Data

7 jan, 2014

Criando páginas de feedback no Oracle APEX

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Olá, pessoal, tudo bem? Já imaginou perguntar ao usuário o que ele pensa sobre a aplicação? Quais melhorias ele gostaria que fossem implementadas? O que pode ser feito para melhorar o dia-a-dia dele? Às vezes, é melhor não perguntar, rs. Mas, caso opte por saber, o Oracle APEX já possui uma funcionalidade para isso.

Nativamente, o APEX contém uma funcionalidade que permite ao usuário descrever comentários, erros ou solicitações de melhoria referentes a uma página da aplicação para o time de desenvolvimento, que é a página do tipo feedback. Geralmente, a página de feedback é acessada por uma entrada no menu de navegação. Para saber mais sobre o menu de navegação, acesse este artigo.

Essa funcionalidade trabalha em conjunto com um poderoso módulo de controle de desenvolvimento do APEX. Nesse modulo, é possível controlar a distribuição de features, bugs e produtividade do time de desenvolvimento, o que permite que um feedback feito por um usuário entre no fluxo de desenvolvimento da aplicação. Irei abordar melhor sobre esse módulo em um próximo artigo.

Criando uma página de feedback

1 – Para utilizar essa funcionalidade, basta criar uma página do tipo feedback.

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Durante a criação da página, existe a possibilidade de criar uma entrada na barra de navegação da aplicação automaticamente para efetuar a chamada da página. Neste momento, opte por criar essa entrada. Além disso, é possível alterar o template da página e escolher atributos extras que permitem que o usuário dê mais informações.

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2 – Após a confirmação, uma nova entrada será criada na barra de navegação, geralmente no canto superior direito da tela:

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3 -Veja abaixo como ficou a página de feedback:

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A página de feedback contém os seguintes itens:

Application  – Identifica a aplicação que será comentada.

Page – Página que será comentada.

Feedback – Descrição do feedback.

Feedback Type – Tipo do feedback. Pode ser “Solicitação de Melhoria”, “Comentário Geral” e “Bug”.

Você pode dar um toque pessoal à página, por exemplo mudar o tipo dos itens “Application” e “Page” para “Hidden”, assim fica transparente para o usuário a página da aplicação em que ele esta efetuando uma requisição, ou você pode alterar o template dos botões da página.

Verificando os feedbacks dos usuários

Quando um usuário efetuar um comentário, o time de desenvolvimento pode acompanhar a solicitação através do menu “Team Development” > “Feedback”:

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O painel de acompanhamento de feedbacks é muito sugestivo, de fácil entendimento e permite acompanhar de forma rápida e organizada por status, período, usuário ou aplicação todas as requisições efetuadas:

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O time de desenvolvimento deve  avaliar a solicitação do usuário e determinar se é um bug, uma melhoria ou apenas um comentário da aplicação e, a partir daí, pode-se gerar uma atividade ou até mesmo arquivar a solicitação:

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Conclusão

Neste artigo, vimos como criar uma página para efetuar uma interação com o usuário, o que permite saber mais sobre suas experiências utilizando o Oracle APEX.

Para acessar aplicação demo utilize o seguinte link: http://apex.oracle.com/pls/apex/f?p=30361

Usuário: DEMO

Senha: imasters