescimento e ter visão do negócio são outras características que devemos incorporar.

Toda mudança deste tipo requer esforço e persistência, da mesma forma que para iniciá-la é necessário darmos o “primeiro passo” e galgar degrau por degrau. Sem esse “primeiro passo” não conseguimos sair da visão puramente operacional e caminhar para a visão e posicionamento estratégico da TI, que é a resposta para a pergunta: como gerar valor ao negócio?