Design & UX

12 dez, 2012

Tendências do design para comércio eletrônico em 2013

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Em 2012, com o mercado de e-commerce aquecido, o design das lojas foi um ponto de atenção para todos. Se compararmos 2012 com 2011, muita coisa mudou na estrutura das lojas, wireframe, layout, checkout… Enfim, é necessário fugir do padrão. O design é um ponto que pode influenciar diretamente na decisão de compra, por isso devemos ficar atentos às novas tendências para 2013.

Abaixo vou destacar de forma objetiva alguns tópicos que necessitam um olhar especial.

1. O menos é mais

É nítido que a tendência para os próximos anos é economia de elementos e informação objetiva. Não é fácil desenvolver um site “clean”; muito pelo contrário! Criar a identidade de loja na web com poucos elementos é um desafio para os designers. Portanto, cuidado com layouts que se denominam limpos, mas sem muito conceito, pois eles podem ser vistos com básicos e perderem credibilidade.

2. Atenção aos banners, imagens e vídeo

Os full banners da homepage são os vendedores da sua loja. Aplique o conceito e a identidade da sua marca nessa área, pois é através deles que os usuários visualizam sua loja e constroem a marca na sua mente. Como estão as imagens de sua loja? Lindas e com ótima resolução? Mas e o peso dessa imagem? É comum sites com boas imagens e ótimas resoluções, mas por trás disso existe o tempo de carregamento do seu site que deve ser colocado na balança para se chegar a um equilibrio.

Aos poucos, no Brasil, nossa Internet vem ganhando mais velocidade. Com isso, algumas tecnologias, como vídeo, que antigamente eram inviáveis para o e-commerce, começam a surgir. Tendência em sites de moda e acessórios, os vídeos estão surgindo para demonstrar os produtos e aproximar o consumidor da experiência que o produto/servico proporcionará. Além da venda do produto, sua loja deve oferecer uma boa experiência de compra para o usuário.

3. Facebook

Parece clichê, mas é necessário dar foco e construir sua marca no Facebook. Isto permite uma melhor ligação entre os produtos/serviços e sites, levando possivelmente mais tráfego para o seu site. Disponibilize em sua loja de forma objetiva os botões de curtir/compartilhar, pois você consegue atingir sem custo nenhum outras pessoas.

4. Sites responsivos

Esta é uma tendência que pode ser um grande diferencial para o próximo ano. Temos no mercado milhares de dispositivos com telas e resoluções diferentes, e isso torna o trabalho do designer ainda mais complicado. Como encontrar uma boa interface para um smartphone e ao mesmo tempo para um Imac de 21,5″? O layout responsivos é uma saída – o custo é mais alto, porém você consegue ter a segurança que seu site possui uma boa visualização para todos os ambientes.

5. Processamento de código mais eficiente

Da mesma forma que banners e imagens deixam o site lento, JavaScripts e CSS em excesso também podem comprometer a performance da loja. Procure estudar as limitações da sua plataforma e adaptar a sua necessidade sem comprometer a compra.

Essas são algumas dicas e ideias de qual será o caminho do e-commerce em 2013. Invista no design, pois o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário diferenciar-se.