Seções iMasters
Gerência de TI + Tecnologia

Tecnologia da Informação e Comunicação

Antes de iniciar o artigo, quero dizer que o objetivo no decorrer desse trabalho é apresentar artigos relacionados aos seguintes temas: Colaboração Virtual (Sistemas Colaborativos) e Gestão do Conhecimento. Para tanto, serão expostos textos com as definições, conceitos, aplicações e as tecnologias disponíveis que abrangem esses dois conceitos. Bem, agora vamos iniciar o trabalho com uma contextualização dos Sistemas Colaborativos, a Gestão do Conhecimento e o papel da comunicação neste panorama.

Sistemas Colaborativos e Gestão
do Conhecimento

A necessidade de comunicação é algo
que está presente na vida do ser humano desde os tempos
mais remotos. Trocar informações, registrar fatos,
expressar idéias e emoções são
fatores que contribuíram para a evolução
das formas de se comunicar.

Com o passar do tempo, o homem foi aperfeiçoando cada vez mais sua capacidade de se relacionar e conforme as necessidades foram surgindo, ele foi se adaptando a elas e com isso a comunicação foi evoluindo.

A comunicação promove grandes avanços. Graças à troca de mensagens e conseqüentemente a troca de experiência, grandes descobertas foram feitas. O que seria da história humana se não fossem os desenhos nas cavernas, os hieróglifos egípcios e o enorme acervo de informações que nos foi deixado através da escrita? Todos esses exemplos são formas de deixar mensagens, ou seja, passar adiante um conhecimento, uma experiência, um fato ou uma descoberta.

Mas, seria a transmissão de informações a primeira função da comunicação? Decerto que sim, mas em um nível mais fundamental o ato de comunicação define a situação que vai dar sentido às mensagens trocadas. A circulação de informações é, muitas vezes, apenas um pretexto para a confirmação recíproca do estado de uma relação entre seres humanos (Lévy, 1999).
Falar sobre comunicação é algo extremamente complexo, uma vez que existem várias formas de comunicação. O objetivo aqui, é mostrar o quanto a informação, a troca de mensagens e o relacionamento humano são importantes para a evolução de novos conceitos, como por exemplo, o trabalho colaborativo (trabalho em equipe), a gestão do conhecimento, o ensino a distância (e-learning) que promovem uma maior democracia nos relacionamentos entre as pessoas e a diminuição do espaço físico/temporal.

Quando pensamos em um ambiente corporativo, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente, pois uma corporação tem por característica básica um grupo de pessoas percorrendo objetivos em comum. E sabemos que uma pré-condição para atingirmos objetivos em comum é que todas as pessoas envolvidas estejam sintonizadas com os mesmos objetivos e este tipo de sintonia só pode ser estabelecido através de uma comunicação objetiva, clara e eficiente.

Em uma corporação, atingir este nível de comunicação é muito complexo, pois existem barreiras culturais, sociais, tecnológicas, geográficas, temporais, dentre outras, que dificultam as pessoas se comunicarem, portanto um dos maiores desafios de uma corporação é transpor estas barreiras.

Outro ponto importante que deve ser levado em conta, no âmbito corporativo é o trabalho em equipe, a troca de informação em tempo real, o sincronismo de tarefas e todo um controle do fluxo de trabalho que envolve todos os membros dessa equipe.

Atualmente, os sistemas de informação e as redes de computadores têm desempenhado um importantíssimo papel na comunicação corporativa, pois é através dessas ferramentas que a comunicação flui sem barreira. Segundo Lévy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada.

A evolução da tecnologia da informação tem sido gigantesca, vários sistemas corporativos foram criados, como, por exemplo, o e-mail, a agenda de grupo online, etc. Ainda neste contexto, pode-se considerar a descoberta da Internet como um grande marco e um dos avanços mais significativos, pois através dela vários outros sistemas de comunicação foram criados.

