/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

DatabaseCast #27: Alta disponibilidade

DatabaseCast em Banco de Dados Desenvolvimento

Olá, pessoal! Neste 27º episódio do DabataseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani (@pichiliani), Wagner Crivelini (@wcrivelini), Marcelo Laurenti e Felipe Bortoleto fazem de tudo para manter o banco de dados no ar e manter a alta disponibilidade. Saiba quais sãos os famosos 9s da alta disponibilidade, como imundações, furacões, enchentes e aviões em prédios podem acabar com o dia de um DBA. Não caia na conversa de alta disponibilidade do marketing! Entenda de uma vez por todas o que significa cluster e tente aguentar mais piadas sobre a camisa azul da IBM!

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando e-mail para databasecast@gmail.com, seguindo o nosso perfil no Twitter (@databasecast) e curtindo a nossa página no Facebook. O DatabaseCast pode ser acompanhado no iMasters e também:

Clique aqui para obter o endereço do feed RSS e assinar no Databasecast

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

Excepcionalmente neste episódio não colocaremos a tag cloud com a contagem das palavras mais usadas nos emails, comentários e tweets do episódio anterior.

Links comentados no episódio:

Download

  • Clique aqui para fazer o download do arquivo zipado

 

Mensagem do anunciante:

A Mundipagg lança a inovadora API em REST, garantindo flexibilidade e simplicidade na integração. Conheça as nossas funcionalidades.

DatabaseCast em Banco de Dados Desenvolvimento

Comentários

Dê Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. boa tarde,
    estou ouvindo este tal Databasecast pela primeira vez e gostei muito dos entrevistados.
    pena q este cara q faz a edição de som fica brincando com eco nas frases.
    queria fazer o download, mas não encontrei este livro Getting Started With With With With Data Warehousing

    este Mauro Pichiliani é um fanfarrão

  2. Olá Wagner e Mauro, já estava em estado de abstinência, escutei no ultimo mês todos os 26 databasecasts que estavam disponiveis, estava a 5 dias acessando o iMasters para ver se já havia episodio novo, Obrigado e continuem com seu ótimo trabalho e muito bom humor.

    1. oi tiago, ta viciado em databasecast, rapaz? kkk
      mas falando sério, neste mês tivemos atraso na publicação por uma série de contratempos.
      agora vamos voltar ao ritmo normal de 1 podcast publicado por mês :)
      abraço

  3. Assim como meu colega acima, nestes DOIS MESES de espaço entre os lançamentos de novos episódios eu escutei os outros 26 episódios pelo menos duas vezes cada.
    Com respeito ao episódio 27, queria dizer para você, Mauro e para você Wagner que, dadas as devidas proporções, o podcast de vocês tem me ensinado mais do que os “Tópicos Especiais” da minha faculdade. Cada episódio lançado é um sinal verde para pesquisas sobre o assunto que será tratado ANTES mesmo de ouvi-lo. Embora eu tenha passado a última semana “perturbando” vocês no twitter (@RaphaelSSouza), e embora eu deva ter sido o primeiro (se não um dos) a baixar esse episódio, só terminei agora de ouvi-lo, pois antes fui me inteirar do assunto que seria abordado para tirar o máximo de proveito da audição. Muito obrigado, e continuem a colaborar com o crescimento do conhecimento de todos nós.

    1. raphael
      a gente fica muito feliz de ler comentários como o seu e vários outros que o pessoal tem postado a cada episódio publicado.
      nós não ganhamos um tostão com DATABASECAST ao longo destes 2 anos e meio, dá 1 trabalho danado pra fazer, mas o objetivo ainda é levar informação e compartilhar experiências com quem gosta do assunto.
      estes elogios e as críticas construtivas mostram q alcaçamos nosso objetivo.. e nos ajudam a melhorar
      valeu mesmo

    2. raphael
      a gente fica muito feliz de ler comentários como o seu e vários outros que o pessoal tem postado a cada episódio publicado.
      nós não ganhamos um tostão com DATABASECAST ao longo destes 2 anos e meio, dá 1 trabalho danado pra fazer, mas o objetivo ainda é levar informação e compartilhar experiências com quem gosta do assunto.
      estes elogios e as críticas construtivas mostram q alcançamos nosso objetivo.. e nos ajudam a melhorar
      valeu mesmo

  4. Puts, Esse mês percebi que estou viciado no DatabaseCast, entrava no site todos os dias rsrs..

    Valeu a pena, Mais um episódio espetacular… Parabéns pelo Trabalho..

