DevSecOps

27 ago, 2013

Criando uma cultura de desempenho

Publicidade

A comunidade de desempenho está crescendo. Com 17K membros em 46 grupos de encontro, é muito fácil encontrar alguém que se preocupa com o desempenho. Mas e se a sua empresa é nova no mundo dos sites de alto desempenho? Como você pode fazer do desempenho uma prioridade dentro da sua organização? Eu não tenho uma receita garantida, mas aqui estão alguns ingredientes-chave para a criação de uma cultura de desempenho onde você trabalha.

Busque apoio de alto nível

Se você tiver sorte como eu, o seu CEO já está no ônibus do desempenho web. Pode até ter sido ideia deles de se concentrar no desempenho, e você foi recrutado para liderar. Se esse não for o seu caso, você tem que iniciar o seu evangelismo em alto nível. Você pode começar com o CEO, o COO ou, talvez, ou um SVP. A chave é que tem que ser alguém que é líder nas diferentes organizações dentro da sua empresa. A mudança de cultura para se concentrar no desempenho não acontece na engenharia sozinha. Tem que acontecer através de gerenciamento de produto, marketing, vendas e todas as outras partes da empresa. Você precisa identificar quem é o líder chave ou a equipe de liderança, e os animar sobre o desempenho web, e fazê-los acreditar nos benefícios que ele proporciona.

Fale o vocabulário certo

Como engenheiro, você provavelmente já sabe como vender para outros engenheiros. “Otimização” faz os ouvidos de um desenvolvedor se animarem. Falar em termos de regressões reduzidas e menos interrupções faz você ganhar as pessoas em DevOps. Mas você também precisa saber como falar com toda a organização, tanto horizontalmente quanto verticalmente. A equipe de UX gosta de ouvir sobre melhores métricas de usuário (sessões mais longas, mais sessões por mês). O pessoal de finanças quer ouvir sobre a redução de custos operacionais em termos de hardware, consumo de energia e largura de banda do data center. Marketing e vendas acenderão ao ouvirem estudos de caso sobre a duplicação de usuários únicos de um mecanismo de busca de marketing como resultado de um site mais rápido. Certifique-se de usar termos que ressoam com o seu público.

Uma habilidade fundamental na evangelização da alta gerência é saber como falar hierarquicamente – começar com as estatísticas de alto nível e detalhe, se for necessário. Eu vejo muitos engenheiros que começam com os detalhes que muitas pessoas não têm o tempo ou o conhecimento para seguir. Comece mostrando a mediana e salve os gráficos em escala logarítmica na seção “mais slides”.

Escolha o produto certo

Se você já convenceu os executivos seniores a se concentrarem no desempenho, o próximo passo é escolher um produto para se concentrar. Você quer escolher um produto de alta visibilidade, de modo que as vitórias sejam importantes. Mas você não quer escolher o produto principal da empresa. É possível que você possa ter alguns solavancos em suas primeiras incursões na adoção de desempenho web. Além disso, você pode ter que alterar o ciclo de lançamento enquanto você cria métricas e começa testes A/B. Isso é mais difícil de fazer com um produto que é a fonte de dinheiro da empresa. Comece com um produto que está no top 5 ou 10, mas não o 1º.

Escolha a equipe certa

A equipe que você escolher para trabalhar é ainda mais importante do que o produto. Tudo se resume às pessoas, e se a equipe está muito ocupada, tem outras prioridades, ou simplesmente não acredita em WPO (Performance Optimization Web), então você deve passar para outra. Você sempre pode voltar e revisitar essa equipe no futuro.

Eu sempre tenho uma reunião inicial com uma equipe que esteja interessada em trabalhar em desempenho, e eu pergunto quantas pessoas elas podem alocar para se dedicarem a trabalhar no desempenho. Geralmente procuro por pelo menos duas pessoas em tempo integral durante três meses. Às vezes, as equipes acham que é suficiente ter alguém gastando 20% do seu tempo trabalhando em desempenho, mas isso geralmente não tem um resultado positivo. Se esse é o primeiro engajamento da empresa com o desempenho web, você quer certificar-se de escolher uma equipe que tenha a mentalidade e os recursos para se concentrarem no trabalho pela frente.

Escolha a tarefa certa

É fundamental que a primeira otimização de desempenho implementada tenha um impacto significativo. Não há nada mais frustrante do que ter gente animada sobre WPO, mas ter seu trabalho não mostrando nenhuma melhora. Para a maioria dos sites, é bastante simples escolher uma otimização que terá um grande impacto. Lembro-me do estudo de caso de Ismail Elshareef sobre Edmunds.com ficar 80% mais rápido. Ele fala sobre como a primeira tarefa que eles escolheram foi tornar os recursos armazenáveis em cache. Depois de apenas um dia de trabalho, eles empurraram a correção e cortaram o tráfego CDN (Content Delivery Network) em 34%! Esse é o tipo de vitória que você quer ter logo de cara – algo que leva uma pequena quantidade de trabalho e faz uma grande melhoria.

