Data

9 set, 2013

Funcionalidades do relatório interativo do Oracle APEX

Publicidade

Olá, pessoal.

Hoje vou falar um pouco sobre as funcionalidades do relatório interativo do Oracle APEX. O relatório interativo possui uma tecnologia que permite que usuário final customize a visualização do seu próprio relatório sem a necessidade de programação adicional.

Neste artigo, vou utilizar a página de listagem de funcionários da aplicação demo que estamos desenvolvendo em nossa série de artigos. Para acessá-la, utilize este link.

Usuário: DEMO
Senha: imasters

Algumas das funcionalidades podem ser executadas apenas com um clique no título da coluna. É possível filtrar, ordenar, efetuar uma quebra pela coluna e também ocultar a coluna.

oracle 1

Filtro pelo nome do funcionário:

oracle 2

Quebra dos registros por sexo do funcionário:

oracle 3

O relatório interativo permite efetuar um filtro utilizando a barra de busca rápida:

oracle 4

Outras funcionalidades devem ser acessadas através do botão “Ações”, como:

O usuário pode escolher as colunas que deseja visualizar, assim como a ordem de exibição dessas colunas:

oracle 5

Determinar a quantidade de linhas que serão exibidas por página:

oracle 6

É possível também destacar as linhas e células do relatório, alterando suas cores de fundo ou a cor do texto com base em uma regra determinada:

oracle 7

A funcionalidade de criar colunas calculadas permite ao usuário criar infinidades de colunas – pode-se utilizar cálculos, funções de tratamento de datas e caracteres.

Por exemplo, criar uma coluna com o salário anual do funcionário:

oracle 8oracle 9

É possível efetuar operações de agregação e agrupamento de valores, como somas, médias, valor mínimo e máximo dos registros do relatório. Por exemplo, a média dos salários anuais ou a soma dos salários mensais dos funcionários:

oracle 10

Uma das funcionalidades mais legais do relatório interativo é a possibilidade de criar gráficos sem a necessidade de nenhuma linha de código além do comando select, utilizado para gerar a massa de dados do relatório:

oracle 11

Outra funcionalidade bem legal é a do Flashback. Caso queira, o usuário pode utilizar o recurso de flashback do banco de dados e efetuar a consulta dos dados em uma posição anterior à atual. Assim, é possível visualizar alterações ocorridas mesmo que já estejam salvas no banco de dados:

oracle 12

Depois de configuradas as funcionalidades, o usuário pode, ainda, salvar suas configurações para utilizar posteriormente e, se quiser, pode transformar sua configuração em pública e compartilhá-la com outros usuários:

oracle 13

Precisou exportar as informações??? O Apex permite fácilmente exportar os dados do relatório interativo em diversos formatos:

oracle 14

Existem seis formatos disponíveis para exportação.

oracle 15

Além de todos os recursos citados acima, ainda é possível agendar o envio do relatório regularmente para o e-mail do usuário.

oracle 16

Pessoal, neste artigo demonstrei quais são as funcionalidades disponíveis em um relatório interativo do Oracle APEX. Imagine o tempo que seria gasto para desenvolver todas essas funcionalidades manualmente, sendo que a partir de um simples comando select é possível ter todas em mãos em segundos. Nos próximos artigos, vou aprofundar mais sobre como ativar as funcionalidades e demonstrar outros poderes do relatório interativo do Oracle APEX.

Até lá!