Imagine um jovem profissional que não conseguia parar em emprego nenhum, sempre buscando algo mais. Esse mesmo cara tinha problemas em seus relacionamentos, pois era muito desatento. Para completar o cenário, passava o dia enviando mensagens curtas para seus amigos. De quem estamos falando? Um Diretor de Arte? Um assistente de redes sociais? Um Planning?
Pasmem: essa foi a descrição do dia a dia de Thomas Edison. Um fato curioso desses nos ajuda a lembrar como é antiga a discussão sobre a dificuldade de manter o foco em nossas tarefas profissionais e pessoais. Isso porque nosso cérebro é, por natureza, multitarefa. Só assim poderíamos sobreviver aos predadores, em um passado remoto.
Eu disse passado remoto? Nem tanto! Os predadores ainda estão por aí; só que no lugar de tigres dentes de sabre, temos clientes. Exigentes e famintos como um felino de grande porte. Como atendê-los melhor sendo focado ou multitarefa? Como utilizar estes dois pólos de comportamento em nossos processos criativos? Aliás, eles são tão diferentes assim?
Descubra e escolha o seu lado (ou o caminho do meio) dando o play logo abaixo:
- Clique aqui para fazer o download do arquivo zipado
O que você vai saber após ouvir o Falafreela:
- Ser multitarefa é o natural do seu humano. Contudo, em alguns momentos é importante manter o foco mais atento;
- Para acumular referências, ser multitarefa tem suas vantagens;
- Para manter um atendimento de qualidade, é importante ser focado. Clientes demandam;
- No fundo, são dois modelos de comportamento não excludentes e podemos utilizar o melhor de um e outro de acordo com o momento.
Participaram deste episódio
- Mauro Amaral: editor-chefe do carreirasolo.org e Diretor de Criação da contemconteudo.com;
- Carol Vigna-Marú: editora do carreirasolo.org, escritora, pintora, über-nerd e lagartixa.org;
- Cristiano Santos: editor do carreirasolo.org, designer, pai e webdoméstico;
- Maurício Domene: músico, compositor e arranjador a frente do Estúdio Next.