DevSecOps

3 mai, 2013

Instalando os repositórios RPM Fusion no Fedora 18

Publicidade

Os repositórios padrão do Fedora disponibilizam diversos pacotes de software, porém podemos melhorar essa situação. Para aumentar a variedade de pacotes disponíveis (assim, você não precisa sair correndo atrás de pacotes RPM ou resolver dependências), é interessante habilitar os repositórios RPM Fusion.

Afinal, o que é os repositórios RPM Fusion?

Os repositórios RPM Fusion é a junção dos projetos Dribble, Freshrpms e Livna, que no passado ofereciam repositórios separados.O RPM Fusion é composto de dois repositórios separados: o “free”, que é o repositório que oferece pacotes extras, disponibilizados sob licenças livres; e o “nonfree”, que é o repositório com os codecs e componentes proprietários em geral.

A instalação dos repositórios

Fedora 18

su -c ‘yum localinstall –nogpgcheck http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-18.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-18.noarch.rpm’

Para aqueles que utilizam o Fedora 17

su -c ‘yum localinstall –nogpgcheck http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-17.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-17.noarch.rpm’

localinstall: que raios de opção é essa?

Esta é uma opção interessante para instalação de pacotes. Clique aqui para um melhor entendimento.

Instalação manual

Baixe o pacote através do seu navegador (clique aqui). Atente para o diretório no qual baixou e instale a partir do mesmo.

Após baixar o pacote execute o comando abaixo:

# rpm -Uvh rpmfusion-free-release-18.noarch.rpm

Pacotes non-free

Mesmo procedimento. Baixe o pacote aqui. Atentar-se a sintaxe das linhas de comandos.