O Xtrabackup é uma solução de backup equivalente ao “Mysql Enterprise Backup”. O interessante é a possibilidade de poder utilizar exatamente os mesmos recursos e o mesmo tipo de backup de uma solução paga, através de uma ferramenta gratuita (ele é free – opensource.Fique tranquilo! ).
Com o Xtrabackup, você será capaz de:
- Realizar backups full;
- Realizar backups incrementais;
- Realizar backups online (consistentes e sem gerar lock ou qualquer outro tipo de indisponibilidade);
- Realizar backups comprimidos.
Outras funcionalidades você pode verificar no site oficial.
A instalação do Xtrabackup: a Percona disponibiliza pacotes para várias distribuições e versões binárias também, (veja o link).
Clique na lateral à direita e selecione a opção de download “Select the Package / Distro / Architecture”. Seria necessário fazer um artigo para cada distribuição, então, siga o padrão: se tiver instando um pacote RPM, utilize rpm -ivh nome_do_arquivo_do_download.rpm; e se for um pacote DEB, utilize dpkg -i nome_arquivo_do_download.deb.
De qualquer forma, segue a dica da documentação oficial disponibilizada pela Percona para instalação da ferramenta:
- http://www.percona.com/doc/percona-xtrabackup/2.1/installation/compiling_xtrabackup.html
- http://www.percona.com/doc/percona-xtrabackup/2.1/installation.html
Exemplo de instalação em um Red Hat Enterprise 6:
[root@rh6 ~]# rpm -ivh percona-xtrabackup-2.1.8-733.rhel6.x86_64.rpm Preparing... ########################################### [100%] 1:percona-xtrabackup ########################################### [100%] [root@rh6 ~]#
Fazendo um backup full:
xtrabackup --backup --target-dir=/backups/diaxxx/
Descrição do comando acima:
- “xtrabackup” – binário invocado no shell;
- “–backup” – parâmetro que informa ao binário que a operação a ser realizada é um backup;
- “–target-dir” – informa o destino do backup;
A Xtrabackup já se encarrega de ler o arquivo de parâmetros do mysql (my.cnf) e identificar onde estão hospedados os datafiles.
Essa é uma opção básica de backup. No artigo seguinte irei abordar uma rotina completa de backup, retenção e monitoramento com Xtrabackup.
O comando xtrabackup só realiza backup de objetos innodb. Para os scripts e comandos de backup, recomendo sempre executar as rotinas através do comando “innobackupex”, que realiza backup tanto de objetos “innodb”, quanto dos arquivos “.frm” e dos demais datafiles de outras “Storage Engines”. Neste artigo, esse comando é utilizado dentro de uma rotina completa de backup.
A ideia inicial desse artigo foi dar uma prévia da ferramenta, portanto recomendo a leitura do artigo acima para complementar os conhecimentos da ferramenta, assim como os links de documentação técnica acima referenciados.