Analytics

9 jun, 2014

Ferramentas de Web Analytics e otimização que você deveria ter – Parte 02

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Já vimos que web analytics e otimização são uma coleção de ferramentas e processos para melhorar o desempenho do seu site com base na análise do comportamento dos visitantes. Isso envolve analise e otimização de estratégias para aumentar as taxas de conversão ou, em outras palavras, tornar o seu visitante em um cliente leal.

Os consumidores estão usando a tecnologia hoje como nunca antes para determinar como eles acessam a bens e serviços, e por isso os negócios são continuamente desafiados e pressionados a acompanhar as últimas tendências. Desenvolver uma visão total do consumidor nunca foi tão importante para pequenos negócios, de forma que eles possam entender, encontrar e ultrapassar as expectativas do clientes. Web analytics e otimização oferecem um caminho seguro para reunir todos esses insights necessários e críticos para o negócio.

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Vamos continuar a discutir algumas das mais conhecidas ferramentas de web tracking e recursos existentes que ajudam a colher as tendências e o comportamento dos consumidores. Na discussão que segue, os estrategistas de negócios devem ter em mente três pontos centrais: como esses recursos podem ajudar o meu negócio a aumentar a receita, a diminuir cursos e a melhorar a satisfação do cliente?

Google Analytics

Google Analytics é um dos mais conhecidos serviços de análise e estatística para web e é utilizado por aproximadamente 55% dos 10 mil sites mais populares. A tagline do GA é “web analytics para corporações”, e isso é demonstrado em sua abrangente suíte de ferramentas de análises, dividida em conteúdo, mobile, publicidade e conversão. GA também oferece uma visão geral do comportamento do seu consumidor em vários canais – ads e vídeos, sites e ferramentas sociais, tablets e smartphones. Vejamos um breve exemplo das características e das utilidades que o Google Analytics pode oferecer.

Nada garante mais que o visitante fuja rapidamente do seu site do que páginas de erro 4040 (página não encontrada) ou carregamento lento e pesado. Google Analytics oferece a possibilidade de detectar quão rapidamente (ou quão devagar) suas páginas estão carregando com base em uma amostra de visitas. O Site Speed Report está no dashboard, em Content >> » Site Speed » Page Timings. A partir daí, você pode gerar um relatório personalizado que mede a velocidade do site versus a taxa de bounce e porcentagem de abandono. Essa informação é preciosa para compreender que páginas no seu site estão custando a maior parte da perda de tráfego.

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Outro relatório muito útil é o de Fontes de Tráfego. Ele oferece uma visão de diversas fontes do seu tráfego, se ele vem dos motores de busca, ou é referido por outros sites, ou se é direto da barra de endereço ou de um bookmark (favorito) do navegador do visitante. Compreender as fontes do seu tráfego pode ajudar a avaliar a força dos seus esforços de SEO, oferecer insights sobre se um determinado canal de publicidade está funcionando ou não, ou ainda mostrar oportunidades para novos engajamentos.

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Outra percepção importante que você pode obter está no Relatório de Tráfego Orgânico (Organic Search Report), que está em Traffic Sources » Search » Organic, e mostra que termos e palavras-chave seus visitantes procuram em uma busca que lista o seu site. O Relatório de Busca Orgânica também vai mostrar os termos que foram linkados para encontrar o seu site. Essa informação vai ajudá-lo a testar se os termos são uma boa correspondência para as suas palavras-chave. A informação pode indicar que está na hora de contratar um profissional de SEO para testar as suas palavras-chave e alinhar devidamente o conteúdo com a sua audiência pretendida.

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O melhor do Google Analytics é que ele é gratuito e fácil de usar. Você apenas faz login em sua conta Google Analytics e clica em “admin” no menu. A partir das colunas Conta e Propriedades, seleciona o site com o qual você vai trabalhar e então clica em Tracking Info/Tracking Code. Isso mostrará uma caixa com várias linhas de JavaScript (começam e terminam com as tags <script> </script>). Então, você apenas copia e cola esses snippets de códigos em cada página que quer analisar.

Há muito mais que pode ser dito sobre o Google Analytics, aqui estamos apenas fazendo um overview. Mas eu espero que você comece a ver quão útil essa plataforma pode ser para oferecer importantes insights aos padrões de tráfego do seu site.

No próximo artigo, continuaremos a discussão com outras ferramentas e recursos de análise e otimização que você pode experimentar para melhorar a sua receita e retenção de clientes. Até lá.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/04/02/web-analytics-optimization-tools-you-shouldnt-be-without-part-2/