Hoje existem várias tecnologias que viabilizam a comunicação, porém, o que vai agregar maior peso a essas tecnologias é a integração, a colaboração de cada uma delas. Dentro desse cenário, é importante frisar uma interessante observação feita por Lévy (1999):

Atualmente, a maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas”.

Atualmente, estudos sistemáticos dos comportamentos econômicos nesta transição de século e de milênio vêm atribuindo um importante fator ao cenário econômico, tão impregnado pelos fatores da Era Industrial (bens de consumo durável, maquinário, trabalho mecânico e em série, produtos, etc.) e esse fator é o conhecimento – a dimensão crítica de sustentação de vantagens competitivas.

Nesta nova economia, as capacidades de inovação, de diferenciação, de criação, de valor agregado e de adaptação à mudança são determinadas pela forma como velhos e novos conhecimentos integram cadeias/redes de valor, como processos e produtos recorrem a conhecimento útil e crítico, bem como pela aptidão demonstrada pelas empresas, governos (organizações, em geral) e pessoal para aprender constantemente (Silva, 2003).

Vivemos na Era da Informação e do Conhecimento, um mundo novo, onde trabalho físico é feito pelas máquinas, cabendo ao homem a tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias. A era da informação há algumas décadas vem sendo superada pela onda do conhecimento. Como o aumento da quantidade de informação disponibilizada pelos meios informatizados vem crescendo exponencialmente, agora, a questão está centrada em como gerir este mundo de informações e retirar dele o subsídio para a tomada de decisão.

Desenvolver competências e habilidades na busca, tratamento e armazenamento da informação transformam-se num diferencial competitivo dos indivíduos nas corporações.

Não basta ter uma grande quantidade de informação, é necessário que essa informação seja tratada, analisada e armazenada de uma forma que todas as pessoas envolvidas tenham acesso sem restrição de tempo e localização geográfica e que essa informação agregue valor às tomadas de decisão. É extremamente importante que haja um ambiente de trabalho integrado, onde os processos fluam e sejam administrados de forma transparente, que as tarefas e atividades a serem desenvolvidas pelas equipes tenham uma gestão centralizada, porém compartilhada.

Que o desenvolvimento de um determinado projeto seja organizado e disponibilizado para uma posterior consulta e fonte de pesquisa para projetos futuros, ou seja, é necessário criar um meio que resgate a memória e o bem maior de qualquer organização, que é o conhecimento gerado pelas pessoas que fazem parte dessa organização. É preciso ter um ambiente colaborativo, e posteriormente uma gestão do conhecimento que flui nesse ambiente de colaboração.

A Tecnologia da Informação (TI) tem um papel significativo na criação desse ambiente colaborativo e posteriormente a uma Gestão do Conhecimento. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia da informação desempenha seu papel apenas promovendo a infra-estrutura, pois o trabalho colaborativo e a gestão do conhecimento envolvem também aspectos humanos, culturais e de gestão (Silva, 2003).

Os avanços da tecnologia da informação têm contribuído para projetar a civilização em direção a uma sociedade do conhecimento. A análise da evolução da tecnologia da informação de acordo com Silva (2003) é da seguinte maneira:

Por 50 anos, a TI tem se concentrado em dados – coleta, armazenamento, transmissão, apresentação – e focalizado apenas o T da TI. As novas revoluções da informação focalizam o I, ao questionar o significado e a finalidade da informação. Isto está conduzindo rapidamente à redefinição das tarefas a serem executadas com o auxilio da informação, e com ela, à redefinição das instituições que as executam”.

Hoje, o foco da Tecnologia da Informação mudou, tanto que o termo TI passou a ser utilizado como TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. E dentro desse universo, novas idéias como colaboração e Gestão do Conhecimento poderão ser edificadas, porém, mais uma vez é importante enfatizar que nenhuma infra-estrutura por si só promoverá a colaboração entre as pessoas, essa atitude faz parte de uma cultura que deverá ser disseminada por toda a organização, é necessário uma grande mudança de paradigma.

