Canais iMasters

Métricas + Usabilidade + Tecnologia + SEO

Introdução ao SEO

Olá, pessoal, é com muito prazer que estréio hoje minha coluna no iMasters. Vou começar fazendo uma introdução do SEO, Search Engine Optimization, e nas próximas semanas vou desenvolver o assunto para questões mais específicas, indicando o caminho para técnicas relacionadas e este conceito.

SEO

Sigla que faz, atualmente, muito sucesso no mercado de SEM (Search Engine Marketing), propõe que o site seja desenvolvido de modo a ser amigável ao robô dos mais diversos mecanismos de busca, para que seja possível que o website figure nas melhores posições dos resultados de busca. SEO, hoje em dia, não é somente sinônimo de bom posicionamento, mas de uma arte multidisciplinar que envolve ações no website e fora dele também, como afirma Martha Gabriel (2008):

"...é o processo para melhorar os resultados de busca de um site nos buscadores web e que envolve todas as ações internas e externas ao site com esse objetivo" - Martha Gabriel, 2008

A otimização de sites envolve, basicamente, modificações técnicas nos sites, para que estes se tornem mais amigáveis aos robôs dos mecanismos de busca (search engine friendly). Algumas melhorias realizadas no site, por intermédio de técnicas de SEO, têm reflexo em itens de usabilidade, já que o robô é tratado como uma espécie de usuário e sua humanização irá fornecer um resultado que satisfaz as necessidades humanas no processo de busca, como por exemplo:

- títulos otimizados com palavras-chave, que dão um "feedback" sobre o assunto da página

- links com palavras-chave, para que o usuário os associe ao que procura

Sendo assim, é verdadeira a afirmação de que alguns fatores relevantes para os robôs também são importantes para o usuário. Veremos a seguir alguns aspectos importantes para um bom projeto de SEO.

Fatores técnicos que envolvem melhorias no código das páginas:

- respeito aos padrões mundiais de desenvolvimento

- boa estrutura de código para que facilite o trabalho dos mecanismos de busca, ao invés de dificultá-lo

- uso correto de tags de relevância como h1, h2, strong, cite, entre outras, que fazem bom proveito da lógica semântica

Da arquitetura do site:

- estrutura de links adequada, para que não exista dificuldade nem para o usuário, nem para o robô, na hora de navegar pelo site

- hierarquia de pastas, que colabora diretamente com a estrutura de links e organização do conteúdo do site

- posicionamento estratégico de informações

Nas próximas semanas vou falar sobre como iniciar um projeto de SEO para um determinado Website, a partir de um portfólio de palavras-chave.


Comente também

10 Comentários

Josi Guimaraes
Josi Guimaraes

Parabéns pela coluna!
Mais um site para eu aprofundar meus estudos!
Abraços

Davi Pinhol
Davi Pinhol

Administro várias páginas do tipo CMS, o Joomla mais especificamente, porém eles não aparecem nas pesquisas dos site de Busca?
Existe a opção de palavra-chave, mesmo assim não aparece. Então acho que essa estratégia é dificil de se aplicar nos CMSs da vida.

Bernardo Vieira
Bernardo Vieira

Erick Formaggio seja bem vindo ao iMasters. Gostei mesmo de sua matéria.
Mas, assim como o Davi Pinhol, tenho essa dúvida quando o Joomla.

Abs.

Bernardo

Anderson Arcenio
Anderson Arcenio

Muito bacana saber dessa nova coluna! Espero aprofundar-me nessa área! Irei acompanhá-la..
Parabéns!

Erick Formaggio
Erick Formaggio

@Josi, é sempre um prazer! Abraço!

@Davi, otimizar sites gerados em CMS é um grande desafio, com certeza. Porém não é impossível. Já fiz isso para Joomla, EZ, Wordpress, entre outros. Cada um deles tem uma particularidade, e algumas versões "sujam" muito o html gerado. A grande sacada, creio eu, é saber o potencial de "customização" de cada uma dessas ferramentas e falar "html" e "php" fluentemente. De qualquer forma, você me deu uma boa idéia! Prometo que vou escrever um artigo sobre otimização para CMS em breve, ok? Abraço!

@Bernardo, já fiz a promessa pro Davi e faço pra ti também, ok? Semana que vem vou escrever sobre palavras-chave, conceito importantíssimo para o SEO, e na próxima faço um artigo especial sobre otimização para CMS!

@Anderson, obrigado! Volte sempre, e quando quiser faça sugestões!

Davi Pinhol
Davi Pinhol

Nossa, me sinto honrado por ter inspirado um colunista do iMasters! rs
Mas pode apostar, vou cobrar... rss
Abraços!

Bernardo Vieira
Bernardo Vieira

Opa! Beleza! Estou aguardando, também.

Grande abraço,

Bernardo

Erick Formaggio
Erick Formaggio

@Davi, pode cobrar sim, com certeza! Afinal, a opinião dos leitores é muito importante.

@Bernardo, pode aguardar! Ao longo dos próximos artigos, vocês vão perceber também que o SEO não é um "bicho de 7 cabeças", e mesmo para CMSs tradicionais do mercado, é possível fazer uma boa reengenharia focando o SEO.

Abraço pessoal! E obrigado pelos comentários!

Fabio Santos
Fabio Santos

Já conheço o Imasters a muito tempo, mas tenho começado a ler mais de alguns meses para cá. Antes me posicionava muito com o desenvolvimento e "não precisava" tanto da ajuda de sites. Hoje estou muito focado na área comercial de um site e o SEO tem tudo haver.

Muito bom uma coluna trantando apenas do assunto e é um prazer ter sempre pessoas novas querendo fornecer matérias.

Erick Formaggio
Erick Formaggio

Com certeza Fábio. O SEO é um conceito multidisciplinar que engloba muitos fatores, e um deles é o aspecto comercial, de negócios.

Em relação a uma coluna exclusiva, concordo contigo. É um tema bem amplo, espero contribuir de forma significativa!

Um abraço, e volte sempre!
Erick

Qual a sua opinião?

Comentários considerados ofensivos serão moderados.
Dinamize

Parceiros

IBM
PagSeguro
Internet Innovation
Dialhost
HostNet
Tecla
KingHost
DotStore
Dinamize