Arquitetura de Informação

28 ago, 2014

Seu cliente precisa saber que UX gera ROI

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Todos nós sabemos que quando nossos clientes contratam um serviço de desenvolvimento ou criação de qualquer produto web, a coisa que ele mais quer é aumentar seu ROI.

Oi? ROI?

Então, para aqueles não familiarizados com o termo, ROI (rói) é a sigla para Return on Investment. Na nossa tradução brazuca, fica Retorno sobre Investimento e consiste na observação da relação de dinheiro ganho e/ou perdido em um determinado investimento. Se você está acostumado a trabalhar com o Google Adwords, deve ouvir direto este termo.

Então pensei na dificuldade que algumas empresas sentem em passar a importância da UX dentro do projeto e achei um artigo estrangeiro super legal que dá alguns pontos importantes de defesa na hora de fechar o projeto.

Vamos a eles:

Os custos de desenvolvimento reduzido

O planejamento cuidadoso no início do processo de concepção de um produto vai economizar tempo, dinheiro e esforço a longo prazo. Um estudo realizado por Smith & Reinersten considerou que as decisões-chave do sistema de design feitas durante os primeiros 10% do processo de concepção de um produto pode determinar 90% do custo e desempenho do produto.

Uma dica: um investimento em UX, com direito a testes de usuários, irá salvar o projeto de correções impactantes no final.

Custos de suporte reduzidos

Um produto com melhor usabilidade minimiza potenciais problemas de suporte ao cliente e consequentemente, reduz os custos de suporte.

Um estudo realizado por Pressman constatou que 80% dos custos durante o ciclo de vida de um software se originam na fase de manutenção. Para dar uma dramatizada no cenário, o estudo também constatou que a maioria desses custos surgem porque as necessidades de navegação do usuário não foram previstas e/ou satisfeitas.

Então, é a hora de chegar para o cliente e dizer “Investir em usabilidade ajuda a resolver esses problemas durante a fase de projeto e eles podem ser tratados a um custo muito menor”.

Aumento de vendas

Não estamos falando nenhuma novidade quando afirmamos que uma melhor usabilidade para os clientes faz com que fiquem mais propensos a consumir o produto/serviço oferecido, não é mesmo?! Vamos aos fatos: mais um estudo realizado pela Creative Good descobriu que proporcionar uma melhor experiência para seus clientes pode aumentar o número de compradores em 40%.

Outro estudo de UI descobriu que, ao fornecer “informação suficiente para os seus clientes na hora certa”, você pode aumentar as vendas em seu site em até 225%.

Conclusão

Agora já sabe como impressionar o cliente na hora de fechar o projeto! Na reunião, você só precisa acrescentar os benefícios de se investir em usabilidade e fazer com que entendam que estes não terminam com o usuário. Vão além! Um projeto de usabilidade adequado poupa dinheiro em suporte e desenvolvimento e também pode aumentar a receita da empresa com maiores vendas

Lembre seu cliente de que o tempo e o dinheiro que irá investir em UX fornecerá uma série de benefícios a longo prazo.

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