/Banco de dados

voltar
/Banco de dados

5 episódios imperdíveis do DatabaseCast

PorDatabaseCast em

Selecionamos cinco, dos 10 episódios do DatabaseCast que tivemos este ano, para fazer um “resumo” de tudo o que aconteceu e discutimos. A você que nos acompanhou em mais um ano, nosso muito obrigado!

Cientista de dados

Neste espisódio, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog) e Wagner Crivelini (@wcrivelini) falam sobre ciência de dados com o convidado Marcelo Glauco (@mglauco). Você vai saber como um físico pode virar um cientista de dados, quem odeia selfies, o que adoção de animais tem a ver com dados e porque precisamos de psicologia na área de computação. Além de entender a importância de prestar a atenção no que um estatístico fala e como deixar a mamãe orgulhosa.

Sintaxe SQL

Alex Zaballa (@alexzaballa) e Henrique Jardim (@henriquejardim) conversam com Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini. Eles quebram a cabeça tentando descobrir o problema na sintaxe do comando SQL. Você também vai saber um pouco mais sobre o padrão SQL, descobrir por que fugir da álgebra relacional, evitar colocar hints de instrução na forma de comentários, odiar a sintaxe (+)= e =(+) e não dar ouvidos ao diabinho e ao anjinho que ficam em cima dos ombros.

Alta disponibilidade na prática

Mauro Pichiliani  e Wagner Crivelini e os convidados Nilton Pinheiro (@nilton_pinheiro) e Marcelo Fernandes (@marcelodba) colocam a alta disponibilidade para funcionar. Saiba como o planejamento faz toda a diferença, porquê alinhar a tropa, esperar pelo GO ou NO GO, investir em hardware, configurar um cluster pelo assistente e pela linha de comando e se lembrar de vestir a cueca da sorte no dia D.

Currículo de DBA

Rodrigo Almeida (@dbarodrigo) e Airton Lastori (@alastori) se juntam para Mauro Pichiliani e  Wagner Crivelini para abrir a caixa de entrada e analisar currículos para a vaga de DBA Oracle, SQL Server e MySQL. Neste episódio você vai descobrir o que colocar em um currículo para vagas de DBA júnior, pleno e sênior, indicar o quanto quer ganhar, citar sua experiência no condomínio, gastar um tempo no LinkeIn, contar sua história e como (não) mentir no currículo.

Particionamento de dados

Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini (@wcrivelini) recebem Ricardo Rezende (@ricarezende) e separam os dados como se eles estivesse dentro de um pacote de M&Ms. Neste episódio você vai aprender quais são os tipos de particionamento no Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, MongoDB e Cassandra, discutir se o Hadoop é ou não um banco de dados, mandar um alô para o pessoal do Suriname e da Suécia e aprender a chamar certas soluções de gambiware.

Deixe um comentário! 4

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Wagner e Mauro, bom dia. Estou sumido mas sempre ativo, ouvindo todos os episódios e fazendo sempre a divulgação do que eu, particularmente acho, o melhor e mais completo podcast de Banco de Dados em atividade. Aproveito também para agradecer a dedicação e o respeito que vocês tem para nós, ouvintes assíduos, nos presenteando mensalmente com conhecimento, presente esse que carregaremos sempre. E para finalizar desejo um 2016 repleto de saúde, sucesso, conquistas e muita grana no bolso, é claro. Um abraço desse sempre ouvinte e quando crescer quero ser igual a vocês. Ps.: Melhor Episódio de 2015 – 56 Sintaxe SQL. Sugestão: Mauro, coloca uma do Metallica na sua setlist.

  2. Wagner e Mauro, bom dia. Estou sumido mas sempre ativo, ouvindo todos os episódios e fazendo a divulgação do que eu, particularmente acho, o melhor e mais completo podcast de Tecnologia em atividade. Aproveito também para agradecer a dedicação e o respeito que vocês tem para nós, ouvintes assíduos, nos presenteando mensalmente com conhecimento, presente esse que carregaremos sempre. E para finalizar desejo um 2016 repleto de saúde, sucesso, conquistas e muita grana no bolso, é claro. Um abraço desse sempre ouvinte e quando crescer quero ser igual a vocês. Ps.: Melhor Episódio de 2015 – 56 Sintaxe SQL. Sugestão: Mauro, coloca uma do Metallica na sua setlist.

  3. Cara, faço técnico de informática, e gosto muito de banco de dados, estava procurando sobre a área e como começar a carreira e achei o DatabaseCast e estou amando todas as dúvidas estou tirando aqui. Ótimo projeto, espero ouvir muitos e muitos DatabaseCast. Sucesso pra você e obrigada por disponibilizar um material tão bom e gratuito!

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: