Analytics

24 jun, 2014

Ferramentas de Web Analytics e otimização que você deveria ter – Parte 04

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Como falamos no inicio desta série, seu site deve ter como propósito principal o de levar receita para suas marcas, produtos e serviços. Por isso, nada pode ser descartado. O tráfego de um site e os padrões de visita dos usuários vão oferecer visões importantes de como os consumidores interagem com suas ofertas. Web Analytics e otimização são, portanto, ferramentas críticas para garantir que você entenda corretamente o comportamento do seu usuário e entregue o que eles querem.

Há um motivo pelo qual eles vão para o seu site em primeiro lugar. Garanta que os visitantes recebem o que procuram e ofereça uma experiência inesquecível – essa é a chave para que eles voltem e se tornem regulares. Ferramentas de analytics e otimização vão te oferecer meios críticos para que você possa compreender, atender e ultrapassar as expectativas dos seus clientes e levar lucro para as suas empresas.

Nesta série, já falamos sobre ferramentas como Google Analytics e Crazy Egg, que oferecem métodos e abordagens diferentes para visualizar os padrões de tráfego no seu site e compreender o comportamento dos visitantes. Em última análise, no entanto, queremos compreender como converter esses visitantes em consumidores pagantes regulares. Tenha em mente que seu site tem apenas dois propósitos: 1) ATRAIR visitantes e 2) CONVERTER visitantes em seguidores, leads e/ou consumidores.

No artigo de hoje, vamos falar mais a fundo sobre otimização de sites.

optimizely

Optimizely é uma das ferramentas mais populares e avançadas para otimização de sites que temos hoje. A plataforma tecnológica oferece a possibilidade de fazer testes A/B, multipáginas e testes de multivariáveis, de forma a ajudar o negócio a tomar decisões inteligentes.

O core da plataforma do Optimizely é em volta de testes A/B, então vamos passar rapidamente sobre como isso funciona e como a tecnologia oferecida pela ferramenta a diferencia. Testes A/B envolvem basicamente configurar duas versões do seu site – uma versão de controle (A) e uma de variação (B), cada uma com diferentes características na landing page. O tráfego do site é então dividido e canalizado para cada uma das versões, de forma a obter-se a medida das diferentes respostas em tempo real e descobrir-se qual dos sites leva à melhor conversão.

Como um exemplo, duas variações do site de testes podem ter apenas uma pequena diferença, como um botão cinza “Compre agora” e no outro o mesmo botão em vermelho. Nesse caso, os resultados do teste A/B pode mostrar que há um aumento de até 4,5% nas vendas quando os visitantes veem um botão de call to action vermelho.

widgetsunique-visitors

Agora já temos uma perspectiva melhor de como a otimização, ou a área de Otimização de Conversão, pode oferecer ferramentas excelentes para o seu negócio transformar o tráfego web em conversões de vendas reais.

Para se destacar nos negócios digitais de hoje, é preciso ser ágil para processar diferentes tipos de dados. Na última parte da nossa série, vamos falar sobre plataformas que se especializam em processamento em tempo real e análise de dados, e como esses insights podem ajudar você a se destacar.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/04/04/web-analytics-optimization-tools-you-shouldnt-be-without-part-4/