BIBLIOGRFIA

LEVY, Pierre. As
Tecnologias da Inteligência
. Rio
de Janeiro: Editora
34
, 1993.
SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003.

Carla Oliveira

Aluna especial do mestrado em Ciências Humanas e Sociais, da UFABC, cursando a matéria Propriedade intelectual, criatividade e políticas de inovação. Pós-graduada, em MBA com Excelência em Gestão de Projetos e Processos, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2012). Formada em Ciência da Computação, pela FASP (2006) e Tecnóloga em Automação de Escritórios, pela Fatec-SP (2000). Trabalha atualmente na CAS Tecnologia, como Analista de Sistema, atuando como interface entre o cliente final e a área técnica efetuando o levantamento de requisitos, análise, elaboração da especificação funcional, casos de uso, diagrama de atividades, protótipos e desenho de fluxos de processos. Possui experiência na especificação funcional de projetos que incluem soluções de comunicação, dados, gerenciamento de operações, integração de software e interfaces. DESTAQUE: Participação em projetos de desenvolvimento de sistema para concessionárias de energia elétrica, desde distribuição e geração, envolvendo Energia Eólica e Energia Solar. Na CAS, trabalhou também como Analista de Qualidade, elaborando e executando planos de testes utilizando a estratégia de teste de caixa preta, com prioridade para as categorias funcionais, de desempenho, confiabilidade, usabilidade e segurança. Elaboração e execução de testes de regressão. Experiência na implantação e na homologação em ambiente de qualidade (Windows, Linux e AIX) de Sistemas Web utilizando Servidor Web Tomcat e Banco de Dados Oracle.

Email
Comente também

28 Comentários

Muito bom!
Essa mudança de paradigma que é o difícil, pelo menos nos próximos 10 anos.

    Carla Oliveira

    Sim Paulo, a mudança de paradigma é o ponto mais complicado, principalmente quando já existe uma cultura antiga muito enraizada, seja na nossa vida pessoal seja no ambiente corporativo.

estou lecionando tec. da comunicação e informação na Faculdade UNIFIA e usarei parte do seu artigo para exemplificar a o tema.
Obrigado.
att.
émerson

    Carla Oliveira

    Ok, Emerson pode usar o meu artigo. Fico super contente por ele está sendo útil pra você. É justamente esse meu objetivo quando escrevo, quero compartilhar meu conhecimento.

    Abração

Gustavo Brito

Cara Carla Oliveira
Sou estudante de Administração,tenho uma pergunta para você!!
Isso se vc puder me responder é lógico..
Como a informática tem contribuído na administração de empresas?
eu preciso de uma resposta rica em argumentos.
Se der pode me enviar por email
gustavohenrique23years@hotmail.com
Desde já lhe agradeço,muito obrigado!
Abração

    Carla Oliveira

    Ok Gustavo. Te enviei a minha opinião por e-mail conforme solicitado.

ok gostei das suas ideias

Boa Noite Carla.
Verfiquei que seu trabalho vem de encontro com a necessidade de melhoria na empresa em que trabalho. Poderia informar a base utilizada para delinear suas ideias?

    Carla Oliveira

    Olá Emersom, utilizei como base várias bibliografias que li para fazer o meu trabalho de conclusão de curso. Me passe teu email que enviarei a bibliografia e o meu trabalho de conclusão de curso. Nele vc encontrará mais informações e um estudo de caso referente a implantação de Sistemas Colaborativo que fizemos com o Hospital do Câncer.

Oi galéra gostei dos comentários , e do texto acima mencionado , tenho exercicio para resolver , isso me ajuda muito obriga , desejo receber varias informações relacionado a tecnologia da informação, obrigado , abraços a todos .

    Carla Oliveira

    Muito obrigada pelo comentário Dercidio, estou escrevendo mais artigos sobre esse tema. Os mesmos já foram enviados para a a Redação do Imasters.

