Esta é a versão C# do artigo que mostra como usar o Fluent NHibernate e o NHibernate 4.0 para criar uma aplicação que realiza o login e faz o registro de um novo usuário no banco de dados PostgreSQL, mostrando também como realizar as operações CRUD de manutenção dos usuários usando o padrão Repository.
Na segunda parte deste artigo criamos os formulário de login e registro e implementamos as funcionalidades de login do usuário e registro de um novo usuário. Agora vamos continuar criando o formulário de manutenção de usuário, onde iremos implementar a localização, alteração e exclusão de usuários.
Abra o projeto ControleUsuarios no Visual Studio 2013 for Windows desktop e, a seguir, clique no menu PROJECT e selecione Add Windows Forms.
Informe o nome frmManutencao e clique no botão Add. A seguir, a partir da ToolBox inclua os seguintes controles no formulário frmManutencao:
- 1 GroupBox – Text =Manutenção de Usuário
- 5 Label
- 4 TextBoxes – txtId, txtNome, txtLogin, txtSenha
- 1 Combobox – cboStatus
- 1 ErrorProvider
- 4 Buttons – btnLocalizar, btnAlterar, btnExcluir e btnSair
Disponha os controles conforme o leiaute da figura abaixo:
Esse formulário será chamado a partir do formulário frmMenu no evento Click do botão Área Segura:
O código para abrir o formulário frmManutencao é visto a seguir:
private void btnAdmin_Click(object sender, EventArgs e) { frmManutencao frmManu = new frmManutencao(); frmManu.Show(); }
1. Localizando Uuários
No código do formulário vamos primeiro incluir uma declaração para referenciar o projeto Repositório e a pasta Entidades:
using Repositorio; using Repositorio.Entidades;
A seguir, no evento Click do botão Localizar, digite o código abaixo:
rivate void btnLocalizar_Click(object sender, EventArgs e) { errorProvider1.Clear(); if (txtNome.Text == string.Empty) { errorProvider1.SetError(txtNome, "Informe o nome do usuário"); return; } try { UsuarioRepositorio usuarioRepo = new UsuarioRepositorio(); Usuario _usuario = new Usuario(); _usuario = usuarioRepo.LocalizarPorNome(txtNome.Text); if ((_usuario == null)) { MessageBox.Show("Usuário não localizado", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning); } else { txtID.Text = _usuario.Id.ToString(); txtLogin.Text = _usuario.Login; txtSenha.Text = _usuario.Senha; cboStatus.Text = _usuario.Status.ToString(); } } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Erro ao cadastrar " + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning); } }
Este código, após realizar a validação da caixa de texto : txtNome, crie uma instância da classe UsuarioRepositorio e da classe Usuário.
A seguir, usamos o método LocalizarPorNome() da classe UsuarioRepositorio para localizar o usuário pelo seu nome. Se o usuário for localizado, então, atribuímos os valores às caixas de texto.
Nota: o código do método LocalizarPorNome() deverá ser incluído na classe UsuarioRepositorio conforme o código abaixo:
public Usuario LocalizarPorNome(string nome) { try { using (ISession session = SessionFactory.AbrirSession()) { return (from e in session.Query<Usuario>()where e.Nome.Like(nome) select e).FirstOrDefault(); } } catch (Exception ex) { throw ex; } }
2.Alterar usuários
No evento Click do botão Alterar, digite o código abaixo:
private void btnEditar_Click(object sender, EventArgs e) { errorProvider1.Clear(); if (txtNome.Text == string.Empty) { errorProvider1.SetError(txtNome, "Informe o nome do usuário"); return; } if (txtLogin.Text == string.Empty) { errorProvider1.SetError(txtLogin, "Informe o login do usuário"); return; } if (txtSenha.Text == string.Empty) { errorProvider1.SetError(txtSenha, "Informe a senha do usuário"); return; } try { UsuarioRepositorio usuarioRepo = new UsuarioRepositorio(); Usuario _usuario = new Usuario(); int codigo = Convert.ToInt32(txtID.Text); _usuario.Nome = txtNome.Text; _usuario.Login = txtLogin.Text; _usuario.Senha = txtSenha.Text; _usuario.Status = Convert.ToChar(cboStatus.Text); _usuario.Id = codigo; usuarioRepo.Alterar(_usuario); MessageBox.Show("Usuário alterado com sucesso", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Erro ao alterar o usuário " + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning); } }
Este código, após realizar as validações das caixas de texto : txtNome, txtLogin e txtSenha, cria uma instância da classe UsuarioRepositorio e da classe Usuário.
A seguir, atribui os valores digitados nas caixas de texto aos valores das propriedades do objeto _usuario e usa o método Alterar() do Repositório para alterar o usuário.
3. Excluir usuários
No evento Click do botão Excluir, digite o código abaixo:
private void btnExcluir_Click(object sender, EventArgs e) { try { UsuarioRepositorio usuarioRepo = new UsuarioRepositorio(); Usuario _usuario = new Usuario(); int codigo = Convert.ToInt32(txtID.Text); _usuario = usuarioRepo.RetornarPorId(codigo); usuarioRepo.Excluir(_usuario); MessageBox.Show("Usuario excluido com sucesso", "OK", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Erro ao excluir o usuário " + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning); } }
Este código cria uma instância da classe UsuarioRepositorio e da classe Usuário e obtém o valor do Id da caixa de texto txtId, atribuindo-a à variável código.
A seguir, usando o objeto usuarioRepo, usamos o método BuscarPorId() passando o código obtido para localizar o usuário.
Depois usamos o método Excluir da classe UsuarioRepositorio para excluir o usuário.
Executando o projeto teremos:
Pegue o projeto completo aqui: ControleUsuariosFinalCSharp.zip (sem as referências).