Já vimos que web analytics e otimização são uma coleção de ferramentas e processos para melhorar o desempenho do seu site com base na análise do comportamento dos visitantes. Isso envolve analise e otimização de estratégias para aumentar as taxas de conversão ou, em outras palavras, tornar o seu visitante em um cliente leal.
Os consumidores estão usando a tecnologia hoje como nunca antes para determinar como eles acessam a bens e serviços, e por isso os negócios são continuamente desafiados e pressionados a acompanhar as últimas tendências. Desenvolver uma visão total do consumidor nunca foi tão importante para pequenos negócios, de forma que eles possam entender, encontrar e ultrapassar as expectativas do clientes. Web analytics e otimização oferecem um caminho seguro para reunir todos esses insights necessários e críticos para o negócio.
Vamos continuar a discutir algumas das mais conhecidas ferramentas de web tracking e recursos existentes que ajudam a colher as tendências e o comportamento dos consumidores. Na discussão que segue, os estrategistas de negócios devem ter em mente três pontos centrais: como esses recursos podem ajudar o meu negócio a aumentar a receita, a diminuir cursos e a melhorar a satisfação do cliente?
Google Analytics
Google Analytics é um dos mais conhecidos serviços de análise e estatística para web e é utilizado por aproximadamente 55% dos 10 mil sites mais populares. A tagline do GA é “web analytics para corporações”, e isso é demonstrado em sua abrangente suíte de ferramentas de análises, dividida em conteúdo, mobile, publicidade e conversão. GA também oferece uma visão geral do comportamento do seu consumidor em vários canais – ads e vídeos, sites e ferramentas sociais, tablets e smartphones. Vejamos um breve exemplo das características e das utilidades que o Google Analytics pode oferecer.
Nada garante mais que o visitante fuja rapidamente do seu site do que páginas de erro 4040 (página não encontrada) ou carregamento lento e pesado. Google Analytics oferece a possibilidade de detectar quão rapidamente (ou quão devagar) suas páginas estão carregando com base em uma amostra de visitas. O Site Speed Report está no dashboard, em Content >> » Site Speed » Page Timings. A partir daí, você pode gerar um relatório personalizado que mede a velocidade do site versus a taxa de bounce e porcentagem de abandono. Essa informação é preciosa para compreender que páginas no seu site estão custando a maior parte da perda de tráfego.
Outro relatório muito útil é o de Fontes de Tráfego. Ele oferece uma visão de diversas fontes do seu tráfego, se ele vem dos motores de busca, ou é referido por outros sites, ou se é direto da barra de endereço ou de um bookmark (favorito) do navegador do visitante. Compreender as fontes do seu tráfego pode ajudar a avaliar a força dos seus esforços de SEO, oferecer insights sobre se um determinado canal de publicidade está funcionando ou não, ou ainda mostrar oportunidades para novos engajamentos.
Outra percepção importante que você pode obter está no Relatório de Tráfego Orgânico (Organic Search Report), que está em Traffic Sources » Search » Organic, e mostra que termos e palavras-chave seus visitantes procuram em uma busca que lista o seu site. O Relatório de Busca Orgânica também vai mostrar os termos que foram linkados para encontrar o seu site. Essa informação vai ajudá-lo a testar se os termos são uma boa correspondência para as suas palavras-chave. A informação pode indicar que está na hora de contratar um profissional de SEO para testar as suas palavras-chave e alinhar devidamente o conteúdo com a sua audiência pretendida.
O melhor do Google Analytics é que ele é gratuito e fácil de usar. Você apenas faz login em sua conta Google Analytics e clica em “admin” no menu. A partir das colunas Conta e Propriedades, seleciona o site com o qual você vai trabalhar e então clica em Tracking Info/Tracking Code. Isso mostrará uma caixa com várias linhas de JavaScript (começam e terminam com as tags <script> </script>). Então, você apenas copia e cola esses snippets de códigos em cada página que quer analisar.
Há muito mais que pode ser dito sobre o Google Analytics, aqui estamos apenas fazendo um overview. Mas eu espero que você comece a ver quão útil essa plataforma pode ser para oferecer importantes insights aos padrões de tráfego do seu site.
No próximo artigo, continuaremos a discussão com outras ferramentas e recursos de análise e otimização que você pode experimentar para melhorar a sua receita e retenção de clientes. Até lá.
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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/04/02/web-analytics-optimization-tools-you-shouldnt-be-without-part-2/