    @Mauro, comprei seu livro, e vou querer seu autografo rsrsr.. Isso também serve para o Wagner pois já fiz o download do livro.. Excelente trabalho.

    Abraços e Sucesso.

    Luiz Henrique

  5. Boa Tarde,

    Nesse episódio o Mauro comentou sobre a disponibilidade em sistemas distribuídos.
    Achei bem interessante, pois meu TCC é sobre avaliação de desempenho em Sistemas de banco de dados distribuídos.

    Esse tipo de arquitetura é bem legal, pois o banco fica distribuído em diversos servidores diferentes, com isso é possível ganhar em desempenho e também consegue prover a alta disponibilidade em nível de banco de dados.

    Só como curiosidade, no nosso projeto nós avaliamos os fatores que mais causam impacto no desempenho, e o fator “Replicação” foi o fator mais influente. Pois quanto maior for o numero de replicas maior será o esforço para mantê-las sincronizadas, com isso a quantidade de transações por segundo diminui.

    Abraços,

    1. Cara, alta disponibilidade em ambiente distribuido nao é mole não, pq isso implica em tal disponibilidade de cada réplica do bd e não apenas do “publisher”

    1. Cara, pra nós isso é elogio, pq a ideia é exatamente ter um bom papo e q tenha informação relevante pra quem se interessar em ouvir :-)
      Valeu!

  6. O DatabaseCast virou minha revista eletrônica mensal e acredito que dos demais ouvintes.Não sei porque a CBN,BAND e JP ,ainda não constrataram os senhores para fazer um programa nesse formato,seria demais.
    O tema Alta Disponibilidade é um dos mais complexos e os senhores cada dia que passa se superam no modo de simplificar a explicação numa abordagem totalmente excelente.
    Fica aqui uma sugestão:Bem que os senhores poderiam sortear um ouvinte por episódio para participar do programa fazendo perguntas pertinentes aos convidad
    os ,seria bem interativo.
    Parabéns e continuem com excelente trabalho.

    1. po, adriano, agradecemos muito seus comentários
      e tomara q alguém da CBN, BAND ou JP ouçam suas palavras
      a gente não ia ficar triste kkkk
      abraço

  7. Alow Alow, Mauro e Wagner, o episódio 27 ficou ótimo, parabéns a Marcelo Laurenti e Felipe Bortoleto pela excelente participação e pelas explicações da importância de Alta Disponibilidade nos sistemas atuais. Chamando-nos a atenção para os Custos, Contratos, Projetar, Garantir Redundância, Distribuição da Informação, Licenças, que as vezes podem passar despercebidos na hora de definir projetos menores. Obrigado pelas ótimas explicações, e estamos no aguardo de mais um bom #databasecast em mais 20 dias.

      1. Estamos ai no aguardo Wagner, acho que até lá o Mauro consegue ser resgatado de NY, e retorna ao Brazil. :) Estamos no aguardo da hora mais importante de todo estudante de banco de dados. Forte abraço.

  8. Sou desenvolvedor e estou migrando para Banco de dados, faço Banco de Dados na Fatec, e os assuntos tratados no DatabaseCast tem me ajudado muito nessa caminhada. Muito bom, meus parabéns.

  9. Mais um podcast de excelente conteúdo. Parabéns e não deixem de desenvolver este ótimo trabalho, pois isto motiva ou pelo menos orienta muitas pessoas (seja programadores, analistas de projetos, gestores, curiosos, etc…) a real perspectiva e importância de um database em um ambiente corporativo.

    Novamente parabéns e continuem com este trabalho.

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: