DevSecOps

29 jan, 2016

Os 10 passos para um bom planejamento

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De maneira meio que tardia, o planejamento tem ganhado mais espaço dentro do processo de comunicação nos últimos anos. O cliente ainda quer ver a ação, o final, o “entregável” e mal entende que o processo de comunicação requer entendimentos, análises e estudos profundos.

O cliente quer ver o blog, mas o planejamento precisa mostrar porquê do blog. Criar um blog no WordPress, um estagiário faz, mas o que vai colocar dentro desse blog? Essa é a pergunta que você, planejamento, precisa responder.

Por isso, elegi aqui 10 passos fundamentais para criar um bom planejamento, mas repare, muito do “fazer um bom planejamento” passa por uma nova postura sua, como planejador.

Metodologia

Bons profissionais de planejamento tem metodologias de como criar o pensamento criativo. Deixe claro para o cliente qual a metodologia a ser usada e o que será entregue ao cliente.

Pesquisa

Bons planejamentos têm embasamentos, mas pesquisa NÃO É PLANEJAMENTO, é uma forma de ter insights e ver para qual caminho seguir.

Estudo

A pesquisa vai trazer muito conteúdo, mas sem um estudo aprofundado desse monte de números e dados, de nada adiantará ter feito pesquisa. Não se pega pesquisa e joga no Power Point/Keynote. Se analisa e se coloca a sua inteligência de estrategista nos dados.

Objetivo

Claro, direto e único. Você não acorda de manhã para ir para o trabalho, ou shopping, ou parque, ou casa de um amigo. Você vai para um lugar, por isso, a marca tem que ir para um lugar único. Objetivos secundários até podem ser interessantes, mas conquiste um, para depois pensar em outros. E lembre-se, planejamento nunca acaba, ele sempre se renova

Renove-se

O planejamento que você fez em 2013 não serve para 2016 e não servirá para 2020. O mundo muda, as pessoas mudam, a comunicação muda, não é você que vai ficar na mesma. O profissional de planejamento precisa estar sempre atento a tudo

Inovação

Essa palavra tem que estar no seu café da manhã. Coma todos os dias. Viva disso, não deixe apenas para a criação inovar. Sente com ela e faça a diferença. Inove sempre. O cliente pode até não fazer a sua ideia, mas ele quer pelo menos ver.

Estratégia

Pense muito antes de mostrar o que deve ser feito. Não faça nada sem mostrar ao cliente qual a estratégia a seguir. E não se incomode em fazer a estratégia que outros fizeram. Esse é um campo onde não muito mais o que “inventar”

Execução

Se preocupe como as coisas vão sair. Não delegue para outras áreas e deixe que as coisas aconteçam sozinhas, pois sem um alinhamento prévio, cada um fará o que vem na sua cabeça e depois, quem vai ser cobrado é você. A execução é mais importante que o pensamento, pois o papel aceita tudo, mas na hora do “vamos ver”, a história é outra.

Humildade

Ser vaidoso nesse campo é perder tempo. Mude de área. Não ache que você é melhor do que ninguém e nem que a sua ideia é sempre a melhor. Defenda e embase seu planejamento e ideias, mas abra a mente para ouvir as pessoas. O estagiário pode ter uma ideia melhor que a sua. Comemore isso!

Resultados

Seja um apaixonado por resultados. Eles garantem seu emprego, sua continuidade no processo e seu crescimento profissional. Envolva o máximo de pessoas da agência no processo e comemore as vitórias com todos, mas ajude nas melhorias e, se perder, isso faz parte do jogo; mas sempre, sempre, faça o seu melhor.

No mais, leia muito! Não deixe que tirem “sarro” de você por usar livros como referência. Seja acadêmico, sim, afinal, os livros ensinam muito mais do que os posts do Facebook.