Desenvolvimento

4 nov, 2014

A sua empresa está aproveitando o DevOps?

Publicidade

As mudanças épicas trazidas pela computação móvel e em nuvem nos últimos 5 anos transformaram completamente a maneira como as organizações fazem negócios hoje. Vivemos agora em uma época na qual dispositivos móveis são os computadores escolhidos, e os aplicativos móveis são os softwares onipresentes nesta era digital. A TI está migrando completamente para a nuvem, e esse novo paradigma está levando as organizações a adotar estruturas mais rápidas e mais ágeis para o gerenciamento de software.

devops-1

Aqueles ciclos de lançamento de software costumavam levar de 18-24 meses ou mais. Mas com as inovações incitadas pela consumerização da TI e as demandas dos clientes aumentando, as empresas hoje são muito pressionadas para lançar aplicativos o mais rápido possível.

A necessidade de criar um software do zero é de cerca de 3 meses para uma versão inicial e mais de 6 meses para o conjunto completo de recursos. E não só o ciclo de vida foi encurtado, mas aplicativos se tornaram muito mais complexos e exigem colaboração cruzada e integração entre os vários componentes de TI, tais como Operações, Desenvolvimento, e Q&A (Perguntas e Respostas) de maneiras inimagináveis. O resultado é uma nova disciplina conhecida como DevOps.

Alguém apropriadamente chamou a atenção para DevOps como “somente a (necessária) consumerização de desenvolvimento de software”. Concordamos com essa avaliação. DevOps ganhou um enorme buzz no mercado nos últimos anos. Mas não é só uma nova tendência! Ele realmente descreve uma mudança épica substancial na forma como empresas gerenciam seus serviços de computação.

Seguindo o exemplo de uma fonte, DevOps pode ser adequadamente definido assim:

DevOps é um novo conjunto de princípios, métodos e práticas para comunicação, colaboração e integração entre desenvolvimento de software (engenharia de aplicativos/software) e operações profissionais de TI (administração de sistemas/infraestrutura). Foi desenvolvido em resposta ao entendimento emergente da interdependência e da importância de operações de desenvolvimento e disciplinas em encontrar um objetivo de uma organização de produzir rapidamente produtos e serviços de software.

É uma ótima declaração, mas, no seu núcleo, DevOps é realmente uma mudança cultural, tanto referente à tecnologia quanto à mudança de processos. Simplificando, esse novo paradigma reconhece que, para evitar cair pelas fissuras, as empresas hoje precisam produzir e lançar aplicativos de software de alta qualidade o mais rápido possível.

devops-2

O DevOps é sobre excelência em serviço ao cliente, redução de custos e aumento da eficiência. Mas é também sobre diferentes unidades de negócio sendo ágeis, adaptáveis e flexíveis o suficiente para trabalharem em conjunto para produzir excelentes produtos e serviços. DevOps é melhor resumido como um novo caminho para pessoas, processos e tecnologia para trabalharem juntos em harmonia orgânica.

Então, uma pergunta óbvia a fazer é: “Como é que a sua organização aproveita do DevOps hoje?” Quando o assunto é a sua infraestrutura de TI, o que você está fazendo para garantir tempos de ciclo de produção mais rápidos, fluxos de trabalho mais eficientes e economias de custos e geração de receita melhores? Se a resposta dessas perguntas é um branco na memória, então você precisa montar uma estratégia de DevOps.

devops-3

Na próxima parte, vamos explorar com mais detalhes o que você precisa levar em consideração ao adotar essa estratégia. Vamos examinar, brevemente, algumas maneiras de tornar o DevOps central para a sua organização, ou como passar de A para B pelas fases do Executivo Buy-in, Construir um roadmap, automação e mudança cultural – questões fundamentais que dizem respeito à entrega do núcleo de DevOps.

Fique atento!

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/08/22/organization-leveraging-devops/