Data

13 fev, 2014

Utilizando itens no Oracle APEX

Publicidade

Olá, pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre um princípio básico do Oracle APEX: os itens. A ideia deste artigo é auxiliar aqueles que estão iniciando a utilizar o Oracle APEX. Um item é uma parte de um formulário HTML e pode ser do tipo TextField, TextArea, Checkbox, Radio Button, Select List, Popup LOV, dentre outros tipos. Em geral, o item está associado a uma página na qual ele é exibido.

LL1

Formas de declarar os itens

Existem duas formas de declarar um item:

  • Itens de páginas são locais onde o usuário pode inserir informações através de um objeto HTML (Text, Textarea, Checkbox, Radio Button, Select List dentre outros).

Para criar um novo basta clicar com o botão direito sobre o nome da região que ele deverá ficar e selecionar “Create Page Item”:

LL2

  • Itens de aplicação não estão associados diretamente a uma página e não podem ser alterados diretamente através de interface pelo usuário. Entretanto, podem ser considerados como variáveis globais da aplicação.

Para criar um novo item global, vá em “Shared Components” > “Application Items”:

LL3

Nomeclatura

A boa prática de desenvolvimento rege que todos os itens devem conter o número da página no início de sua descrição, P<Número da Página>_<Nome do Item> por exemplo: P1_LOGIN, P101_SENHA e etc.

  • O nome do item deve ser único dentro da aplicação;
  • Não é case sensitive;
  • Não deve ter mais que 30 caracteres;
  • Apenas caracteres da tabela ASCII podem ser utilizados.

Atribuindo valores

A forma mais comum de atribuir valor a um item é submetendo uma página na qual o item se encontra. Durante esse processo, o APEX automaticamente captura os valores fornecidos pelo o usuário no formulário e atualiza no item, então esse valor pode ser acessado por qualquer outro ponto da aplicação.

Também é possível atribuir um valor ao item utilizando a API core do APEX. Este tipo de comando é geralmente utilizado para atribuir valores aos itens em tempo de execução de qualquer código PL/SQL.

declare

begin

apex_util.set_session_state(p_name => 'P78_CONTA_CONTABIL',p_value => '10.01.0001');

end;

Recuperando valores

Todos os itens podem ser acessados e alterados em qualquer lugar do sistema a qualquer momento enquanto durar a sessão do usuário. Por exemplo, é possível recuperar o valor do item ‘senha da página de login’ utilizando os seguintes comandos:

  • v(‘P101_LOGIN’) – Utilizando em áreas PL/SQL do APEX e em objetos que são compilados diretamente no banco de dados.

LL4

Também é possível utilizar a função NV(‘ITEM’) para itens com conteúdo numérico.

  • &P101_LOGIN. – Utilizado como variáveis de substituição em áreas HTML ou Javascript.

LL5

  • :P40_STATUS_BUSCA – Utilizado como bind variable em áreas PL/SQL, exceto em objetos compilados no banco de dados.

LL6

Os conteúdos dos itens são válidos enquanto a sessão estiver ativa.

Pessoal, este  artigo demonstrou de forma resumida e simples como utilizar a funcionalidade mais básica e importante do APEX: os Itens.

Até mais!