Em 2006, Hans Rosling fez uma das apresentações mais populares do TED, mostrando dados estatísticos de uma maneira visual e de fácil aprendizado. No mesmo ano, Al Gore ganhava o Oscar com seu alerta de aquecimento global no documentário “A Verdade Inconveniente“, em que usou e abusou de apresentações e gráficos para explicar sua teoria. Nas Olimpíadas de Londres, a equipe do NY Times deu um show visual mostrando como os recordes dos 100m rasos têm diminuído. O que esses três exemplos tem em comum? A visualização de dados.
Para realizar decisões baseadas em dados é mais fácil utilizar indicadores visuais e gráficos com uma linguagem visual coerente. No entanto, é difícil encontrar visualizações que sejam coerentes de acordo com o contexto, com dados coletados com qualidade e soluções práticas de atualização, customização e exploração de dados. E em marketing digital, estamos falando de algumas premissas como:
- Dados disseminados em diversas fontes independentes;
- Necessidade de uma visão consolidada / macro;
- Customizações de visualizações e permissões de usuários;
- Interface de fácil aprendizado.
Foi com essa abordagem que investimos em uma área de Data Visualization (ou Dataviz, para abreviar), começando pela indicação de uma plataforma ideal para trabalhar com os dados de cada cliente, ajudando a padronizar e integrar as fontes de dados, além de configurar cada visualização de dados. Acima de tudo isso, em um ritmo de trabalho que estamos acostumados a realizar com as demandas de análise de dados, compatível com áreas de marketing.
Algumas diferenças entre dashboards convencionais e nossa proposta de Data Visualization:
Dashboard Convencional | Data Visualization |
Dados estáticos | Interatividade |
Layout fixo | HTML5, mobilidade |
Baixo nível de customização | Relatórios e gráficos altamente customizáveis |
Dados atualizados manualmente | Fontes de dados com conectores automatizados (APIs, feeds, banco de dados) ou dados manuais |
Visualização de base de dados | Visualização de desafios de negócio |
Na pesquisa da Gartner, “Interactive Visualization Solutions for Data Analysis and Creation of Dashboards”, de 2011, diversos fornecedores de ferramentas são divididos em três categorias:
- Fornecedores de Dashboard
- Ferramentas de Business Intelligence
- Ferramentas de Visualização Analítica
É possível observar o crescente número de empresas que tem surgido com soluções avançadas e, ao mesmo tempo, cada vez mais voltadas para equipes de negócio, do que áreas técnicas como TI. Desta forma, a dp6 realiza constantemente testes e pesquisas com fornecedores de tecnologia para estar sempre no limite e anuncia oficialmente duas parcerias:
A Bime Analytics (ex-Wearecloud) é uma das empresas francesas inovadoras de business intelligence baseado em software as a service — na nuvem — fornecendo uma solução de visualização e exploração de dados com muitos conectores automatizados para fontes de dados, como por exemplo Google Analytics, Google Docs, Sales Force, bancos de dados (Bigquery, MySQL, Oracle, SQL, Redshift), Dropbox, SAP, arquivos Excel, CSV, Facebook e muitos outros, para que seja possível focar na análise e visualização de dados de uma forma prática e com um banco de dados histórico de informações. A dp6 representa a plataforma no Brasil e América do Sul, fornecendo todos serviços necessários para visualizar seus dados da forma ideal. Clique aqui para conferir um exemplo de dashboard do Bime com dados do torneio de Wimbledon 2013.
Sweetspot é uma plataforma que trabalha com o conceito de “Digital Insight Management”, indo além das fontes de dados (que podem ser totalmente customizadas) e dashboards, para prover uma plataforma de comunicação que melhore processos de decisões internos. A metodologia de trabalho da Sweetspot foca em:
- Prover uma comunicação colaborativa e compartilhamento de informações;
- Automatizar relatórios e coleta de dados;
- Compilar dados de diversas fontes (web analytics, redes sociais, CRM, etc) para que exista uma visão global;
- Encorajar o distribuição de dados para tomada de decisões que beneficiem o negócio.
Com um portfolio de clientes como P&G, Philips, BBVA e Danone, a Sweetspot esteve conosco no evento eShow, onde palestramos sobre o tema de multicanalidade, atribuição e decisão baseada em dados:
A nossa proposta de valor em Data Visualization é oferecer muito mais do que um simples dashboard estático, sendo mais rápidos e com melhor custo-benefício do que soluções convencionais de business intelligence. É visualização de dados com a cabeça de quem trabalha com analytics e está acostumado com demandas de marketing digital.
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Artigo original publicado em: http://www.dp6.com.br/data-visualization-vs-dashboards