Seções iMasters
Banco de Dados

DatabaseCast #24: Modelagem

Olá, pessoal! Neste 24º episódio do DabataseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani (@pichiliani), Wagner Crivelini (@wcrivelini), Ricardo Rezende (@ricarezende) e Carlos Matsuki (cmatsuki@gmail.com) começam a compreender o mundo e falam sobre modelagem de banco de dados.

Saiba quem cutuca quem, como utilizar cartões perfurados para programar, o que são as três formas normais e como inconsistências, redundâncias e anomalias podem estragar o seu banco de dados. Ah, e claro, fuja do para raio!

Promoção: ouça na leitura de e-mails do episódio como concorrer a camisetas do Firefox e da fundação Mozilla.

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast e curtindo a nossa página no Facebook. O DatabaseCast pode ser acompanhado no iMasters e também:

  • ALTA QUALIDADE MP3 (96 Kbps) [01:13:37] -   70 MB -  Download
  • ALTA QUALIDADE COMPACTADO (ZIP)  70 MB -  Download

Clique aqui para obter o endereço do feed RSS e assinar no Databasecast 

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos emails, comentários e tweets do episódio anterior:

Links comentados no episódio:

Episódios do DatabaseCast citados: NoSQL, OLAP e História do MySQL

DatabaseCast

é o primeiro podcast brasileiro sobre banco de dados. Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini falam sobre banco de dados, programação, administração, dados, carreira, mercado, SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, NoSQL, DB2, Informix, Sybase e diversos outros assuntos da área de tecnologia voltados para o desenvolvimento de aplicações. Mauro Pichiliani é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre e Doutorando pelo ITA, e MCP, MCDBA e MCTS. Trabalha há mais de 10 anos utilizando diversos bancos de dados, como o SQL Server, Oracle e MySQL. Wagner Crivelini é DBA de SQL Server & DB2. É profissional certificado IBM IT Specialist Level 2 - Expert, autor convidado das comunidades SQL Server Central, iMasters, SQL MAGAZINE e IBM DEVELOPERWORKS. Acompanhe no twitter @databasecast.

Email
Comente também

30 Comentários

André Marcondes Teixeira

Excelente PodCast. Só uma dica: Façam os links abrirem em novas abas. Cliquei em um deles e parou a reprodução no meio. Abraço.

    Wagner Crivelini

    valeu a dica, andré

    Samuel Gomes

    botao direito, nova aba

    Jackson Pires

    Para abrir em uma nova aba eu sempre uso o CTRL+Clique ou Clicar com o botão do scroll do mouse no link… isso mesmo, ele tbm é um botão! :)

away – ct

mtoooo bacana esse episodio sobre modelagem, poderiam falar sobre as operações de banco de dados (junção, união, produto, projeção… poderiam explicar a divisão q é meio xarope de entender).

Tasso Gomes

Excelente PodCast!

Elton Freitas

Parabéns pessoal,
esse DatabaseCast é muito bom, me lembrei perfeitamente das minhas aulas na faculdade, no meu caso, meu professor se preocupou bem com essas fases de modelagem Conceitual, modelagem Lógica e modelagem Física.
Continuem sempre assim, com essa riqueza de conteúdo nos podcasts.

Benjamim Marcos de Castro Junior

E a modelagem para bancos NoSql, pois pelo que eu vi, existe a possibilidade de ter qualquer campo para os registros , tendo o campo indentificador, os demais campos não importam muito, isso não quebra um pouco a modelagem? Eu não sei muito sobre bancos NoSql, mas pelo o que eu vi sobre o DynamoDB da AWS ( http://aws.amazon.com/pt/dynamodb/ ), no exemplo dado por eles, eu tendo o ID para cada linha, os demais campos não importam para o banco, sendo assim eu teria que controlar tudo via sistema mesmo né, constraints, foreign key,… mesmo pq eles são bancos não relacionais.
Ainda penso muito relacional… mas curti o DatabaseCast #3 – Not Only SQL, e ainda tenho muitas dúvidas…

Parabéns por mais este ótimo PodCast, eu escuto e compartilho todos!

Adriano Alves

Wagner o Demolidor da Modelagem tem dedo seu nesse assunto rsrs,vide os seus artigos.
Muito bom sensacional Modelagem—>DDL .
Valeu amigos ,continuem com a evangelização.,porque a profissão é nobre e o dificil é explicar.