Comece com métricas

Por várias vezes participei de projetos em que as equipes gostaram tanto com as otimizações, que eles começaram a desenvolver correções antes de as métricas estarem disponíveis. Isso é ruim por dois motivos. Sem métricas, você está voando às cegas, então não sabe o real impacto de eventuais correções. Mas, o mais importante, é provável que as primeiras correções que você implementar tenham o maior impacto. Se as métricas não estão no lugar, então você perde a oportunidade de quantificar o seu melhor trabalho! É melhor estabelecer a linha de base quando o site está no seu pior. Ocasionalmente, as equipes não querem fazer isso porque elas estão com vergonha em relação à lentidão do site. Apenas lembre-as o quão feliz os executivos ficarão ao ver um gráfico mostrando o site ficando duas vezes mais rápido.

Identifique sua substituição

Dentro da equipe escolhida, é preciso haver alguém que está alinhado com você para assumir o seu papel. Essa é a pessoa que mantém a equipe focada no desempenho depois que você se mudar para ajudar a próxima equipe. Ela é a única que acompanha os painéis, identifica as alterações que foram implementadas, analisa os resultados dos testes A/B e prioriza as próximas otimizações a serem trabalhadas.

Não é escalável que você seja o único especialista de desempenho na empresa. Você quer construir uma equipe de desempenho virtual que abranja todos os produtos da empresa. No Yahoo!, chamamos essa equipe de SpeedFreaks. Tivemos encontros regulares, uma lista de discussão etc. Foi uma ótima maneira de compartilhar as lições aprendidas entre diferentes equipes e re-energizar o nosso entusiasmo sobre como fazer as coisas mais rápido.

Coloque todos a bordo

Fazer e manter o website rápido exige que todos estejam pensando em desempenho. É importante manter toda a empresa envolvida, e existem várias maneiras de fazer isso. Uma técnica que eu vejo muitas vezes é ter dashboards com atualização em tempo real implementados em diversos locais da empresa . O “Hall da Fama” é outro bom gráfico. Eventualmente, as equipes que estão sempre na pior classificação começarão a se perguntar o que têm que fazer para chegar ao topo. Conseguir tempo durante as reuniões da empresa para analisar o desempenho atual e destacar algumas vitórias é bom. Adição de desempenho (velocidade) para o formulário de revisão de desempenho anual faz todo mundo pensar sobre suas contribuições no passado e planejar sobre como eles podem contribuir no futuro.

Ofereça mais recompensas que punições (abordagem Carrot and stick)

Se você seguir essas dicas, é provável que você comece a ter compromissos de evangelização bem sucedidos e implementação de melhores práticas de desempenho na sua empresa. Depois de trabalhar com as equipes escolhidas, no entanto, também é provável que você encontre uma equipe que simplesmente não está bebendo o ki-suco WPO. Isso é mais provável de acontecer em grandes empresas, onde é mais difícil de criar uma mudança cultural. Se você não consegue convencer essa equipe a aplicar a quantidade certa de foco, uma reação possível é trazer um executivo sênior para comandá-los para tornar o desempenho uma prioridade e fazer o trabalho. Isso pode funcionar no curto prazo, mas irá falhar no longo prazo, e pode mesmo colocá-lo ainda mais atrás do que de onde você começou.

O desempenho é uma forma de pensar. Ele exige vigilância. Quem se sente imposto a ele, provavelmente não vai valorizá-lo, ao contrário, olhará para ele como um incômodo que lhes tirou o foco desejado. Essa pessoa é agora ainda mais difícil de conquistar. É melhor evitar a abordagem do “stick” (castigo) e, em vez disso, usar a “carrot”(recompensa) como motivação – camisetas, bônus, louvor executivo, anúncios na empresa etc. Ninguém gosta da abordagem do “stick” – o time não a aprecia nem você. Todo mundo fica com memórias negativas. A abordagem da “carrot” pode não funcionar no curto prazo, mas deixa aberta a porta para uma re-engajamento mais positivo no futuro.

Seja apaixonado

É provável que você seja o “líder do desempenho” dentro da empresa, ou pelo menos aquele que se preocupa mais em fazer do desempenho uma alta prioridade. Não vai ser fácil colocar todos os outros a bordo. Você não pode entrar nisso dividido. Você tem que estar apaixonada por ele. John Rauser falou (apaixonadamente) sobre isso em Creating Cultural Change, no Velocity 2010. Ele diz que você tem que ser animado, e implacável. Eu concordo.

Criar uma cultura de desempenho em sua empresa é sobre a criação de uma cultura de qualidade. Isso é verdadeiro, porque as melhores (e piores) práticas propagam-se rapidamente em empresas de internet. O código escrito para o produto A é reutilizado pelo produto B. E as pessoas que trabalharam na equipe A se transferem para a equipe C. Se o produto A é construído em uma maneira de alto desempenho, essas melhores práticas são transportadas pelos membros do código e da equipe. Infelizmente, as más práticas também se espalham muito facilmente.

Empresas como Google, Etsy, e Betfair têm ido tão longe a ponto de publicar o seu compromisso com o desempenho. Essa é uma vitória para os seus clientes e para a sua marca. É também uma vitória para a comunidade de desempenho, porque essas empresas são mais propensas a compartilhar suas melhores práticas e estudos de caso. Se a sua empresa está focada em desempenho, por favor, ajude a comunidade através do compartilhamento de suas lições aprendidas. Se a sua empresa não tem um foco no desempenho, espero que estas dicas possam ajudar você a estabelecer o foco em WPO para criar um site que dê uma melhor experiência de usuário, mais tráfego, maior a receita e redução de despesas operacionais.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.stevesouders.com/blog/2013/05/17/creating-a-performance-culture/