Android

16 ago, 2016

5 dicas para ajudar você a melhorar a monetização do jogo como serviço

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Este artigo é do Android Security Team. Ele foi escrito por Moonlit Wang e Tammy Lev. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.  

No mundo de hoje do jogo como serviço no mobile, o valor do tempo de vida de um jogador é muito mais complexo, onde a receita agora é a soma de muitas micro transações em vez de uma única compra como nos jogos de console tradicionais.

Claro que você não precisa de um modelo estatístico sofisticado para entender que quanto mais tempo um jogador investe em seu jogo, e quanto mais dinheiro gasta, maior seu LTV. Mas como você pode projetar e melhorar a monetização como um desenvolvedor de jogos para mobile? Aqui estão 5 dicas para ajudar você a melhorar a monetização do jogo como serviço, com exemplos de boas práticas do editor de jogos móveis, Kongregate:

  1. Acompanhe as métricas de comportamento do jogador que tem uma correlação forte e positiva com LTV

  • Retenção D1, D7, D30 indica quão bem um jogador casual pode ser convertido em um fã comprometido.
  • Duração e frequência da sessão medem o engajamento do usuário e quão divertido o jogo é.
  • Taxa de conclusão é um marco importante que pode medir e identificar o churn.
  • Comprador e conversão em compra repetida representam o segmento de usuário mais valioso.
  1. Otimize para compromisso em longo prazo e encante seus melhores jogadores

Retenção é a primeira métrica que pode distinguir grandes jogos de games medíocres. Jogos com taxas de retenção mais elevadas em todo o ciclo de vida do usuário rentabilizam melhor consistentemente. Retenção é rei e, mais importante, a retenção em longo prazo deve ser priorizada. Portanto, ao projetar o seu jogo, tenha o objetivo de criar uma experiência sofisticada e envolvente para encantar os seus fãs mais dedicados.

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Este gráfico mostra a retenção de jogos/apps de sucesso ao longo do tempo

  • Ao considerar a retenção em longo prazo, concentre-se em alcançar um D30 forte, mas também olhe para além dos primeiros 30 dias. Meça a retenção de longo prazo, avaliando as seguintes taxas: D30 a D60, D30 a D90 e D30 a D180. Quanto maior a taxa, mais contagiante seu jogo é em longo prazo, o que irá aumentar o seu LTV.
  • Os jogadores estão dispostos a pagar uma quantia fixa de dinheiro por hora de “diversão”, então pense sobre as atualizações ao projetar seu jogo, para tornar o conteúdo rico e divertido para aqueles que vão jogar em níveis muito elevados e passar a maior parte do tempo dentro de seu jogo; não trave seus jogadores ou dificulte a sua progressão no jogo.
  • Use o Google Play Games Services – Funnel Report para ajudar a monitorar as diferentes taxas de conclusão de marcações em seus jogos, para que possa identificar pontos de abandono e reduzir o churn.
  1. Aumente a conversão de compradores através de ofertas direcionadas

A conversão do comprador de primeira vez é mais importante para taxa de churn cair significativamente após essa primeira compra, mas permanece relativamente estável, independentemente do montante gasto. Além disso, o comportamento de compra do passado é a melhor previsão de compras futuras. Encontre a sua primeira vez e a taxa de conversão do comprador constante diretamente no Developer Console.

  • Use o teste A/B para encontrar o preço que irá maximizar sua receita total. Diferentes pessoas têm disposição diferente para pagar por um determinado produto e o equilíbrio entre preço e quantidade é diferente para diferentes produtos, por isso não reduza os preços cegamente.
  • Configure sua experiência no jogo, bem como as ofertas de compra no aplicativo baseadas na probabilidade prevista do jogador em gastar usando a API Player Stats, que prevê o churn dos jogadores e os gastos.

Por exemplo, no jogo Spellstone, do Kongregate, testar dois pontos de preços para uma promoção chamada Shard Bot, que fornece aos jogadores uma “drip” diária de Shards (a moeda premium) por 30 dias, mostrou que os jogadores tinham uma preferência muito mais forte para o preço mais elevado do pacote. O primeiro pacote, Shard Bot, ao preço de US$ 4, garantia aos jogadores 5 shards diários, e o segundo pacote, o Super Shard Bot, foi fixado ao preço de US$ 8, e os jogadores teriam 10 shards diários concedidos.

