Desenvolvimento

6 nov, 2014

DevOps – Aproveitando o melhor dele

Publicidade

Então, como exatamente você alavanca uma estratégia DevOps? Por exemplo, digamos que a sua organização esteja presa a uma abordagem Waterfall muito sequencial, mas pesada para o desenvolvimento de software que está desperdiçando seu precioso dinheiro e diminuindo a produtividade. Vamos destacar, a seguir, algumas dicas de estratégia que cada líder empresarial precisa levar em consideração à medida que inicia o caminho da adoção de DevOps.

devops-1

Faça com que os executivos participem ativamente

Sejam quais forem os passos que a sua organização assumir no caminho do DevOps de liberar software mais rápido, de forma mais eficaz, e fazer deploy, será exigido o apoio de sua equipe sênior de gerenciamento de nível. Explique as vantagens do DevOps de forma clara e simples, com termos que a equipe executiva possa compreender com facilidade. Forneça um esboço de como DevOps e computação em nuvem podem poupar em ROI e levar o seu novo aplicativo móvel para as mãos dos clientes de forma mais rápida e eficaz e com maior qualidade.

Reúna empresários de Desenvolvimento e Operações e organize uma demonstração de alguns testes e automação de ferramentas baseadas em nuvem que possam demonstrar a redução de custos. Isso pode e, provavelmente, deve envolver uma série de reuniões. Marque vários almoços semanais e aprendizados para a equipe executiva. Seja criativo, mas garanta que a mensagem chegue por aquele DevOps seja sobre como economizar o tempo e o dinheiro da organização!

Construa um roadmap para DevOps

Para implementar o DevOps efetivamente, você precisa organizar a sua estratégia e definir o escopo e a abordagem. No processo, pergunte a si mesmo o que seria o estágio final, o que você deseja alcançar em 3 meses, 6 meses, 1 ano, 5 anos? Obviamente, você quer produzir produtos e serviços de maior qualidade, de forma mais rápida e eficiente, mas você vai precisar criar um contexto aí. Para monitorar seu progresso no caminho para DevOps, preste atenção a estes KPIs:

  • Tempo para configurar um ambiente
  • Tempo entre a solicitação de uma mudança e a liberação
  • Número de deploys por semana ou mês
  • Tempo médio para resolução

Conforme você organiza seu roadmap, fique de olho em casos de uso que outras organizações têm feito. Tenha em mente também que o seu roadmap vai se relacionar com pessoas, processos e tecnologias que trabalham em uníssono e em harmonia. É para ser um documento dinâmico, não estático escrito em pedra. Mantenha-o atualizado e interagindo frequentemente conforme você e sua equipe desenvolvem novos insights.

devops-2

Transformando a cultura

DevOps não se trata apenas de tecnologia, mas sim de pessoas e processos. Trata-se de uma colaboração e uma comunicação eficazes em toda a organização. Tudo isso leva para a importância da cultura e das práticas culturais. Velhos hábitos custam a morrer e se a sua organização estiver mergulhada nas abordagens tradicionais para o desenvolvimento de software há muito tempo, mudar vai, obviamente, levar mais tempo.

Como uma fonte disse muito bem: “Você não pode alterar diretamente a cultura. Mas você pode mudar o comportamento, e o comportamento se torna cultura”. Comece criando um ambiente no qual a inovação e o brainstorm são práticas bem-vindas. Recompense as pessoas por suas ideias. Promova um concurso de inovação mensal, fornecendo um almoço livre ou uma quantia em dinheiro de presente para quem encontrar a melhor solução para um processo manual e demorado.

devops-3

Automatize, automatize, automatize!

O benefício de automatizar o processo de testes e o de deploy dificilmente precisa de explicação. Com apenas alguns cliques, uma ferramenta de integração contínua irá executar uma série de testes unitários, fazer o deploy do código para um novo servidor e, em seguida, realizar uma série de testes de integração. A conclusão óbvia é que a automação de integração contínua reduz os custos e aumenta a eficiência para que os desenvolvedores possam focar seu tempo escrevendo código em vez de rastreamento e correção de bugs.

Desenvolver a capacidade de automatizar a infraestrutura de uma organização pode parecer a mais difícil das tarefas, e é nesse ponto que as empresas costumam virar o seu pior inimigo. No entanto, existe um número significativo de ferramentas de automação no mercado agora que pode ajudar a fazer a sua construção, o seu teste, monitoramento e processo de deploy eficiente e eficaz.

Perceba que DevOps leva tempo

Não existe uma solução rápida para criar um ambiente DevOps; é preciso tempo para fazer com que as principais partes interessadas entrem no clima e mudem as políticas e as práticas. Seja persistente, e os dividendos vão compensar!

devops-4

O DevOps é uma transformação épica no mundo da TI que está criando uma série de novas oportunidades para as empresas se tornarem mais ágeis e eficientes na entrega de seus produtos e serviços. Se seguidas, as estratégias anteriores podem poupar drasticamente uma quantidade significativa de tempo e dinheiro da sua organização, melhorando a eficiência em todos os níveis. O trem do DevOps está deixando a estação, mas não é tarde demais para conseguir embarcar  nele. Comece hoje mesmo a ver as diferenças que o DevOps pode fazer no nível e na qualidade de suas práticas de negócio.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/08/26/devops-getting-the-most-from-it/