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1 ago, 2016

Aplicativos mobile  – a primeira impressão

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Você sabia que leva de três a cinco segundos para alguém formar uma primeira impressão?

A maioria dos estudos mostra que as primeiras impressões são moldadas nos poucos segundos em que as informações são exibidas. E tudo indica que essa situação não vai mudar.

Não é novidade para ninguém que a primeira impressão é um ponto chave para um aplicativo mobile. Assim como qualquer outra coisa, seu aplicativo não tem uma segunda chance para fazer uma “nova” primeira impressão. Há apenas uma chance de influenciar alguém para se tornar um usuário, porque se você não fizer o “dever de casa” direito, pode apostar (com 80% de certeza) que não vai ter volta.

Vou apresentar algumas soluções simples  –  mas muito práticas  –  para ajudar a causar uma boa impressão.

Tela de abertura (Splash)

A tela de abertura já fornece ao usuário um feedback imediato de que o aplicativo foi iniciado e está sendo carregado. Tanto o Google como a Apple (*) sugerem que usem a tela de abertura para melhorar a experiência do usuário simulando o tempo de carregamento.

* Apple chama a tela de abertura de Launch Screen, muda o nome mas a finalidade/conceito é o mesmo.

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Splash Screen Motion by Hoang Nguyen

Como funciona?

O sistema deve exibir a tela de abertura instantaneamente quando o usuário inicia o aplicativo e mantê-la visível até o aplicativo estar totalmente pronto para o uso. Essa tela deve ser visível durante um pequeno período de tempo (menos de 10 segundos) enquanto o aplicativo carrega os recursos para seu funcionamento. Se por acaso seu aplicativo leva mais de 10 segundos para o carregamento dos recursos, melhor usar indicadores de progresso. Você deve sempre indicar –  de forma clara  –  aos usuários quanto tempo eles vão precisar esperar para usar o aplicativo.

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Acceleration ball by bai673747588

Onboarding

A sacada do onboarding é mostrar apenas o que os usuários precisam saber para começar usar –  nada mais, nada menos.

Quando usar Onboarding?

  • Em atualizações (com novas funcionalidades)
  • Explicações de gestos específicos e desconhecidos para a maioria dos usuários
  • Funcionalidades complexas
  • Interação com inserção de dados (login/senha)

NUNCA esquecer de fornecer aos usuários a opção de ignorar/pular essa apresentação.

Tenho um artigo explicando melhor o conceito de Onboarding.

Experimentar antes de comprar

Os usuários são mais propensos a se inscrever/fornecer informações pessoais quando um produto entrega valor e oferece uma experiência de uso positiva. Isso é bom para construir uma base  –  de confiança -  com usuários satisfeitos com o seu produto.

Os aplicativos que forçam o usuário a cadastrar uma conta antes de usar geram frustração e uma taxa de abandono de 85%.

Analytics

Você deve usar a análise desde o primeiro dia a fim aumentar a taxa de retenção do seu aplicativo e ver como seu usuário interage. Isso ajuda a descobrir se a abordagem escolhida é a melhor solução para atrair usuários e se o seu aplicativo entrega valor.

Você deve está se perguntando  –  “WTH? O que eu devo analisar?”. Dentro da abordagem que foi feita neste artigo, vou deixar cinco sugestões simples como base.

  • Porcentagem de usuários que concluíram as telas de onboarding
  • Porcentagem de usuários que optaram por ignorar as telas de onboarding
  • Tempo gasto entre as telas de onboarding
  • Porcentagem de usuários que abriram o app e foram embora
  • Porcentagem de usuários cadastrados x usuários visitantes

Concluindo

Não há nenhuma solução mágica para a criação de uma “experiência de primeira impressão” perfeita, mas uma coisa é certa  –  a primeira impressão é tudo. Faça seus usuários se sentirem no centro das atenções. Remova todos os obstáculos para o uso do produto/serviço.

Referências

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