    Abraço,
    Carla

Oi Carla,
Sou estudante de administração e gostei muito do seu artigo, vai me ajudar bastante em um trabalho que estou fazendo sobre. Se vc puder me envie o referencial teorico e tbm seu trabalho de TCC.

Att
Gina

Joao

Ola carla., estou precisando de uma ajuda sua.
Preciso responder uma questao muito importante na minha faculdade;
Voce saberia me informar um exemplo fato/recente, onde a transmissao / comunicaçao rapida foi o inicio para uma grande manifestaçao?
Em caso positivo,o que foi e aonde?
Si puder envie a resposta para meu e-mail.
gil_bda@hotmail.com
Muito obrigado.

neuciane

olá! eu gostaria de saber sobrea tecnologia de comunicaçaõ como eu devo falar sobre acomunicaçaõ voce pode mim ajudar?

yhorrane

hoje em dia as coisas estão fa

cil

JR

Prezada Carla,

Trabalho em uma Assessoria de TIC, encontro algumas dificulades para explicar o fundamento para alguns colaboradores, achei seu texto fantastico, tem um embasamento muito forte e com uma base bastante consolidada, gostaria apenas de parabenilizá-la.

jean

me de seu emal carla?

preciso de ajuda!

Erandir Mendes

Olá Carla Oliveira,
Sou formado em Administração mas sempre atuei na área de TI(Automação Comercial de PMEs). Estou concluindo uma especialização em TI e preciso fazer minha nonografia. Gostaria de trabalhar um tema que integrasse essas duas áreas, visto que ambas estão sempre bem interligadas. Pensei em algo como:
Tecnologia, Inovacao e Conhecimento na Administração de Empresas.
Ou alguma coisa nesse sentido mas explorando também algo mais atual como cloud, enfim, um título mais chamativo. Gostaria muito que me desse ulguma dica e se possível me enviasse seu trabalho de curso e algum material que possa me auxiliar.
Parabéns pelo seu artigo, excelente material.
Antecipadamente, agradeço.

Simone Garcia

Olá, Carla.
Sou professora lingua portuguesa e irei prestar um concurso no qual um dos conteúdos da prova será as TICs no contexto escolar. Gostaria de receber algumas informações sobre estas tecnologias,que sejam esclarecedoras do ponto de vista do uso das mesmas nas escolas como ferramenta de aprendizagem. Obrigada!

gizela

estou fazendo um trabalho de fai e presisava muito deste documentario agradeco e continui mais veses o documentario estava uma maravilha continue assim parabens

filomeno

Gostei do teu comentario estais de parabens

Célia Cavalheiro

Boa tarde Carla,
Gostei do seu texto e achei um tema muito oportuno. Se você me passar mais referências pra ler e me aperfeiçoar em relação as tecnologias de informação e comunicação. Irei tentar aplicar na área da educação. Grata. Célia
ccavalheiro2010@gmail.com

catisia

olá Carla,

Gostei de saber que seu artigo 4412, foi uma das questões da prova de concurso da UFBA, onde muitos candidatos passaram a ler com mais frequencia, além de ser enriquecedor, mostra um conhecimento atrelado nos dias atuais da competitividade em relação ao mundo da TI.
ABRAÇOS!!!!!!!!

Miguel Muendo George

ola, sou miguel George gostaria que me fornecessem informação sobre TIC, esto a fazer um trabalho de FAI e gostaria que me ajudassem nesta sentido.

Juliana

Olá Carla Oliveira

Tem como vc me falar como a tecnologia da informação tem contribuido nas empresas, estou escrevendo mnha mono, e nela falo sobre agilidade no sistema de um orgão publico, queria saber qual livro eu irei achar sobre a evolução da tecnologia, desde já agradeço.

Ana Patrícia

Olá,Carla Oliveira
Estou realizando um TCC, sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação escolar, gostaria que se pudesse me enviar algumas informações a respeito do tema para, anapaty3340@hotmail.com.
Desde já agradeço
E muito obrigada

Qual a sua opinião?