Carreira Dev

22 jul, 2015

Como tirar melhor proveito de desenvolvedores remotos

Publicidade

Caro leitor,

Este tipo de conversa ocorre via e-mail comigo pelo menos uma vez por semana:

Headhunter: Estou procurando o melhor programador PHP disponível. Você conhece alguém que se encaixe neste perfil?

Eu: Sim, eu sei de alguém que no momento procurando novas oportunidades, e é incrível; no entanto, ele não está disposto a sair de seu trabalho atual. Você está disposto a considerar um trabalhador remoto?

Headhunter: Não!.

Eu: Desculpe, você é quem vai perder.

Se você está realmente procurando os melhores desenvolvedores de PHP do mercado e não quer considerar um trabalhador remoto, realmente não está pensando seriamente sobre encontrar o melhor programador; você quer simplesmente o que for mais conveniente.

Mesmo nesta economia, o melhor profissional já tem um emprego. Mais do que apenas um trabalho, eles têm um estilo de vida e expectativas de que, onde quer que trabalhem, vão manter esse estilo de vida. Eles gostam de seu equilíbrio trabalho/vida e não estão nem um pouco interessados ​​em deixar de lado o tempo com sua família. Se você quiser atrair essas pessoas, tem que estar disposto a entender que elas só se interessarão por aquilo que também as atenda. Este é o mundo em que vivemos. Ninguém quer passar uma hora ou mais por dia pendurado no trabalho quando poderia facilmente gastar esse tempo com sua família. Eles querem desfrutar de sua família, mas também querem construir a sua aplicação; desenvolvedores realmente querem fazer seu trabalho.

Se concordar com esse arranjo, o que você ganha em troca? Você começa tendo um desenvolvedor produtivo. Não era isso o que você realmente estava procurando? Alguém que pode chegar e fazer o trabalho; um programador motivado que pode criar o aplicativo que você ou sua alta gerência quer, sem perda de tempo.

Aqui está uma lista de verificação para ajudá-lo a encontrar esse profissional. Quando você puder marcar todos esses itens, estará pronto para gerenciar equipes remotas.

  • Lidere o trabalho a partir de um local remoto, pelo menos uma vez por semana.
  • Pesquise as ferramentas de trabalho remotas que você quer que seus desenvolvedores usem e certifique-se de que todos os desenvolvedores tenham acesso a elas.
  • Mostre as vantagens do trabalho remoto de seus desenvolvedores para a administração da sua empresa, mesmo que ela esteja cansados ​​de ouvir falar sobre isso.
  • Prepare um relatório para seus superiores uma vez por trimestre que detalha o quanto foi poupado em termos de espaço no escritório, recursos e serviços públicos etc. vs. o subsídio de conectividade você dá a cada trabalhador remoto.

Para os desenvolvedores que gostam desse estilo de vida, trabalhar remotamente os deixa felizes. Sim, eles requerem alguma atenção extra de sua parte, mas desenvolvedores felizes formam equipes mais produtivas. Não é o seu trabalho como gerente espremer toda a produtividade da sua equipe o quanto puder? Então o que você está esperando? Chute-os para fora do escritório!

Até a próxima,

= C =

***

Cal Evans faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.calevans.com/2009/07/29/remote-developers/