Desenvolvimento

7 jul, 2014

Os 25 anos da Web

Publicidade

Em 2014, a Web completa 25 anos de existência. Em março de 1989, Tim Berners-Lee apresentava sua proposta para o gerenciamento de informação que propunha o uso do “hipertexto” como forma de conectar documentos entre si. Uma simples linguagem de marcação que mudaria a forma de como consumimos e acessamos informação na Internet. Sim, a Web mudou nossa forma de acessar e usar a Internet, e grande parte da popularização da rede mundial de computadores se deve a ela. Hoje pelo menos duas em cada cinco pessoas no mundo estão navegando pela Web e esse número tende a crescer ainda mais.

Para entender a sua importância, sugiro fazermos um simples exercício de lembrar como era executar algumas atividades antes da criação da Web.

Antes de 1989, a televisão, o rádio e o telefone (fax não conta, por favor) eram os principais canais de comunicação, sendo este último o único com a possibilidade de envio e recebimento de informações (por voz). Televisão e rádio eram sistemas de mídias em massa, mas tinham como principal característica o espectador passivo, que pouco interagia a não ser por telefone ou carta. Os canais de comunicação mais modernos como Videotexto ou BBS eram complicados demais para o grande público e dependiam de um dispositivo computacional que não era barato para a maioria das famílias da época.

Trabalhos escolares envolviam volumes de pesadas enciclopédias que ocupavam um enorme espaço físico dentro de casa. Barsa e Enciclopédia Britânica eram praticamente unânimes para qualquer pesquisa. Trabalhos em grupo reuniam os colegas em torno da enciclopédia e cada um fazia sua parte, mas algumas vezes era necessário esperar alguém terminar de utilizar o volume para você pudesse começar sua pesquisa.

Algumas tarefas que hoje parecem muito simples eram complicadas em 1989, como pesquisar preços e comprar uma passagem aérea. Era necessário ir até uma loja da companhia aérea, esperar ser atendido e comprar a passagem com o atendente. Queria pesquisar preços? Dificilmente o atendente “seguraria” uma passagem para você enquanto você fazia pesquisa nas lojas dos concorrentes. Ou então você poderia comprar por telefone. E reservar um hotel no exterior?

Percebeu como o mundo mudou? A evolução do acesso à informação, a facilidade com que qualquer pessoa pode buscar e encontrar conteúdo e principalmente o empoderamento do cidadão, desde fazer comentários em sites, blogs e redes sociais até a articulação da sua comunidade para exigir seus direitos e cobrar seus governantes. E isso é só um pouco do que a Web oferece, de forma livre e aberta desde a sua concepção.

Comemore, participe, debata e defenda a Web durante todo o ano

O ano de 2014 será marcado pelas comemorações do aniversário da Web não só no mês de março. O W3C está criando uma programação de ações e eventos que serão constantemente atualizados no site http://www.webat25.org/. Mas não é somente para celebrar que o W3C reforça a participação da comunidade. A Web corre sérios riscos, e Tim Berners-Lee chama a comunidade para se engajar nos debates políticos da Web sobre pontos extremamente relevantes para o seu desenvolvimento e evolução:

  • Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas à Web?
  • A regulamentação da Internet está muito disputada em terreno mundial e nacional. Que novas soluções inclusivas podem evitar os danos de uma Web fragmentada?
  • A nossa capacidade de usar a Web para falar e se organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, e qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender à sociedade com necessidades crescentes de liberdade, privacidade e segurança online?
  • Globalmente, menos de 10% do conjunto de dado-chave do governo têm sido abertos gratuitamente para reuso online, limitando drasticamente o empoderamento de inovação da Web em áreas como a melhoria do transporte público e a luta contra a corrupção. Que medidas podem ser tomadas para despertar o verdadeiro poder dos dados abertos?
  • A Plataforma Web aberta deve ser capaz de se expandir para atender à indústria que demanda por interoperabilidade, mobilidade e desempenho em dispositivos conectados de todas as formas e tamanhos. Como vamos enfrentar os desafios colocados por essa diversidade?
  • Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, em vez de jardins murados menos férteis?

Para concluir, deixo aqui a frase de Tim Berners-Lee sobre a importância de cada indivíduo na evolução da Web e na celebração dos 25 anos da sua criação:

“Se queremos uma Web verdadeiramente para todos, então todos devem ter um papel na formação de seus próximos 25 anos”.

Aqui no Brasil, o W3C está planejando diversas ações para celebrar os 25 anos da Web durante a conferência anual Web.br, que ocorrerá em setembro deste ano em São Paulo. Para maiores informações, acesse http://conferenciaweb.w3c.br/.

***

Artigo publicado originalmente na Revista iMasters: http://issuu.com/imasters/docs/revista_imasters__10_-_maio_2014