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Duas semanas de teste, e o resultado mostrado foi a preferência pelo pacote mais caro, o que também gerou mais receita

Kongregate decidiu manter o Super Shard Bot de maior preço na loja, embora ambos os pacotes tenham resultado em taxas de retenção muito semelhantes:

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  1. Assim como quais características de monetização implementar, leve em consideração por quê, quando e como fazer

  • Por quê: “Intenção do comprador” é o mais importante. Qualquer item com um preço deveria servir para reforçar os seus jogadores na experiência no jogo. Por exemplo, um novo mapa, um novo poder, algo emocionante e adicional para a livre experiência. Não bloqueie seus jogadores com um item que tem apenas a opção de compra, usuários felizes significam mais tempo gasto com no seu jogo, o que levará a maior receita. Eduque os usuários presenteando-os com alguns produtos premium gratuitos e moedas durante o tutorial, e permita que eles experimentem o benefício primeiro.
  • Quando: Ofereça promoções com base em quando os usuários possam precisar delas. Se seu IAP é continuar o jogo após o tempo limite, então você deve mostrar exatamente quando o temporizador termina. Se seu IAP é oferecer equipamentos premium, então você deve mostrar quando os usuários preparam os seus personagens. A oferta deve ser relevante pelo contexto, de tal forma que o conteúdo deve atender à situação e às necessidades atuais do jogador no game. Em particular, pacotes para iniciantes ou promoções para novos compradores precisam ser bem cronometrados. Os jogadores precisam entender o valor e a importância de todos os itens antes de serem apresentados à promoção. Se aparecer muito cedo, os jogadores não se sentirão compelidos a comprar. Se aparecer tarde demais, a oferta não vai ser atraente o suficiente. O Starter Pack deve aparecer dentro da terceira à quinta sessão desde a instalação, dependendo do seu jogo. Além disso, limitar a sua disponibilidade em 3 a 5 dias fará com que os jogadores tomem uma decisão de compra mais rápida. Por exemplo, o pacote inicial do BattleHand aparece em torno da quarta sessão, ele está disponível por 36 horas e contém os seguintes itens para ajudar os jogadores em todas as áreas do jogo: cartões poderosos que têm um efeito imediato na batalha; materiais de alta raridade para atualizar seu deck de cartões; uma quantidade generosa de moeda fraca que pode ser usada em todas as áreas do jogo; uma quantidade generosa de moeda forte para que os jogadores possam comprar itens da loja premium; materiais raros de atualização para heróis.

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Exemplo da oferta do pacote inicial no BattleHand

Graças à força da promoção, mais de 50% dos jogadores escolhem o Starter Pack, em vez das ofertas de gemas regulares:

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  • Como: Há muitas maneiras para implementar conteúdo premium e bens em seu jogo, como power-ups, personagens, equipamentos, mapas, dicas, capítulos etc. Os dois modelos de monetização de maior impacto são:

Gacha – Há muitas maneiras de fazer, apresentar e equilibrar gacha, mas a chave é ter recompensas aleatórias, que lhe permitem vender itens extremamente poderosos que os jogadores querem sem ter que cobrar preços muito altos pela compra.

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Exemplo de recompensas aleatórias nas caixas do Raid Brigade

LiveOps – O conteúdo por tempo limitado em uma cadência regular também vai criar oportunidades muito atraentes para os jogadores se envolverem ainda mais com o jogo e investir no game. Por exemplo, Adventure Capitalist vem lançando regularmente eventos temáticos limitados com uma rotação com o conteúdo permanente, a sua própria progressão, conquistas e promoções IAP.

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Exemplo de evento programado para o Adventure Capitalist

Através dessa iniciativa, o jogo tem visto aumentos regulares, tanto em engajamento e quanto em receitas durante os tempos dos eventos, sem afetar os períodos sem evento:

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Eventos programados aumentam drasticamente o envolvimento e as receitas, sem baixar a média da linha de base ao longo do tempo

  1. Leve em conta os preços locais e os modelos de preços

Assim como as pessoas têm diferentes disposições para pagar, mercados distintos têm diferentes poderes de compra.

Teste qual preço faz sentido para os consumidores locais em cada mercado importante. Não basta aplicar um desconto padrão, encontre os pontos de preços que maximizam a receita total.

Considere preços promocionais, mas lembre que eles não funcionam em todos os lugares. Por exemplo, nos Estados Unidos, os preços sempre terminam em $x.99, mas isso não é o caso do Japão e da Coreia, onde os números redondos são usados. Preços de acordo com as normas locais para os clientes indicam que você se importa e projetou o jogo com eles em mente. O Google Developer Console agora aplica automaticamente as convenções de preços locais de cada moeda para você.

Confira a história do desenvolvedor Android da desenvolvedora de jogos Divmob, que melhorou em três vezes a monetização do seu game simplesmente através da adoção de estratégias de preços sub-dólar. Além disso, aprenda mais sobre melhores práticas para construir para bilhões para obter mais dicas sobre monetização.

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Este artigo é do Android Security Team. Ele foi escrito por Moonlit Wang e Tammy Lev. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode conferir o original em: http://android-developers.blogspot.com.br/2016/08/5-tips-to-help-you-improve-game-as-a-service-monetization.html