Jeane Pâmela

Olá!
Como o Wagner disse que as mulheres são minoria nos comentários, fiquei com vontade de participar. Escuto o DataBaseCast desde o início, no carro indo para o trabalho, no celular… Aprendo muito com a experiência de vocês e lendo os artigos no Imasters. Adorei o último PodCast e a forma como vocês explicaram as Formas Normais. Como já estamos “treinados” a fazer a modelagem na 3ª FN, os conceitos realmente ficam complicados de entender e como o Mauro ressaltou, cai muito em provas de concursos. Achei que faltou falar sobre as Ferramentas Case de Modelagem, acredito que a maioria dos DBA’s utilizam algum tipo de ferramenta para auxiliar na modelagem dos Bancos de Dados.
Gostaria de parabenizá-los, adoro o PodCast. Abraço!

    Wagner Crivelini

    Jeane, benvinda!
    Como assim vc ouve a gente desde o começo e nunca apareceu? Mulher q não dá palpite é lenda urbana, po (desculpa a piadinha, não resisti)
    Sobre o episódio atual, a ideia era falar um pouco da sobre o processo de modelagem, misturando um pouca da teoria e da prática no assunto.
    Vamos incluir a sugestão de fazermos um episódio sobre ferramentas para ajudarem na criação/implementação do modelo.
    Valeu

Adriano Alves

Terminei de ouvir o podcast ,a forma como abordaram as formas normais foi bem interessante,só achei que faltou falarem de alguma ferramenta de modelagem especifica como Sybase Powerdesigner para ilustrar,mas no todo ficou bom.
Valeu,abraço!

Mateus

Muito bom, acesso o imasters dessde 2009, resolvi acompanhar a comunidade agora de verdade.

Aqui está um futuro developer :)

Este com certeza é a melhor comunidade de tecnologia do Brasil.

Eu apoio !

Samuel Gomes

Achei muito bom esse podcast. Eu sou programador, e não costumava documentar, nem fazer diagramas para organizar o sistema. Com um tempo programando, percebi o quanto é importante você documentar, e modelar seu sistema.

Até estou lendo 2 livros de uml para ficar craque em modelagem de sistemas

Muito bom o podcast. Parabens

Wagner Crivelini

OI GALERA QUE NOS ACOMPANHA

TA ROLANDO A PROMOÇÃO PARA CONCORRER A UMA CAMISETA DO FIREFOX

BASTA NOS MANDAR POR EMAIL UMA CARICATURA DA DUPLA DO DATABASECAST: MAURO E EU.

O MELHOR DESENHO GANHA!

PARTICIPEM

SÓ NÃO VALE DESENHAR A GENTE COMO DUPLA SERTANEJA, PORQUE AÍ EU CERTAMENTE VOU VOTAR CONTRA KKKKKKKKKKKK

VALEU

Jackson Pires

Fala pessoal! Passando aqui só pra agradecer o tempo que vcs dedicam ao databaseCast! Isso tem feito as minhas viagens sempre muito produtivas, pois escuto sempre que viajo. O mínimo que posso fazer é agradecer o conhecimento compartilhado por todos vcs. Um forte abraço!

Paulo Afonso – BA

Lucas

aewww vocês voltaram!! \ o / fiquei um tempo vendo as atualizações mas não encontrava nada. Fiquei preocupado, pensei q vocês não fossem voltar mais!! =’/

Bom… vamos ao podCast!!

    Wagner Crivelini

    Oi Lucas,
    A gente tem conseguido publicar todo mês.
    Fica de olho q logo tem novidades no ar :)

    Abraço

michel@geminisistemas.com

Mauro e Wagner parabéns!!, muito bom este podcast, temos que dar uma importancia maior mesmo para a modelagem, é claro sem brigar com os caras da aplicação, mas uma mudança na estrutura tem que ser sempre muito bem avaliada para que não tenhamos problemas futuros.

Manuela Lira – Embarcadero do Brasil_ Database

Legal!! parabéns pela publicação.

Sadeck

Muito bom! Basicamente tudo que eu reforço para meus alunos. Eu tive régua de Fluxograma, mas na época nem sabia o que era kkkk

Qual a sua opinião?