Carreira Dev

9 mar, 2015

LPIC – Vantagens de um profissional com certificação

Publicidade

A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. E ela é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos.

O Linux Professional Institute – LPI é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissinais de TI. Os exames de certificação do LPIC são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas.

O sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Famoso por sua flexibilidade, baixo custo, estabilidade e segurança. O Linux está entre os sistemas operacionais que mais crescem no mercado de TI. No entanto, ainda é grande a dificuldade das empresas para encontrar profissionais qualificados e certificados para trabalhar na administração de servidores Linux.

A certificação LPIC está entre as 10 mais procuradas do mundo por profissionais da área de Tecnologia da Informação. A principal vantagem da LPIC sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPIC são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPIC é, portanto, independente de distribuição (Red-Hat, Debian, Fedora, entre outras distribuições).

O programa de certificação LPIC é composta por três níveis profissionais:

LPIC-1: Linux Professional Institute Certificação Nível 1: LPIC-1 é um nível de certificação júnior para administradores Linux. Este nível certifica a capacidade de execução de tarefas de manutenção através da linha de comandos, instalação e configuração de um posto de trabalho e de configuração uma rede básica.

Este nível requer aprovação nos exames 101 e 102. Confira o programa de certificação LPIC-1.

LPIC-2: Linux Professional Institute Certificação Nível 2: LPIC-2 é dirigido a profissionais Linux avançados. Este nível certifica a capacidade de administração de redes mistas de pequena e média dimensões, bem como a capacidade de sugestões ao nível de gestão superior.

Este nível requer aprovação nos exames 201 e 202. Confira o programa de certificação LPIC-2.

LPIC-3: Linux Professional Institute Certificação Nível 3: LPIC-3 é desenhado para profissionais de nível Linux sénior num ambiente empresarial. Este nível certifica a capacidade de concepção, desenho, instalação e resolução de problemas de software LDAP e integração com o Active Directory. É composta pelas provas 300 (Ambientes Mistos) , 303 (Segurança) e 304 (Virtualização e Alta Disponibilidade). Ao contrário das certificações do nível 1 e 2, para ser considerado LPIC-3 basta obter aprovação na prova 300.

Confira o programa de certificação LPIC-3.