Desenvolvimento

2 jun, 2014

Design de software orientado a objetos – uma introdução

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Na última terça-feira, dia 27/05, ocorreu um hangout onde diversos desenvolvedores discorreram sobre um tema que, para muitos, ainda é desconhecido. Na ocasião, abordamos o design de uma forma abrangente e, através da definição de princípios e padrões de design, fizemos uma introdução ao tema.

Com o tema introduzido, seguiremos com uma trilha de hangouts mais específicos, onde cada um dos princípios de design serão abordados individualmente, enfatizando e exemplificando sua utilização e as consequências que um bom design podem trazer para o software orientado a objetos.

Com a participação de Augusto Pascutti, Daniel Ribeiro, Henrique Moody, Ivo Nascimento, João Batista Neto, Nelson Senna do Amaral e Rômulo Augusto Santos, a pauta do hangout foi a seguinte:

  1. O que é design orientado a objetos?
  2. O que são os princípios de design S.O.L.I.D., como, quando e onde utilizá-los?
  3. Quais os grandes benefícios que princípios trazem para o código orientado a objetos.

A gravação do hangout pode ser vista abaixo:

O próximo hangout da série, está previsto para terça-feira, dia 03/06, onde começaremos a abordar os princípios de design S.O.L.I.D. de forma mais aprofundada, descrevendo, ilustrando e exemplificando cada um dos 5 princípios de design de software orientado a objetos.

Se gostou do primeiro, não deixe de acompanhar toda a série!