Desenvolvimento

20 jul, 2016

Três comandos úteis para você que tem ou terá um SSD

Publicidade

Recentemente, fiz um upgrade de hardware em meu notebook. Substituí o disco rígido (HD) por um Solid State Device (SSD). O desempenho foi gritante na questão de inicialização e desligamento do sistema.

Depois de toda a formatação, optei por instalar o Linux Mint 18 e ganhei um bom desempenho também na questão de velocidade, praticidade e peso da interface gráfica. No mesmo notebook, já tive instalado várias outras distribuições e decidi testar o Mint, esse foi o critério a que me levou a fazer a instalação.

Voltando a falar sobre o SSD, me veio na cabeça o tão falado TRIM. Sim, se você tem um SSD ou terá em breve, você irá procurar sobre TRIM =D.  Como comentado acima, estou utilizando uma distribuição baseada no Ubuntu 16.04, logo, ela já vem com o TRIM configurado. Não se preocupe se você não sabe o que é TRIM, eu faço uma rápida explicação sobre ele no vídeo abaixo…

…enfim eu separei três comandos que eu achei necessário caso você tenha um notebook com SSD, ou se aparecer algum notebook ou desktop que tenha essa tecnologia na suas mãos, onde será útil você utilizar esses comandos para fins de diagnósticos.