Seções iMasters
Oracle

Criando um formulário tabular no APEX

Olá, pessoal! Hoje vamos ver como construir um formulário tabular básico de forma rápida, simples e “indolor” no APEX. O formulário tabular é um recurso muito poderoso em uma aplicação e permite ao usuário manipular várias informações de uma só vez. No APEX temos um padrão de formulário tabular simples, pré-definido, mas também podemos criar formulário mais complexos e com outras funcionalidades mas complexas. Vamos começar pelo mais simples.

Para esse artigo, utilizarei como base a aplicação de demonstração que criamos no artigo anterior, ondecriamos a tabela TB_DEPARTAMENTO e TB_SUBDEPARTAMENTO. Também foram criadas as colunas ID_DEPTO e ID_SUBDEPTO para associar as tabelas criadas com a tabela TB_FUNCIONARIO.

Logo, precisaremos de uma tela para registar os dados nas novas tabelas. Vamos relembrar a estrutura das tabelas:

111

Veja que nós temos a PK numérica, onde deveremos alimentá-la automaticamente através de uma SEQUENCE, e para o campo ATIVO vamos optar por utilizar um CHECKBOX, que indicará se o registro está ativo. Na tabela TB_SUBDEPARTAMENTO existe a associação com a tabela TB_DEPARTAMENTO, sendo efetuado pela coluna ID_DEPTO, que para essa coluna utilizaremos uma LOV para escolha do departamento.

Criação da página

1. Crie uma nova página:

222

2. Selecione o tipo da página como “Forms” clique em “Next”, e posteriormente “Tabular Form”:

333

444

Após a escolha do tipo de página que será criado, um wizard para criação do formulário tabular será apresentado.

3. Escolha a tabela e as colunas que serão criadas no  formulário:

Determine também quais são as operações possíveis. Para esse formulário, utilizaremos a exclusão lógica (coluna ATIVO). Vamos selecionar a opção “Update and Insert”:

555

4. Selecione a forma que o formulário utilizará para gerenciar os registros no banco de dados.

Pode-se utilizar o famoso ROWID, código único que identifica os registros na tabela. Ou podemos selecionar as colunas que representam a chave para acesso ao registro. Selecione a opção “Select Primary Key” e coluna ID_SUBDEPTO na propriedade “Primary Key Column 1”.

666

6. Selecione as colunas que poderão ser alteradas no formulário:

777

7. Determine o nome para a página e o título da região onde o formulário será criado. Neste momento, é possível mudar o template da região e do report que será criado:

888

 

8. Informe se a página irá conter Abas:

999

9 .Neste momento, é possível alterar as descrições padrões dos botões  que serão criados, juntamente com a página que cada um deles direciona quando clicados.

Por padrão, o botão Cancelar direciona para o menu inicial e o botão Salvar direciona para a própria página.

100

 

10. Confirme a criação da página:

101

 

Veja como ficou a página:

102

Veja que os títulos das colunas estão com um nome estranho. A coluna ID_SUBDEPTO está sendo exibida, a coluna ATIVO e ID_DEPTO ainda são passíveis de digitação.

Precisaremos efetuar alguns ajustes.

Ajustes

1. Edite o formulário “Subdepartamentos”. Vá na aba “Report Attributes”, desmarque a opção “Show”  para a coluna ID_SUBDEPTO_DISPLAY.

Altere os títulos das colunas e a ordenação de exibição conforme o seu gosto.

103

Salve as alterações.

2. Edite a coluna ATIVO. Vamos alterar a propriedade “Display As” para “Simple Checkbox”; desta forma habilitaremos a opção de check “Sim/Não” para o campo. Na propriedade “List of Values Definition”, coloque “S,N”,  ou seja, quando selecionado enviará o valor “S” para o banco de dados, caso contrário enviará “N”.

Devemos configurar os valores default para o campo. Altere a propriedade “Default Type” para “PL/SQL Expression or Function” e na propriedade “ Default”, coloque “’S’” (com aspas simples); desta maneira, quando criado um novo registro, o valor inicial para este campo será “S”. Salve as alterações.

3. Edite a coluna ID_DEPTO, vamos alterar a propriedade “Display As” para “Select List (query based LOV)”, desta forma vamos criar uma LOV com os registros todos os registros ativos da tabela TB_DEPARTAMENTO.  Veja a imagem abaixo com a query criada. Altere também a propriedade “Display null” para “Yes” e coloque “Selecione” na propriedade “Null Display Value”.

104

Crie uma validação do tipo “Formulário Tabular” para  verificar se foi selecionado um departamento no campo “ID_DEPTO”.

4. E o toque final. Vá nas propriedades da página e altere a propriedade “Title”, colocando a descrição da página:

105

Agora vamos ver como ficou nossa página:

106

Pessoal, para esse artigo é só. Para acessar aplicação demo da nossa série de artigos utilize neste link.

  • Usuário: DEMO
  • Senha: imasters

Qual a sua opinião?