Como criar um efeito de explosão

André Sugai
em Photoshop

Neste artigo veremos como criar um efeito de explosão com raios usando brushes, filtros e adjustment layers. Vamos lá!

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento. Defina um tamanho qualquer com 72 dpi´s e o modo de cor em RGB; pressione Ok, depois pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter), ou pressione a letra G do teclado, para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha o brush indicado na foto abaixo:

02. Vá em Window> Brushes, clique em Shape Dynamics e defina os valores abaixo:

03. Clique em Scattering e defina os valores abaixo:

04. Clique em Other Dynamics, marque a opção Smoothing e defina os valores abaixo:

05. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background (sua cor de Foreground deve ser a branca) e aplique o brush no documento.

06. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo:

07. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo:

08. Pressione Ctrl+F duas vezes para reaplicar o filtro.

09. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, distorça o efeito como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.

10. Pressione Ctrl+J algumas vezes para duplicar a layer. Repita a operação até que sua imagem fique como a da foto abaixo:

11. Pressione Ctrl+E até mesclar todas as layers, pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e rotacione o efeito. Pressione Enter para finalizar a transformação e repita o procedimento algumas vezes, até que seu documento fique como o da foto abaixo:

12. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool e defina o valor da opacidade do brush em 50%. Depois, apague algumas partes do efeito como na foto abaixo:

13. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background (sua cor de Foreground deve ser a branca); pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha um brush de pontas suaves e tamanho grande. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer e aplique o brush em diversos pontos em tamanho e opacidades variadas (em layers separadas), como na foto abaixo:

14. Vá em Edit> Transform> Warp e distorça os pontos menores como na foto abaixo. Pressione Enter para finalizar a transformação e repita o procedimento em cada um dos pontos criados anteriormente.

15. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo. Pressione Ctrl+E para mesclar todas as layers com os brushes modificados.

16. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer algumas vezes.

17. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, aplique um brush ao redor dos raios criados e vá em Filter> Blur> Motion Blur para definir o mesmo valor usado anteriormente. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione o efeito em outros pontos variando sua opacidade e tamanho do efeito, como na foto abaixo:

18. Repita o procedimento até que sua imagem fique como a da foto abaixo:

19. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha o brush que modificamos no começo do tutorial e aplique ao redor dos raios criados.

20. Diminua o tamanho do brush e aplique algumas outras partículas na parte mais próxima do centro do efeito.

21. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer e aplique o brush na parte inferior do efeito.

22. Diminua o tamanho do brush e aplique alguns pontos de luz na parte inferior do efeito.

23. Vá em File> Place e adicione uma textura de terra na parte inferior. Deixe a layer abaixo de todas as outras layers, redimensione e posicione a imagem de acordo com seu documento; pressione Enter para finalizar a transformação.

24. Clique na layer que estiver no topo da paleta de layers, pressione Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as layers em uma nova layer, vá em Filter> Noise> Reduce Noise e defina os valores abaixo:

25. Agora vá em Layer> New Adjustment Layer> Selective Color e defina os valores abaixo:

26. Vá em Layer> New Adjustment Layer> Color Balance e defina os valores abaixo:

27. No final, a sua imagem ficará como a da foto abaixo:

***

Site de origem: http://www.webdesign.org/photoshop/special-effects/create-realistic-laser-beam-effect-inspired-by-battlefield-3-cover-art-in-photoshop.20798.html

André Sugai

é formado em Publicidade, Propaganda e Criação. Trabalha com Photoshop desde 2000 e é colaborador da revista Photoshop Creative. Editor do http://www.tutoriaisphotoshop.net http://www.tutoriaisphotoshop.net

Comentários

Para comentar no iMasters você precisa estar logado.

O iMasters possui mais de 13 mil textos publicados, em 13 anos já somos uma comunidade de mais 350 mil pessoas. Cadastre-se agora mesmo GRATUITAMENTE e tenha acesso a todo o mundo iMasters.

Já tenho conta Quero me cadastrar
  1. Andre, tô começando agora com desing grafico, tô querendo mexer com impressão digital, manjo um pouco de COREL, mas fotoshop quase nada, o que vc me aconselha
    e qual fotoshop devo iniciar. por exemplo CS5, se vc tiver ele em portugues tem como enviar, queria fazer uma apostila. grato.

  2. aew man, depois que vc escolhe o brush e vai na opçõs de bruhs presets, colcar as opçõs dos brushs…. tipo Shape Dynamics, Scattering…. O MEU tem todos menos um, o
    “Other Dynamics”. o meu PS cs5. andré sugai ou alguem aew podem me ajudar.
    grato!

Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: