Desenvolvimento

20 mai, 2015

Informações e dicas sobre projetos Open Source

Publicidade

Chocolatey Nuget

Chocolatey é um gerenciador de pacotes, semelhante ao apt-get, porém para Windows. Com ele, é possível instalar facilmente, a partir da linha de comando, uma infinidade de aplicativos open source como Vim, Arduino IDE, Nodejs e Ruby. Além disso, estão disponíveis freewares para Windows, como o editor de texto hipster, Sublime Text, e versões para uso pessoal (limitadas) de aplicativos da Microsoft, como Visual Studio e SQL Server. Se você está acostumado ao workflow do Linux, mas encontra-se forçado a usar uma máquina Windows, vai gostar bastante deste programa.

Omeka

Omeka é um CMS desenvolvido com instituições acadêmicas, museus, arquivos e galerias em mente. Com ele, é possível armazenar e disponibilizar qualquer tipo de conteúdo (áudio, imagem, vídeo etc.) de uma forma rica e flexível. Por seguir o padrão Dublin Core, ele suporta uma grande quantidade de conteúdo, que pode ser facilmente encontrado e recuperado por ferramentas automatizadas de indexação.

ack-grep

O ack-grep é uma ferramenta de linha de comando semelhante ao grep, mas com foco em programadores. Ao contrário do grep, ela não busca um termo de pesquisa em todos os arquivos de texto. Ao utilizá-la, é possível rastrear todas as subpastas em uma árvore de código; contudo, serão ignorados, por exemplo, todos os arquivos em pastas .git, .svn e qualquer coisa que não seja código-fonte. O ack-grep já está disponível nos repositórios de todas as principais distribuições Linux, e mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

Koala

Less, Sass, Compass e CoffeeScript são alguns dos pré-processadores que têm dado vida nova a antigas ferramentas de front-end, como JavaScript e CSS. Se você é do tipo que não gosta de utilizar Grunt porque ela é uma ferramenta de linha de comando (não deveria!), pode tentar usar o Koala para compilar os seus códigos em uma GUI. O interessante do Koala é que ele é um aplicativo web multiplataforma para desktop feito com node-webkit.

Linux Dash

O Linux Dash é um programa que permite monitorar seus servidores Linux, fornecendo dados importantes como utilização de CPU, consumo de memória RAM, processos em execução, espaço em disco, rede etc. Ao contrário de outros programas do tipo, a instalação é ultrassimplificada: basta clonar o repositório git do software (ou descompactar o pacote zip) na raiz do servidor web, e pronto! A única dependência é ter o PHP instalado. Não há necessidade de módulos extras. Outra vantagem é que, por ter uma interface responsiva, o Linux Dash dispensa a instalação de um app dedicado no seu celular, para que você tenha acesso a esses dados. A restrição de acesso deve ser feita via .htaccess ou outro mecanismo do tipo.

***

Texto publicado originalmente na Revista iMasters.