Carreira Dev

28 jul, 2014

Prepare-se para a entrevista do Oracle Exadata

Publicidade

Com este artigo, você pode se preparar para a entrevista do Oracle Exadata.

***

Quais são as diferentes configurações do Exadata?

A configuração do Exadata Appliance vem como um Full Rack, Half Rack ou Quarter Rack.

O Full Rack X2-2 tem 6 CPUs por nó com processadores Intel Xeon 5670 e um total de 8 nós de servidor de banco de dados. Esses servidores têm 96GB de memória em cada nó. Um total de 14 células de Storage Servers se comunicam com o armazenamento e leva os dados solicitados do armazenamento para os nós de computação.

O Half Rack possui exatamente a metade da capacidade. Ele tem 6 CPUs por nó com processadores core Intel Xeon 5670 e um total de 4 nós de servidor de banco de dados. Ele possui 96GB de memória por nó do servidor de banco de dados com um total de 7 células de Storage Server.

Quais são as principais características do Oracle Exadata?

Alguns dos principais recursos de hardware e software são:

Em hardware:

  • Células de Storage Server
  • Switch Infiniband de alta velocidade

Em software:

  • Smart Scan
  • Flash Cache
  • Compressão híbrida em colunas
  • IORM (Gerenciador de recursos de leitura e gravação)

O que são Cell e Grid Disk?

Cell e Grid Disk são componentes lógicos do armazenamento físico do Exadata. Um Cell ou célula de servidor Exadata Storage é uma combinação de drives de disco reunidos para armazenar os dados do usuário. Cada Cell Disk corresponde a um LUN (Logical Unit), que foi formatado pelo Exadata Storage Server Software. Geralmente, cada célula possui 12 drives de disco mapeadas para ela.

Os Grid Disks são criados em cima de Cell Disks e são apresentados ao Oracle ASM como discos ASM. O espaço é alocado em partes a partir das faixas externas do Cell Disk, e as move para dentro. Uma pessoa pode ter vários Grid Disks por Cell Disk.

O que é IORM?

IORM significa Gerenciador de recursos de leitura e gravação. Ele gerencia a demanda de I/O com base na configuração, com a quantidade de recursos disponíveis e garante que nenhuma das células de I/O fique sobrecarregada com as solicitações de I/O. Isso é obtido por meio do gerenciamento das solicitações de entrada em um nível de grupo de consumidores. Ao usar o IORM, você pode dividir a largura de banda I/O entre vários bancos de dados. Para implementar os grupos de recursos IORM, consumidores e planos precisam ser criados.

O que é compressão híbrida em coluna?

Compressão híbrida em coluna, também chamada de HCC, é um recurso do Exadata usado para comprimir dados no nível da coluna de uma tabela. Ela cria unidades de dados de compressão, que consistem em um agrupamento lógico de valores de colunas geralmente tendo vários blocos de dados nele. Cada bloco de dados possui dados das colunas para várias linhas. Esse logaritmo tem o potencial de reduzir o armazenamento utilizado pelos dados e reduzir I/O em disco para melhorar o desempenho para as consultas.

O que é Flash Cache?

Quatro cartões de memória flash 96g PCI estão presentes em cada célula Exadata Storage Server que proporcionam acesso muito rápido aos dados armazenados nela. Essa situação é alcançada por fornecer também um mecanismo para reduzir a latência de acesso de dados, recuperando dados da memória em vez de ter que acessar os dados do disco. A memória flash total de 384GB por célula está disponível na ferramenta Exadata.

O que é Smart Scan?

É um recurso do software Exadata que melhora muito o desempenho do banco de dados. Ele processa consultas de uma forma inteligente, recupera linhas específicas, em vez de os blocos completos, e aplica critérios de filtragem no nível de armazenamento com base nos critérios de seleção especificados na consulta. Ele executa também a projeção de coluna, que é um processo de envio de apenas colunas necessárias para a consulta no host/instância de banco de dados.

Quais são os parâmetros utilizados em uma instância paralela no Exadata?

O parâmetro PARALLEL_FORCE_LOCAL pode ser especificado no nível da sessão para um determinado trabalho.

Quais são as maneiras de migrar para o Exadata?

Dependendo do tempo de inatividade permitido, existem várias opções:

  • Importação/Exportação tradicionais
  • Oracle DataGuard
  • Transporte de tablespace
  • Fazer uma Replicação Goldengate após uma restauração de dados para Exadata.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.vitalsofttech.com/careers/exadata-interview-questions/