Seções iMasters
Photoshop

Como criar um efeito de explosão

Neste artigo veremos como criar um efeito de explosão com raios usando brushes, filtros e adjustment layers. Vamos lá!

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento. Defina um tamanho qualquer com 72 dpi´s e o modo de cor em RGB; pressione Ok, depois pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter), ou pressione a letra G do teclado, para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha o brush indicado na foto abaixo:

02. Vá em Window> Brushes, clique em Shape Dynamics e defina os valores abaixo:

03. Clique em Scattering e defina os valores abaixo:

04. Clique em Other Dynamics, marque a opção Smoothing e defina os valores abaixo:

05. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background (sua cor de Foreground deve ser a branca) e aplique o brush no documento.

06. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo:

07. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo:

08. Pressione Ctrl+F duas vezes para reaplicar o filtro.

09. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, distorça o efeito como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.

10. Pressione Ctrl+J algumas vezes para duplicar a layer. Repita a operação até que sua imagem fique como a da foto abaixo:

11. Pressione Ctrl+E até mesclar todas as layers, pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e rotacione o efeito. Pressione Enter para finalizar a transformação e repita o procedimento algumas vezes, até que seu documento fique como o da foto abaixo:

12. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool e defina o valor da opacidade do brush em 50%. Depois, apague algumas partes do efeito como na foto abaixo:

13. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background (sua cor de Foreground deve ser a branca); pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha um brush de pontas suaves e tamanho grande. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer e aplique o brush em diversos pontos em tamanho e opacidades variadas (em layers separadas), como na foto abaixo:

14. Vá em Edit> Transform> Warp e distorça os pontos menores como na foto abaixo. Pressione Enter para finalizar a transformação e repita o procedimento em cada um dos pontos criados anteriormente.

15. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo. Pressione Ctrl+E para mesclar todas as layers com os brushes modificados.

16. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer algumas vezes.

17. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, aplique um brush ao redor dos raios criados e vá em Filter> Blur> Motion Blur para definir o mesmo valor usado anteriormente. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione o efeito em outros pontos variando sua opacidade e tamanho do efeito, como na foto abaixo:

18. Repita o procedimento até que sua imagem fique como a da foto abaixo:

19. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha o brush que modificamos no começo do tutorial e aplique ao redor dos raios criados.

20. Diminua o tamanho do brush e aplique algumas outras partículas na parte mais próxima do centro do efeito.

21. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer e aplique o brush na parte inferior do efeito.

22. Diminua o tamanho do brush e aplique alguns pontos de luz na parte inferior do efeito.

23. Vá em File> Place e adicione uma textura de terra na parte inferior. Deixe a layer abaixo de todas as outras layers, redimensione e posicione a imagem de acordo com seu documento; pressione Enter para finalizar a transformação.

24. Clique na layer que estiver no topo da paleta de layers, pressione Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as layers em uma nova layer, vá em Filter> Noise> Reduce Noise e defina os valores abaixo:

25. Agora vá em Layer> New Adjustment Layer> Selective Color e defina os valores abaixo:

26. Vá em Layer> New Adjustment Layer> Color Balance e defina os valores abaixo:

27. No final, a sua imagem ficará como a da foto abaixo:

***

Site de origem: http://www.webdesign.org/photoshop/special-effects/create-realistic-laser-beam-effect-inspired-by-battlefield-3-cover-art-in-photoshop.20798.html

Comente também

7 Comentários

jose oneivan silveira

Andre, tô começando agora com desing grafico, tô querendo mexer com impressão digital, manjo um pouco de COREL, mas fotoshop quase nada, o que vc me aconselha
e qual fotoshop devo iniciar. por exemplo CS5, se vc tiver ele em portugues tem como enviar, queria fazer uma apostila. grato.

fernando

Muito bom cara, conheça meus trabalhos

http://falcantara8.blogspot.com.br/

keke

aew man, depois que vc escolhe o brush e vai na opçõs de bruhs presets, colcar as opçõs dos brushs…. tipo Shape Dynamics, Scattering…. O MEU tem todos menos um, o
“Other Dynamics”. o meu PS cs5. andré sugai ou alguem aew podem me ajudar.
grato!

Pris

Gostei do tutorial, muito simples e direto. Parabéns!

luiz

Obrigado Amigo!!!

lizandra

vlw

Qual a sua opinião?