Carreira Dev

14 ago, 2014

As 50 principais perguntas para a entrevista sobre o Goldengate – Parte 05: diversas

Publicidade

Nesta última parte da série de perguntas para a entrevista do Goldengate, serão abordados diversos aspectos.

***

Por que devo atualizar meus processos GoldenGate Extract para Integrated Extract?

O Oracle é capaz de proporcionar uma integração mais rápida dos novos recursos de banco de dados movendo os processos de GoldenGate Extraction no banco. Por isso, o GoldenGate Integrated Extract tem uma série de recursos, como compressão, que não são suportados no Extract tradicional. Você pode ler mais sobre como atualizar para o Integrated Extract e mais sobre Integrated Delivery. Futuramente, dê preferência para criar novos extracts como os Integrated e também para atualizar os Extracts tradicionais existentes.

Qual é a versão mínima de banco de dados que suporta a Integrated Delivery?

Oracle 11.2.0.4 é a versão mínima do banco de dados exigida que suporta tanto o Integrated Extract e Integrated Reaplicat.

Quais bancos de dados suportam GoldenGate Integrado Integrated Delivery?

O Oracle Integrated Delivery está disponível somente para bancos de dados Oracle.

Com a Integrated Delivery, onde podemos ver as estatísticas de desempenho?

Com 12c, as estatísticas de desempenho são coletadas no repositório AWR, e os dados estão disponíveis através dos relatórios normais AWR.

Quais são os passos necessários para adicionar uma nova tabela a uma configuração de replicação existente?

As etapas a serem executadas são as seguintes:

  • Inclua a nova tabela no processo de Integrated Extract & pump.
  • Obtenha começando banco de dados SCN e copie os dados da tabela de origem para o banco de dados de destino.
  • Inicie a replicação no alvo no ponto da fonte do banco de dados SCN.

A que o GoldenGate CSN se equivale no banco de dados Oracle?

É equivalente ao número de transação do banco de dados SCN Oracle.

Como você cria um arquivo CSV a partir dos dados extraídos?

Você vai ter que usar o Flat File do adaptador CSV para criar os arquivos CSV. A origem seriam os extract trail files que utilizam a configuração das definições do adaptador para gerar os arquivos CSV.

Qual é o objetivo do utilitário DEFGEN?

Quando a fonte e os objetos esquema alvos não são os mesmos (diferente do DDL), o processo de replicação precisa conhecer a definição da origem dos objetos. A saída do utilitário DEFGEN é usada em conjunto com os dados trail para determinar o valor de coluna no trail a qual pertence.

Quero configurar a replicação de dados unidirecional para meu aplicativo de processamento de transações online. No entanto, existem tabelas compactadas no ambiente. Por favor, sugira como posso conseguir isso.

Você deve usar OGG 11.2 e configurar o processo de captura GoldenGate Integrated para extrair dados de tabelas compactadas.

Nota: O Pre OGG 11.2 não suporta extração de dados de tabelas compactadas.

Quero configurar a replicação de dados unidirecional usando Integrated Extract para o meu banco de dados Oracle executando 10.2.0.4. Sugira, por favor, a melhor arquitetura para que eu consiga isso.

O processo Oracle GoldenGate Integrated Capture suporta bancos de dados Oracle 10.2 e superior. Mas se você estiver rodando o banco de dados Oracle 10.2 e deseja o seu processo de captura Oracle GoldenGate Integrated, então precisa configurar a topologia downstream.

Estou migrando meu banco de dados Oracle de não-Exadata para Exadata, mas as versões de software do meu software de código OGG e alvo OGG são diferentes (digamos que a fonte esteja executando OGG 11.1 e o alvo está rodando OGG 11.2). Como posso configurar o meu processo de OGG para funcionar com essa configuração?

Recomenda-se que todas as instâncias do Oracle GoldenGate sejam da mesma versão para aproveitar a nova funcionalidade, mas isso não é possível toda hora e também não é necessário. Nessa situação, OGG fornece um parâmetro chamado “FORMAT RELEASE”, que permite aos clientes utilizar diferentes versões do Oracle GoldenGate Extract, arquivos trail e de replicação juntos.

Exemplo: RmtTrail /u01/app/oracle/dirdat, Format Release 11.1

Nota: Os trails de entrada e de saída de um data pump devem ter a mesma versão do arquivo trail.

Quais são os métodos diferentes de carregamento inicial do OGG disponíveis?

O OGG tem 2 funcionalidades: uma é utilizada para replicação de dados online e a segunda para carregamento inicial.

Se você estiver replicando os dados entre 2 bancos de dados homogêneos, então o melhor jeito é usar o método específico de banco de dados (Exp/Imp, RMAN, tablespaces transportáveis, Standby Físico, e assim por diante). Eles são geralmente mais rápidos do que os outros.

