Arquitetura de Informação

23 fev, 2015

Compartilhando experiências: o foco do seu produto deve estar no usuário

Publicidade

Recentemente tive uma ótima experiência: a oportunidade bacana de conhecer Sam Lessin, ex-VP of Product do Facebook. O cara é simplesmente o responsável pela criação da timeline – isso, aquela feature que você e mais de um bilhão de pessoas usam todos os dias.

Sam Lessin foi convidado para fazer uma palestra na VivaReal, startup na qual eu trabalho, lugar que eu chamo de “pedacinho de Silicon Valley no Brasil”. Ele veio para nos dar orientações sobre o produto, dicas sensacionais. E eu quero aqui compartilhar apenas 3 dicas genéricas, devido é claro, ao sigilo do produto em questão.

1. Cuidado com a grande quantidade de números para interpretar, a interpretação de números focados é sempre mais assertiva. Sam explicou sobre o quanto é complicado, de fato, analisar muitos números ao mesmo tempo e tentar encontrar soluções para todos eles. Focar em features de grande valor é, sem dúvida, o mais acertivo.

2. LTV é sempre o mais importante, entender o ciclo de vida o usuário, explorar como mantê-lo engajado. Não à toa, quando Sam explicava sobre esse conceito, sobre como manter a atenção do usuário, eu logo lembrei da timeline do FB, a feature mais inteligente do produto mais usado no mundo.

3. Dentre todas as features de um dashboard, qual é a mais importante? Destaque-a, em detrimento das outras, destaque-a. Quando ele enfatizou sobre isso pensei em uma frase que eu mesmo repito sempre – “quando tudo é relevante, nada é relevante” – e é fato, é de suma importância na arquitetura da informação lembrar qual feature tem o maior valor agregado ao usuário, deixar essa feature em evidência é vital.

Mas se você ficou chateado por eu ter compartilhado apenas essas três dicas, o resumo delas me diz uma única coisa: FOCO. A importância de se trabalhar um produto com foco, e esse foco é no usuário, saber como melhorar esse produto é entender as necessidades, olhar pontos específicos e atacá-los.

Sam Lessin também participou do evento da VivaReal chamado Beers & Bytes, que tem como objetivo conectar pessoas de startups e da área de tecnologia.

Abaixo algumas imagens do evento:

Não fique chateado, fiz o esforço de gravá-la para vocês! The future of the Internet is the past…