Design & UX

3 ago, 2016

Experiência onboarding para usuários de aplicativos mobile

Publicidade

Estudos revelam que 90% de todos os aplicativos baixados são usados apenas uma vez e depois eventualmente excluídos. As pessoas, muitas vezes, abandonam aplicativos por causa de uma interface mal projetada ou uma experiência negativa em geral.

Ao lançar um aplicativo, você precisa gastar tempo e recursos para atrair usuários. Você pode direcionar as pessoas/ usuários para seu aplicativo, usando uma variedade de meios, incluindo publicidade, programas de referência, relações públicas e marketing de conteúdo. Mas quando as pessoas finalmente baixam um aplicativo, elas às vezes se sentem abandonadas. Você deve claramente mostrar aos usuários por que eles precisam do seu app.

Para os usuários darem para seu app uma segunda chance, eles precisam entender quatro coisas:

  • Por que eles precisam do (seu) aplicativo?
  • O que o app pode fazer por eles?
  • Quais são suas características mais importantes?
  • Como usar esses recursos?

A melhor maneira de comunicar a finalidade do seu aplicativo é através de uma experiência de Onboarding.

O que é Onboarding?

O termo “onboarding” vem da área de recursos humanos e significa ajudar um novo funcionário se adaptar a um novo local de trabalho. No desenvolvimento de software, significa ajudar os usuários a adotar com sucesso e abraçar completamente um produto.

O Onboarding segue a regra 80/20  –  80% das consequências advêm de 20% das causas, e 80% dos resultados advêm de 20% de esforço (saiba mais sobre a Regra 80/20) .  Ele só é eficaz se você pode rapidamente ensinar as pessoas a usar um conjunto de funcionalidades.

Ele é realizado por meio da exibição de um conjunto de mensagens breves, que mostram ao usuário como interagir com o aplicativo para resolver um problema ou que explica os recursos disponíveis.

Onboarding pode assumir várias formas:

  • Sides de introdução ou de vídeo
  • Dicas (tips)
  • Excursão na interface (tour guiado)
  • Exemplos de conteúdo
  • Solução híbrida

Todas essas soluções são eficazes na comunicação com os usuários. Escolha o que seria melhor trabalhar para o seu público-alvo e que faz sentido para a funcionalidade do seu aplicativo.

Exemplos:

E-commerce Onboarding (Katya Dihich)

E-commerce Onboarding (Katya Dihich)

Guide (Faiz Al-Qurni)

Guide (Faiz Al-Qurni)

Event Onboarding (Murat Gursoy)

Event Onboarding (Murat Gursoy)

1-7YTW_2kfrei3yZjBJiYX8w

User Onboarding (Anggit Yuniar Pradito)

Ferramentas para criação de Onboarding

  • Principle
  • Pixate
  • Flinto
  • InVision
  • Atomic
  • Framer.js
  • Form

Referência

Gosto de ouvir opiniões; se tiver alguma, estamos aí. You got it!