Design & UX

18 nov, 2014

O dia a dia de um profissional de User Experience

Publicidade

Testes, testes e testes. Para um UXer no mundo digital e mobile, mesmo que ele não seja um designer ávido, ele terá que desenhar inúmeras telas para conseguir testar seus conceitos. Um profissional de User Experience nunca pensa “isso é impossível”, mas sim “como posso fazer isso acontecer?”. Dificilmente ele vai achar que algo está perfeito. O momento em que muitos pensam que está “bom o bastante”, pode ter certeza de que ele já está na versão 6 ou 10 de sua ideia.

O mais importante é que para esse tipo de profissional a frase “todo mundo faz assim” não é a linha de chegada. Claro que uma “receita de bolo” sempre é importante ser analisada, ou seja, reutilizar coisas que fazem sucesso faz parte de qualquer trabalho, mas criar uma boa experiência demanda coragem para correr riscos e um grande conhecimento/observação do seu público-alvo, assim como arriscar em inovação e ser rápido em fazer mudanças.

Para coordenadores, gerentes ou diretores, é importante entender o processo de cada função dentro de sua equipe, para assim ser possível gerenciar e coordenar necessidades e milestones, por isso é importante entender que grande parte do trabalho de quem é responsável pela experiência dos usuários é observar, analisar utilizações, dados e ter a liberdade de testar conceitos. Um UXer precisa ser livre dentro de seu tempo para poder olhar o conjunto como um todo e criar soluções para resolver problemas e unir todas as áreas da empresa para entregar um produto de qualidade para seus clientes.

Se você pretende ser um profissional de User Experience em web ou digital, saiba que você irá ler muito, analisar concorrência, falar com todos os setores de sua empresa, clientes, montar documentos de apresentação, protótipos e testar esses protótipos. É importante entender que você é voz do cliente e, dentro desse trabalho, de todos, incluindo seu próprio time e empresa, que também são usuários.

Nosso dia a dia é pensar em todos a todo momento, traduzir em arquitetura de informação e muitas vezes design as necessidades de todos envolvidos.

Resumindo: análise, testes e empatia são as palavras que comandarão seu dia.