Seções iMasters
Banco de Dados

DatabaseCast #21: virtualização de banco de dados

Olá, pessoal! Neste 21º episódio do DabataseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani (@pichiliani) e Wagner Crivelini (@wcrivelini) colocam os livros na estante e conversam com Manoel Veras (manoel@manoelveras.com.br) sobre virtualização de banco de dados. Descubra ouvindo este episódio o que é emulação, onde a virtualização pode ser aplicada, quem já foi enganado por uma máquina virtual, como fica a performance de aplicações e banco de dados em ambientes virtualizados. Veja também em que estado está a responsabilidade dos fornecedores de soluções na núvem e saiba a resposta para a pergunta: vale a pena ou não virtualizar o banco de dados?

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast e curtindo a nossa página no Facebook. O DatabaseCast pode ser acompanhado no iMasters e também:

Para obter o endereço do feed RSS e assinar no Databasecast clique aqui

Baixe este episódio (aproximadamente 72MB). Se preferir, baixe a versão compactada!

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos emails, comentários e tweets do episódio anterior:

Links Comentados no episódio:

Episódios anteriores do DatabaseCast:

Download

  • Clique aqui para fazer o download do arquivo zipado
DatabaseCast

é o primeiro podcast brasileiro sobre banco de dados. Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini falam sobre banco de dados, programação, administração, dados, carreira, mercado, SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, NoSQL, DB2, Informix, Sybase e diversos outros assuntos da área de tecnologia voltados para o desenvolvimento de aplicações. Mauro Pichiliani é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre e Doutorando pelo ITA, e MCP, MCDBA e MCTS. Trabalha há mais de 10 anos utilizando diversos bancos de dados, como o SQL Server, Oracle e MySQL. Wagner Crivelini é DBA de SQL Server & DB2. É profissional certificado IBM IT Specialist Level 2 - Expert, autor convidado das comunidades SQL Server Central, iMasters, SQL MAGAZINE e IBM DEVELOPERWORKS. Acompanhe no twitter @databasecast.

Email
Comente também

22 Comentários

Ronaldo Ramires

Links para download quebrado, 11:39 – 05/04.

Mauro Pichiliani

Ronaldo,

Estamos com alguns problemas no link direto. Por favor, faça o download pelo botão do plug-ing do soundcloud ou pegue o link diretamente do arquivo RSS.

Grato

    Ronaldo Ramires

    :), tranquilo, pensei que eu tivesse sido mais rápido do que o “up” do arquivo para os servidores…

Raphael Silva Souza

Acompanho o DatabaseCast desde o lançamento. Sou um grande fã seu, Mauro, e do Wagner. Queria dizer que já comprei o seu livro (um dia peço seu autógrafo), e que tanto você como o Wagner, bem como os posts do DatabaseCast me ajudaram a decidir fazer minha pós em Administração de Banco de Dados. Aguardo ansiosamente o lançamento de novos episódios.

Luiz Henrique Garetti Rosário

Boa Tarde Pessoal,
Igual ao Raphael Silva(Comentario de cima) tambem sou um grande fã do DatabaseCast e Principalmente de vcs mesmo Mauro e Wagner.
Até brinco que um dia quero ser Fera igual a vocês (rsrs).

Bom, queria dizer que mais uma vez o episodio 21 foi espetacular. E que tambem irei comprar o livro do Mauro. Já estou confirmado no Evento SQL Saturday #127 no Rio, e concerteza vou estar presente na sua palestra e se possivel queria seu autografo(rsrs).

Grande Abraço..

Ivan

Eu gosto muito quando vocês fazem podcast com conteúdo técnico sem medo, sem tratar, nós, os ouvintes como leigos incapazes nos dão a oportunidade de ouvir falar sobre coisas que ainda, talvez, não conhecemos e pesquisar a respeito. São episódios para recomendar, guardar e ouvir muitas vezes.
Eu acredito que quem chega a um podcast técnico não tem medo de aprender.
Parabéns.

    Ivan

    Só complementando que nada disso significa ser chato, pois vocês não são, e conseguem passar a informação de forma clara e interessante, talvez por que realmente gostam do que fazem e se divertem com isso, faz a diferença,
    não precisam ser engraçaralhos para mostra bom humor e simpatia.

Tasso Gomes

Maravilha! Sempre tive dúvidas sobre virtualização de banco de dados!

Italo

Gostei muito do podcast, senti que sai esclarecido sobre o assunto.
Sempre bom ouvir de quem entende. Hoje não esta dando para confiar em tudo que aparece na internet.

João Paulo

Legal, muito interessante esse assunto. Parabéns pelo podcast.

Bruno M. M. Tavares

Muito bom! Prof. Mauro e Wagner vocês estão de parabéns pelo excelente trabalho feito no DatabaseCast. O convidado que vocês trouxeram é bem gabaritado de um alto nível.

Tiago Calisto

Otimo programa Mauto e Wagner.
Obrigado por trazerem esse convidado de peso, o Dr. Veras que mostrou vasto conhecimento prático e técnico a respeito de virtualização de servidores e banco de dados.
Pessoalmente tentei no trabalho virtualizar o SQL Server 2008 para facilitar backup e recovery, porém mostrou-se problemático por causa da demora no acesso aos dados, existia sempre um delay que deixava alguns usuários impacientes quando se fazia uma emissão de um relatório grande, era tenso explicar as vezes o travamento. Senti na pele as limitações da virtualização de alguns serviços.
Obrigado e aguardamos novos Podcasts.
Forte abraço a todos.

    Tiago Calisto

    Como veras falou, o transtorno é evidente quando o banco esta brigando por recursos, vemos tudo rodar em slow motion. Desistimos de virtualizar o banco, e voltamos ao plano normal.

Tarcisio

Acredito que a versão para iTunes está com problemas.

Andreia

Interessante!

Veronica

Existe algum sentido do fornecedor do SGBD ter que homologar o virtualizador? Vejam abaixo a resposta da Oracle ao chamado do Metalink para tratar sobre a questão.

“We followed with the Development team and please review the update from the Development team as follows :
” No Database version is certified to run on any Linux guest under Hyper-V. ”

Hence, The installation of Oracle Database is not certified on Suse Linux Enterprise Server 11 on a soft partition over Hyper-V.
There is no Database certification on Linux under Hyper-V. “

Adão Gonçalves

Discussão de alto nível sobre virtualização! Sou DBA e estou desenvolvendo (já com servidores de teste virtualizados) projetos de virtualização de alguns servidores de bancos de dados SQL Server com Hyper-V. Por consequência estudei bastante essa tecnologia fantástica.
Aos colegas da área de banco de dados, sem dúvidas esse é um assunto que “vale a pena” estudar!

Qual a sua opinião?