Desenvolvimento

24 jun, 2016

Firebase x Parse Server

Publicidade

O Google recentemente liberou uma nova versão do Firebase que fornece uma plataforma unificada para Android, iOS e aplicações web. Painel administrativo, Analytics, autenticação, indexação, laboratório de testes e notificações são algumas das funcionalidades introduzidas na última versão do Firebase. O Parse Server é uma melhor escolha para criação de novos aplicativos ou APIs. Continue lendo para ter uma comparação completa entre ambas as plataformas e descobrir por que o Parse Server continua sendo melhor que o Firebase.

Migração Parse

Ainda existem inúmeras aplicações Android e iOS que ainda utilizam o Parse como seu backend, mas desde que o Facebook decidiu fechar sua plataforma para desenvolvimento de aplicativos, o Parse.com, os desenvolvedores estão em constante busca para alternativas ao Parse. O Firebase é uma das alternativas para a migração, e veja a lista completa abaixo:

Firebase – Funcionalidades

Armazenamento de dados (Data Storage)

O Firebase armazena dados no formato JSON. Os dados JSON ficam disponíveis através de uma API REST ou a partir de bibliotecas de clientes ( client libraries ). Os dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados de qualquer local do mundo.

Sincronização de dados em tempo real (Real time data Sync)

O Firebase é projetado a partir de um modelo de observador (model-observer scheme) e é extremamente útil para aplicativos interativos. Qualquer alteração nos dados feitas no servidor é atualizada para os clientes cadastrados em tempo real. Os dados sincronizam quase que instantaneamente nos dispositivos cliente.

Autenticação e segurança

É uma plataforma cruzada para APIs, tanto para Android como iOS. A plataforma também suporta JavaScript através de uma API altamente segura. As autenticações por meio de Twitter, Facebook e Google estão validadas.

Base de dados central

Os usuários do Firebase não necessitam se preocupar quanto ao armazenamento de dados. A partir de uma base de dados centralizada, o Firebase pode atualizar todos os usuários com dados em tempo real. O Google está apoiando o Firebase de uma forma similar à que o Facebook suportou o Parse.

Entretanto, como o Facebook decidiu fechar sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos Parse, foi criado o Parse Server, que é uma versão open source da plataforma original. Abaixo são detalhadas algumas funcionalidades do Parse Server.

Parse Server – Funcionalidades

O Parse Server é a versão open source do Parse e é apoiado por uma comunidade de milhares de desenvolvedores ao redor do mundo. Na verdade, o Parse Server aprimorou as deficiências presentes no Parse e manteve suas excelentes características. O Parse Server pode ser hospedado diretamente por seus usuários em servidores próprios ou a partir de serviços de hospedagem profissional, tais como www.back4app.com e www.stamplay.com. A utilização do Parse Server como plataforma de desenvolvimento pode aumentar a produtividade do desenvolvimento de forma exponencial, e aplicativos Android e iOS podem ser desenvolvidos muito mais rapidamente.

Fácil implantação

A infraestrutura do Parse Server roda em Node.js e suporta Express Web App Framework. Uma vez que os dados estão disponíveis na base de dados, o usuário não necessita de qualquer alteração significativa no código do aplicativo (Client Code) para rodar as aplicações.

Armazenamento de dados

O Parse utiliza a base de dados MongoDB para armazenar dados e Amazon S2 para armazenar arquivos. O Parse Server aprimorou as funcionalidades da base de dados, tais como performance, backup de dados e indexação. Com o Parse Server, os usuários podem optar por um sistema de arquivo à sua escolha. Esses arquivos JSON podem ser importados sempre que necessário. O Parse apresenta um limite para o número de consultas, funções em nuvem (cloud codes) e gatilhos de bando de dados, mas essas limitações foram removidas na versão open source.

Pointer Permission

O Parse Server conseguiu garantir a segurança de dados sem alterar o código do cliente. O Pointer Permission é uma das mais recentes atualizações para o Parse Server e está disponível em sua última versão.

Dashboard

O Parse é particularmente conhecido por seu painel de controle, e o Parse Server tem todas as funcionalidades do dashboard original. O painel de controle permite aos usuários gerenciar e configurar seus aplicativos e enviar push notifications.

Live Queries

Os usuários não precisam fazer as mesmas consultas cada vez que precisam de dados. Os usuários podem construir uma consulta, e o Parse Server irá buscar os dados em tempo real, sempre que houver alterações de dados.

Vendor Lock In

A principal vantagem do ambiente de desenvolvimento open source é que os desenvolvedores têm controle total sobre o código-fonte. Eles têm o poder de migrar os dados para diferentes plataformas sempre que necessitarem.

O Parse Server tem estabilidade a longo prazo em comparação a qualquer plataforma apenas baseadas em tecnologia proprietária de seus desenvolvedores. Sem dúvida, com uma comunidade forte e plataforma de código aberto e muita rica em recursos, o Parse Server é, sem dúvida, uma melhor alternativa em comparação ao Firebase para desenvolvimento de aplicativos Android, iOS ou web.

Comparação Firebase x Parse Server

O Firebase e o Parse Server podem hospedar aplicações Android, iOS e web, mas o Parse Server apresenta as principais funcionalidades do Firebase e inúmeras outras vantagens não presentes na plataforma do Google.

Os usuários do Firebase não terão acesso completo ao seu código-fonte, e a propriedade IP de componentes de aplicativos é negada.

  • Os usuários do Firebase não terão acesso ao código-fonte gerado, e a propriedade intelectual dos componentes não será do desenvolvedor.
  • As Rest APIs não podem ser implementadas de forma tão rápida quanto no Parse Server.
  • A migração de dados não é tão fácil como no Parse Server.
  • Parse Cloud Code é muito superior em comparação à versão mais recente do Firebase.
  • O Firebase apresenta Vendor Lock In.

A tabela abaixo mostra um comparativo detalhado.

tabela