Desenvolvimento

8 jan, 2016

Por aí – fazendo a internet do Brasil pelo mundo – novembro/ 2015

Publicidade

Bootstrap em português brasileiro

O Bootstrap tem sido um dos frameworks front-end mais utilizado no mundo web. Agora o framework conta com a tradução em português do Brasil – a documentação foi traduzida inicialmente por Adam R. Macias e Flávia C. Souza, desenvolvedores web freelancers e alunos do curso de Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista. Eles esperam, com esse primeiro passo, ajudar desenvolvedores que possuem dificuldade com o inglês, mas que descobriram todo o poder e funcionalidades que o Bootstrap tem a oferecer. Também acreditam que a proposta possa alavancar uma comunidade brasileira sobre Bootstrap, com objetivo de juntar e ajudar desenvolvedores Bootstrappers. Ficou interessado? Quer ajudar ou participar? Envie um email para bootstrapbrasil@outlook.com – a documentação traduzida está disponível neste link.

Clipboard.js

Zeno Rocha lançou recentemente um novo projeto, chamado Clipboard.js. A nova lib torna mais fácil criar botões do tipo “Copy to Clipboard”, sem depender de nenhum plugin. A lib tem apenas 2kb, e ele usou algumas APIs novas do browser e também ES6 + Browserify. Ficou interessado? A lib está disponível neste link.

Mobile Summit

O Mobile Summit reuniu profissionais de desenvolvimento, estudantes, amantes de tecnologia e um time fera de palestrantes, que compartilhou suas experiências e conhecimento. Um dia inteiro dedicado a mobilidade, inovação e debate de assuntos relevantes e principalmente, conectar as pessoas, tornando o Mobile Summit a maior conferência mobile do sul do Brasil.

mobile_summit

JS4Girls: evento inclusivo de JavaScript para mulheres

Em agosto aconteceu a edição carioca do JS4Girls, evento que vem para completar o cenário de iniciativas com a missão de diminuir a diferença de gênero na área de tecnologia. O objetivo do projeto é empoderar mulheres através de workshops, palestras e promover o networking entre as participantes e instrutoras. Na agenda do evento muito Git, HTML, CSS e JavaScript, em um currículo montado pelas organizadoras. Além de ensinar, o evento tem como objetivo mostrar que não é preciso muito para incluir a programação como uma ferramenta comum do dia-a-dia.

JSGirls

JSGirls-02

Brasileira New Content é eleita a melhor agência de content marketing do mundo

A New Content, agência de branded content com sede em São Paulo, foi eleita a melhor agência de content marketing do mundo. O prêmio foi entregue durante o Content Marketing World (CMW), principal evento sobre o tema no mundo, realizado em setembro, nos Estados Unidos. Este ano, o Content Marketing Awards (CMA) contou com mais de 70 categorias. A categoria “melhor agência grande” (100 ou mais funcionários) é uma das quatro mais importantes do prêmio. As outras finalistas eram C3 Creative Code (Alemanha), Marcus Thomas, Meredith Xcelereted Marketing e Pace (todas dos Estados Unidos). Com quase 300 funcionários, a empresa tem implementado o conceito mais moderno de content marketing para clientes como TAM, O Boticário, Volkswagen, Vivo e outras grandes marcas.

Quem faz a internet do Brasil?

William Bruno é moderador e um dos membros mais ativos do Fórum iMasters. Ele possui mais de 26 mil posts publicados! Nesta entrevista, ele fala sobre comunidade, sua participação no Fórum iMasters e também sobre o livro de NodeJS que ele lançou este ano!

Por que você resolveu participar de uma comunidade, como o Fórum iMasters?

Quando comecei a programar para web, cerca de 8 anos atrás, tive algumas dúvidas sobre coisas que eu gostaria de fazer. Pesquisei no Google sobre uma delas e encontrei no Fórum iMasters a resposta para a minha dúvida. Criei uns dois tópicos no subfórum de WebStandards (HTML/CSS), fui respondido por outro membro e consegui fazer o que eu queria.

Neste momento, vi que eu poderia também ganhar experiência com as dúvidas de outros membros. Ao responder as perguntas de outras pessoas, eu acabava estudando mais sobre o assunto. Dai não parei mais, respondia cada vez mais tópicos por dia e ajudava outras pessoas com as suas dúvidas. Hoje, tenho mais de 26 mil posts no Fórum iMasters!

Como tem sido essa experiência ao longo dos anos?

Tem sido bastante gratificante e enriquecedora. Saber que fiz a diferença ao ajudar outra pessoa a terminar um projeto, economizei horas de dor de cabeça, ao responder um tópico, ou até mesmo li sobre algo que não sabia e adquiri um conhecimento, melhorou as minhas próprias skills.

O que de mais interessante/importante existe em uma comunidade?

O mais importante de uma comunidade são as pessoas. Um fórum sem as pessoas que o frequentam é apenas um software hospedado num servidor web. São as pessoas que fazem perguntas e as que respondem, discutem e aprendem juntas, que fazem a comunidade um lugar gerador de conhecimento. O mais interessante é como a comunidade se mantém, novos profissionais aparecem e aqueles que um dia já tiveram a mesma dúvida e aprenderam, respondem o novo membro, gerando assim um ciclo sustentável de passagem de conhecimento.

Qual é o seu “saldo de vida” por participar do Fórum?

Eu ganhei muita experiência em identificar problemas, aprendi assuntos que eu não havia trabalhado ainda, melhorei a minha escrita e clareza ao transmitir idéias, além de ter praticado a minha didática. Palestrei no 7 Masters jQuery, e no TDC Florianópolis graças ao Fórum. Foi com a experiência adquirida nos milhares de tópicos que li e respondi que montei as minhas palestras sobre dúvidas frequentes e problemas enfrentados por outros programadores.

Hoje você é um dos moderadores do Fórum. Que conselho você daria para quem está começando na área de Internet, e ainda não participa de nenhuma comunidade?

Eu diria para começar hoje mesmo a fazer parte de alguma. A troca de informação, experiência, e até contatos profissionais são essenciais para acelerar o desenvolvimento profissional.

Livro: Construindo aplicações com NodeJS

William Bruno lançou, há poucos meses, um livro sobre NodeJS, pela editora Novatec.

Criada em 2009, a plataforma é relativamente nova e existem poucas fontes de informaçãoo em português.

livro bruno

“Sempre gostei de ensinar, experiência que adquiri no fórum. No começo desse ano, comecei a procurar escolas técnicas onde eu poderia dar aulas de programação. Encontrei o Centro de Treinamento da Novatec, onde tive a oportunidade de iniciar o curso de NodeJS, plataforma com a qual eu já estava trabalhando no meu dia-a-dia a cerca de 2 anos. Da apostila da primeira turma, surgiu o primeiro rascunho desse livro”, explica William Bruno.

O livro ensina como organizar uma estrutura para uma API robusta e escalável, além de desmitificar alguns temas como modelagem no MongoDB, o que realmente é RESTful e como utilizar.