Analytics

30 mai, 2014

Ferramentas de Web Analytics e otimização que você deveria ter – Parte 01

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Em épocas de Big Data, mobile, cloud e tecnologias de comunicação em tempo real, os negócios são continuamente desafiados e pressionados a acompanhar as tendências. Não é nenhum mistério que a tecnologia é o diferenciador primário de um negócio, que o destaca no competitivo mercado. O gasto global de TI deve chegar a US$ 3,8 trilhões em 2014, o que indica a enorme influência que os gastos com tecnologia tem tido em empresas de todos os tamanhos. Insights da indústria também mostram que avanços tecnológicos como cloud computing estão exercendo as maiores mudanças em determinar como os consumidores acessam bens e serviços. O resultado de tudo isso é que as organizações devem, continuamente, procurar caminhos para atender às expectativas dos seus consumidores. Eles precisam do que tem sido popularmente chamado de visão 360 com foco no cliente (“360 degree customer-centricity”), ou a capacidade de fazer um tracking do comportamento online do consumidor e identificar as interações com o site em múltiplos dispositivos.

É aqui que website analytics vem a ser útil. Website analytics é a coleta, medição, relatório e análise das visitas de um site de maneira a compreender padrões, popularizar tendências e otimizar o uso da web. Provavelmente todos têm uma ideia geral disso por meio do Google Analytics, que é a ferramenta mais popular nessa área.

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Bem perto do website analytics está a área conhecida como otimização de websites. Falando de maneira abrangente, são ferramentas, processos e estratégias para melhorar as taxas de conversão de um site, ou fazer com que os visitantes comprem produtos, bens ou serviços. A otimização de sites também abrange a melhoria de desempenho de um site, como melhorar o tempo de carregamento de páginas através da simplificação e da otimização do HTML, do CSS, de imagens e scripts.

Daniel Weisberg descreveu muito bem os dois pilares-chave de website analytics e otimização neste artigo: “Web Analytics & Otimização é um processo para melhorar sites baseado na análise do comportamento do visitante. É focado em analisar e otimizar esforços de marketing, fazendo com que novos visitantes se tornem consumidores e que estes venham a ser amigos leais”.

Sites são criticamente importantes para os negócios porque oferecem ao visitante  a primeira impressão dos produtos, bens e serviços e sua apresentação e como são entregues. É a frente da loja, o ponto de acesso para descrever como você vai atender às necessidades deles. Assim como as lojas físicas, os negócios online precisam se manter arrumados, organizados e oferecer um serviço de atendimento cortês e eficiente, de forma que o site seja amigável ao usuário, intuitivo e fácil de navegar, e otimizado para diversos tipos de dispositivos mobile e diferentes fontes de tráfego.

As empresas precisam querer fazer todo o possível para acompanhar as demandas e as expectativas dos clientes. Ferramentas de analytics e otimização são, portanto, parte crítica da estratégia de uma organização para compreender o tráfego dos seus visitantes, tendências e comportamentos, de forma a converter esse tráfego em consumidores regulares.

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Nesta série de artigos, nós veremos como explorar essas ferramentas, estratégias e recursos que os pequenos negócios NÃO PODEM ficar sem quando se fala de website analytics e otimização. No atual mercado competitivo, o sucesso de um negócio depende absolutamente de um site que exceda as expectativas do seu visitante e o transforme em um consumidor regular. Sites são geradores de receita, pura e simplesmente. Continuaremos nessa questão por várias vezes durante esta série. Espero que você nos acompanhe!

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em  http://blog.monitis.com/2014/04/01/web-analytics-optimization-tools-you-shouldnt-be-without-part-1/