.NET

25 fev, 2013

Incorporando o LibreOffice em um código VB.NET

Publicidade

Incorporar o LibreOffice em um Form é uma alternativa interessante no desenvolvimento de sistemas em que é necessário manipular documentos no padrão ODF. É possível fazer isso em várias linguagens de programação e, dependendo da complexidade do código, o resultado pode ser muito bom.

Neste artigo, apresentarei a incorporação do LibreOffice no Visual Basic.NET utilizando o controle EmbeddedOpenOffice em Microsoft Visual Basic 2010 Express e Windows XP. O controle EmbeddedOpenOffice foi desenvolvido pela Sun pelo desenvolvedor Lars Behrmann em meados de 2005. Desde então, o projeto foi hospedado em diversos lugares (SourceForge, Google Code e ODF Toolkit). Apesar de o projeto hoje não fazer mais parte do ODFToolkit, o controle continua funcional no .NET (fiz testes similares no Microsoft Visual C# 2010 Express com resultados corretos). Caso necessário, o código está disponível integralmente para desenvolvimento.

Verificando a configuração do LibreOffice

O componente EmbeddedOpenOffice depende do arquivo so_activex.dll no diretório indicado em EmbeddedOpenOffice1.OpenOfficePath (normalmente, C:\Arquivos de programas\LibreOffice 3.6\program).

imagem 1

Esse arquivo só é instalado através da instalação personalizada do LibreOffice (recomendamos a versão 3.6.4):

imagem 2

Configuração do controle EmbeddedOpenOffice

O primeiro passo é obter o controle EmbeddedOpenOffice neste link. Depois, descompacte o arquivo EmbeddedOpenOffice_1_0_0_5.net.zip e, em ..\EmbeddedOpenOffice_1_0_0_5.net\Control\compiled, execute register.bat para registrar o componente. A seguir, adicione as seguintes DLLs ao ambiente (no Visual Basic 2010 Express Edition, em Project… > Add reference…) e a Toolbox (botão direito do mouse sobre a Toolbox > Choose items… > .NET Framework Componentes > Browse…).
  • EmbeddedOpenOfficeStartHelper.dll
  • EmbeddedOpenOfficenet.dll

Por fim, o componente estará disponível na Toolbox de controles:

imagem 3

 

No seu código VB.NET, o controle é iniciado com o seguinte trecho:

‘definição do caminho padrão do LibreOffice
EmbeddedOpenOffice1.OpenOfficePath = “C:\Arquivos de programas\LibreOffice 3.6\program”
‘definição de uma pasta temporária
EmbeddedOpenOffice1.TempFolder = “c:\TEMP”

‘definição do caminho do arquivo e da abertura como somente leitura (true) ou não (false).

EmbeddedOpenOffice1.LoadDocument(“C:\teste2.odt”, false)

Obtendo o controle do documento via código

O controle EmbeddedOpenOffice funciona apenas como um frame de exibição de uma janela componente do LibreOffice. Ou seja, o controle não fornece métodos e propriedades para o acesso ao conteúdo do documento. É, de fato, uma lacuna no desenvolvimento do controle.

Há no entanto, um meio poderoso para obtermos o controle do documento. Fazemos isso através da conexão VB.NET com a instância local do LibreOffice. A partir da conexão (mais especificamente a partir do objeto objDesktop), é possível descobrir o frame do documento através do seu título:

Private Sub listarFrames_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click, Button2.Click
‘**************************
‘* Procedimento para a prova de conceito de uso do controle EmpeddedOpenOffice
‘* Gustavo Buzzatti Pacheco – gbpacheco@prodesk.com.br
‘* Projeto: ODF
‘* 3 de janeiro de 2013
‘************************** ’
Dim objServiceManager As Object
Dim objCoreReflection As Object
Dim objDesktop As Object
Dim vFrames As Object ‘coleção dos frames
Dim objModel As Object ‘modelo do frame
Dim i As Integer ‘índice dos frames
Dim s As String ‘string com o título e o caminho do arquivo

‘Criação da conexão com a instância local do LibreOffice
objServiceManager = CreateObject(“com.sun.star.ServiceManager”)
objCoreReflection = objServiceManager.createInstance(“com.sun.star.reflection.CoreReflection”)
objDesktop = objServiceManager.createInstance(“com.sun.star.frame.Desktop”)

REM queryFrames(4) da interface XFrames busca todos os frames filhos do desktop

s = “”

vFrames = objDesktop.getFrames().queryFrames(4) ‘com.sun.star.frame.FrameSearchFlag.CHILDREN – http://www.openoffice.org/api/docs/common/ref/com/sun/star/frame/FrameSearchFlag.html#CHILDREN

For i = LBound(vFrames) To UBound(vFrames)
objModel = vFrames(i).getController().getModel()
s = s & vFrames(i).Title & ” ” & objModel.getURL() & ” ” & Chr(10) ‘coloca o título e a URL na variável s
Next (i)

MsgBox(s, 0, “Frame Titles”) ‘ mostra o conteúdo da variável s

End Sub

Atenção para os detalhes…

Caso o código com o componente EmbeddedOpenOffice seja executado sem que o LibreOffice tenha sido inicializado antes (via manual ou via quickstart), é possível que você obtenha o seguinte erro:

imagem 4

O problema é derivado de algumas alterações na definição de opções de inicialização do LibreOffice. Já foi documentado no sistema de gerenciamento de bugs do LibreOffice e já está resolvido para a versão  3.6.5.2:

Como contingência (e, também como forma de melhorar o desempenho da inicialização do LibreOffice embutido no código VB.NET), podemos executar o quickstart do LibreOffice via código antes da inicialização do controle EmbeddedOpenOffice em:

C:\Arquivos de programas\LibreOffice 3.6\program\quickstart.exe

O quickstart é um pequeno aplicativo que roda no IconTray do Windows com o objetivo de abrir rapidamente documentos no LibreOffice. Ou seja, uma pré-execução do aplicativo.

imagem 5

Executar o quickstart (mesmo que seja via código) melhorará o desempenho do seu código e evitará a mensagem de erro em versões anteriores à 3.6.5.

Conclusão

O resultado final de um projeto de sistema que incorpore o LibreOffice pode ser algo extremamente útil se considerarmos a grande quantidade de tarefas do usuário que é baseada em documentação (mesmo que seja para algo simples como, por exemplo, a exibição de um documento somente leitura).
Utilizando o controle Ribbon é possível, por exemplo, criar uma barra de acesso aos recursos do aplicativo similar à do Microsoft Office 2010. O trabalho mais simples seria associar cada botão da barra ao seu respectivo comando UNO da API do LibreOffice. O trabalho mais difícil seria gerenciar o acesso aos documentos através de uma estrutura de janelas MDI.
imagem 6
O exemplo fica, então, apenas como uma curiosidade. Se o objetivo é deixar o seu LibreOffice mais bonito, eu sugiro esperar um pouco mais pela versão 4.0, que permitirá a personalização da interface com o Firefox Personas. Curioso? Leia mais aqui.