Design & UX

9 jun, 2016

Modelagem 3D com Maya – Parte final: criando um Minion

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E aí, pessoal, tudo certo?

Hoje iremos dar um fim na nossa saga de artigos sobre modelagem 3D de um Minion. Primeiramente gostaria de dizer que não vamos texturizar nosso objeto, em vista que não ensinei ainda e muitos ainda não sabem fazer isto no Maya.

Então, vamos lá!

Modelagem 3D com Maya – criando um Minion

Para criar o olho do Minion, precisaremos dar um espaço nos vértices, pois ali dentro iremos colocar uma esfera. Ela será o globo ocular em si. Para fazer isso, basta seguir o que é mostrado na imagem abaixo, em que são arrastados os vértices de forma a modelar essa cavidade.

Screen-Shot-2016-03-28-at-18.29.13-1024x640

Feito a cavidade do olho, poderemos adicionar o globo ocular do Minion e, acredite, é muito simples. Para isso, basta utilizar a esfera, que já vem pré-definida no Maya. Quem não tiver localizado o recurso, eu mostro na imagem seguinte. Vejam também mais ou menos como ficaria esse globo ocular já posicionado no lugar correto.

Screen-Shot-2016-03-28-at-18.40.35-1024x640

O passo seguinte consiste em criar o óculos. Para fazer isso, precisamos utilizar o tipo pré definido chamado Cilindro, que é o que mais se assemelha a este “monóculo”. Pode-se utilizar também a ferramenta de extrusão para criar alguns detalhes ou cavidades no óculos. Na próxima imagem, mostro a vocês onde localizar essas ferramentas, mesmo que muitos já devam saber. Aproveitando o uso da extrusão, já é possível criar a correia do óculos, criá-la a partir do cilindro se torna mais fácil.

Screen-Shot-2016-03-28-at-18.57.09-1024x640

Para criar a roupa, selecionem todas as faces respectivas de onde a roupa vai estar cobrindo. Depois dupliquem essa área selecionada e está aí: roupa criada! Vejam na imagem que segue como fica a seleção. O mesmo processo é feito para criar as luvinhas e os sapatos.

Screen-Shot-2016-03-29-at-11.24.48-1024x640

Por fim, temos o resultado da modelagem, sem ainda texturizar. A finalização do Minion em si, não irei explicar, porém os passos já realizados deram uma noção de como caminhar nas próximas etapas. O meu resultado eu mostro na próxima imagem:

Screen-Shot-2016-03-29-at-12.14.35-1024x640

É isso aí, pessoal. Não percam os próximos artigo de modelagem 3D com Autodesk MAYA.

Abraços e até lá!

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Artigo publicado originalmente em: http://www.fabricadejogos.net/posts/tutorial-modelagem-3d-com-maya-parte-final-criando-um-minion/