Desenvolvimento

25 mai, 2015

ROI em programação

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ROI (return on investiment) é o termo utilizado para definir o quanto se obteve de retorno sobre determinado investimento. Na área digital este termo é bastante comum entre a equipe de negócios, marketing e gestão de projetos mas em muitas organizações ainda é incomum a participação do time de TI para avaliar o ROI de projetos web.

Investidores e empresários sempre foram familiarizados com a cultura “data driven”, onde todas as decisões são tomadas com base em dados, para ampliar seus lucros. Em se tratando de produtos digitais, os programadores – responsáveis por grande parte do custo do produto – podem contribuir muito com um ROI mais positivo, e é isto que abordaremos neste artigo.

Performance e metas

Em “Make Data Usefull”, Greg Linden explicou que, para a Amazon, 100ms de acréscimo na latência reduziu em 1% a conversão de vendas. O faturamento da Amazon em 2013 foi de US$ 74,4 bilhões (http://ow.ly/FUbF4), portanto, teoricamente, qualquer investimento abaixo de U$740 milhões que resulte em uma redução maior que 100ms teria um ROI positivo.

O Google divulgou uma experiência parecida e descobriu que 500ms a mais para exibir a página de busca reduziu o tráfego em 20% (http://ow.ly/FUbKx). Em 2014 o buscador fez aproximadamente 100 bilhões de buscas por mês.

A preocupação com latência está diretamente ligada a experiência do usuário (UX) e quando abordamos este tema devemos estar cientes que a experiência do usuário é muito mais ampla do que os layouts. Cuidar da UX envolve todo o time que desenvolve o produto: infraestrutura, designers, programadores, QA, negócios e atendimento. A boa comunicação entre toda a equipe é determinante para o sucesso na mensuração e otimização de ROI de produtos digitais.

No exemplo do Google o teste não era de latência. Era um teste de interface com variação no número de resultados exibidos na página do buscador – foi neste experimento que surgiu o teste A/B com esta nomenclatura. A variante com 30 resultados e 500ms a mais para renderizar, resultou em queda de 20% no tráfego – e foi descartada.

A implementação de testes A/B é uma forma rápida e barata de começar a tomar decisões com base em dados. A cultura de experimentação e a integração entre o time de programadores e designers pode propiciar resultados fantásticos e facilmente comprováveis. Ter um time com metas bem definidas, autonomia para experimentar e uma boa ferramenta de métricas é a forma mais honesta de justificar investimentos em um projeto digital.

Custo de desenvolvimento e manutenção

Matematicamente só existem duas formas de aumentar o ROI: elevando o lucro ou reduzindo o investimento. Em produtos digitais normalmente a programação representa a maior fatia de investimento, e existe um dado alarmante da Human Factors International de que 50% do tempo de um desenvolvedor é gasto com retrabalhos que poderiam ser evitados. O estudo ainda aponta que arrumar um erro antes do desenvolvimento é 100 vezes mais barato que corrigir após implementado. Veja neste vídeo: http://ow.ly/FVsrT.

A participação de times interdisciplinares desde o início da concepção do projeto auxilia a reduzir os custos com refação pois, além de propiciar um maior alinhamento da equipe com os objetivos do projeto, permite uma visão técnica para levantar impeditivos e pontos de atenção antes do início do desenvolvimento.

A redução do custo de manutenção de um projeto também é uma excelente forma para melhorar o ROI e está atrelada a boas práticas de desenvolvimento: código legível, reaproveitamento de código e descentralização da informação.

Produtividade

Acho quase impossível falar sobre produtividade de trabalho intelectual sem citar Daniel Pink e a sua “ciência da motivação”, que é baseada em 3 pilares: autonomia, domínio e propósito. Se você quer alta produtividade para você ou para o seu time, trabalhe com autonomia para a tomada de decisões, busque projetos onde encontre um propósito com o qual você se identifique e aprenda cada dia mais sobre o que você está fazendo para ter domínio sobre as ferramentas e tecnologias que você usa.

Além do ROI, tenho certeza que a satisfação do time vai crescer muito!