Se você estiver replicando dados entre dois bancos de dados heterogêneos ou se sua replicação implica transformações complexas, então o método específico de banco de dados não pode ser usado. Nesses casos, você pode sempre usar o Oracle GoldenGate para executar o carregamento inicial.

Dentro do Oracle GoldenGate você tem 4 modos diferentes para executar o carregamento inicial.

  • Direct Load – Mais rápido, porém não suporta os tipos de dados LOB (12c incluem suporte para LOB).
  • Direct Bulk Load – Usa a API SQL*LOAD para Oracle e SSIS para MS SQL SERVER.
  • Arquivo para replicação – Rápido, mas o limite rmtfile é de 2GB. Se a tabela não couber em 1 rmtfile, você pode usar maxfiles, mas a replicação precisa ser registrada na home do OGG de destino para ler os rmtfiles a partir da fonte.
  • Arquivo para utilitário de banco de dados – Dependendo do banco de dados de destino, utilize SQL*LOAD para Oracle e SSIS para MS SQL Server, e assim por diante.

O carregamento inicial do Oracle GoldenGate lê os dados diretamente das tabelas de banco de dados de origem, sem trancá-los. Assim, você não precisa de downtime, mas vai usar os recursos de banco de dados e pode causar problemas de desempenho. Tenha um cuidado extra para executar a carga inicial, durante o tempo de baixa demanda, para que você não fique em contenção de recursos.

Eu tenho uma tabela chamada “TEST” na origem e no destino com o mesmo nome, mesma estrutura e mesmo tipo de dados, mas em uma ordem diferente da coluna. Como você pode configurar a replicação para essa tabela?

OGG, por padrão, assume que as fontes e as tabelas de destino são idênticas. Uma tabela é dita idêntica se e somente se a estrutura da tabela, os tipos de dados e a ordem das colunas forem os mesmos em ambos de origem e de destino.

Se as tabelas não forem idênticas, você deve usar o parâmetro ‘SOURCEDEFS’ apontando para a definição da tabela de origem e o parâmetro ‘COLMAP’ para mapear as colunas da origem para o destino.

Qual é a melhor prática para excluir os arquivos de extração em OGG?

Use o processo gestor para apagar os arquivos de extração depois que eles forem consumidos pelo processo de extração/replicação

PURGEOLDEXTRACTS /u01/app/oracle/dirdat/et*, USECHECKPOINTS, MINKEEPHOURS 2

Quais parâmetros podem ser utilizados para configurar o Oracle GoldenGate para extrair somente dados de arquivos de log arquivados Redo?

Use a opção TRANLOGOPTIONS ARCHIVEDLOGONLY no arquivo de parâmetros.

Eu tenho uma configuração de replicação unidirecional. A equipe de administração do sistema quer aplicar um patch de sistema operacional tanto para o host de origem do OGG quanto para os servidores de destino. Forneça a sequência de passos que você vai fazer, antes e depois de aplicar esse patch.

Procedimento:

– Certifique-se de que a extração processou todos os registros na origem de dados (Online Redo/arquivos de logs)
GGSCI> send extract , logend
(O comando acima deve imprimir YES)

– Verifique se extração, pump e replicação têm lag zero .

GGSCI> send extract , getlag
GGSCI> send extract , getlag
GGSCI> send replicat , getlag

(O comando acima deve imprimir “At EOF, no more records to process ”)

– Pare toda a aplicação e a do banco de dados.

– Certifique-se de que a extração primária esteja lendo o final do redolog e que não exista, de jeito nenhum, LAG para os processos.

– Agora prossiga parando os processos:

Fonte:

  1. Interrompa o extract primário
  2. Interrompa o pump extract
  3. Interrompa o gestor de processo
  4. Certifique-se de que todos os processos estejam parados

Destino:

  1. Interrompa o processo de replicação
  2. Interrompa mgr
  3. Certifique-se de que todos os processos estejam parados
  4. Prossiga com a manutenção
  5. Após a manutenção, continue com o startup dos processos:

 

Fonte:

  1. Inicie o processo gestor
  2. Inicie o extract primário
  3. Inicie o pump extract (ou simplesmente todos os processos extract como GGSCI> start extract *)
  4. Certifique-se de todos os processos estejam funcionando.

Destino:

  1. Inicie o processo gestor
  2. Inicie o processo de replicação.
  3. Certifique-se de que todos os processos estejam funcionando.

 

Quais são os recursos básicos necessários para configurar a solução de alta disponibilidade do Oracle GoldenGate com o Oracle Clusterware?

Existem três recursos básicos necessários:

  • IP Virtual
  • Armazenamento compartilhado
  • Action script

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters com autorização do autor. Publicado originalmente em  http://www.vitalsofttech.com/careers/goldengate-interview-questions/#whistle-goldengate-interview-questions-12856-443734854